Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

É possível fazer PIX no caixa eletrônico? Descubra!

Saiba se é possível fazer PIX pelo caixa eletrônico e veja outras curiosidades sobre este tipo de transferência. Confira!

Artigo escrito por Lívia Portela em 12 de Março de 2023

Que o PIX veio para facilitar as transferências bancárias para os brasileiros todo mundo já sabe. Mas muitas pessoas têm dúvidas se é possível fazer PIX no caixa eletrônico.

Talvez você mesmo já tenha se se interessado pelo assunto, afinal muitos perderam o hábito de fazer transferências comuns, onde é preciso saber agência, número da conta ou outros dados.

Então, para saber se é possível fazer um PIX no caixa eletrônico e outras curiosidades de educação financeira, confira o artigo que preparamos. Boa leitura!

É possível fazer PIX pelo caixa eletrônico?

Se você quer saber se é possível transferir PIX no caixa eletrônico, a resposta é não.

Atualmente, transações de PIX só podem ser feitas por meio do aplicativo do banco instalado em seu smartphone.

Caso precise realizar uma transferência pelo caixa eletrônico, você deve utilizar modalidades diferentes para a transação, tais como DOC e TED.

É possível fazer o saque do Pix no caixa eletrônico?

Sim, é possível fazer saque do PIX pelo caixa eletrônico.

Em 2021, o Banco Central lançou a modalidade de PIX saque, que permite que o usuário saque o dinheiro apenas pelo PIX. Nem mesmo é necessário utilizar o cartão do banco.

Para utilizar esse serviço, o usuário deverá se dirigir a um caixa eletrônico habilitado, gerar um QR Code no próprio caixa.

Para isso, é só clicar na opção “Saque sem cartão” ou “PIX Saque” na tela inicial do caixa eletrônico.

Em seguida, basta realizar a leitura com o seu celular. Na prática, é como se você fosse fazer uma transferência por leitura de QR Code comum, utilizando as opções da área PIX do seu app.

Após, confirmar o pagamento do PIX, o dinheiro será debitado de sua conta e liberado em forma de saque.

VEJA TAMBÉM: Pix demorando para cair na conta: o que fazer? || Com quantos anos pode ter Pix? Saiba qual a idade mínima!

O que é PIX?

PIX é um meio de pagamento instantâneo, desenvolvido pelo Banco Central do Brasil.

Com ele, é possível transferir valores de forma eletrônica para qualquer conta bancária em poucos segundos, diferente de outros tipos de transferência, que podem levar horas, ou mesmo dias, para serem concluídas.

Outra vantagem do PIX, é que ele é gratuito para pessoas físicas. Já para pessoas jurídicas, ele pode ser taxado, de acordo com as determinações do BC e das instituições financeiras.

Como criar um PIX

O processo para criar um PIX é simples. Se você já possui uma conta bancária, é provável que já utilize o internet banking em seu celular.

Se este não for o seu caso, basta baixar o aplicativo do seu banco na loja de apps do seu aparelho e fazer login com os seus dados.

Em alguns casos, por medida de segurança, será preciso ir até um caixa eletrônico ou agência para liberar plenamente as funções do app.

Cumprida essa etapa, chegou a hora de criar o seu PIX. Confira o passo a passo:

  1. Acesse a sua conta pelo aplicativo;
  2. No menu do app, vá para a “área Pix”, procure a opção ‘Minhas chaves', ‘Criar chave', ‘Cadastrar chave Pix' ou ‘Adicionar uma nova chave' na área Pix e clique;
  3. Escolha o tipo de chave Pix que deseja cadastrar;
  4. Por fim, clique em cadastrar.

Gostou desse conteúdo? Então, confira também:



Escrito por Lívia Portela Redatora Web

Lívia é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e, atualmente, estuda Marketing Digital na Universidade Estácio de Sá. Descobriu no Marketing uma paixão pela comunicação, onde exerce seu trabalho produzindo conteúdo sobre finanças pessoais, produtos e serviços financeiros utilizando as técnicas de SEO.

  • Estrategista de Marketing em formação;
  • Advogada.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.