Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
semestral

Como funciona o PIX parcelado? Veja quando é bom parcelar!

Parcelar o Pix é mais nova forma de pagamento disponível em alguns bancos. Entenda como funciona essa linha de crédito e quando vale a pena.

Artigo escrito por Jennifer Figueiredo em 07 de Março de 2023

Cerca de 71% da população brasileira utiliza o Pix, de acordo com o Banco Central, devido a sua praticidade e ausência de taxas à vista. Mas, como funciona o Pix parcelado? Entenda neste conteúdo!

Com o avanço do uso desse sistema de pagamentos entre pessoas físicas e empresas, já existem mais de 478 milhões de chaves Pix criados. Mas, desde seu lançamento em novembro de 2020, o BACEN tem lançado melhorias e expandindo as formas de uso do PIX.

Dessa forma, o Pix parcelado é uma dessas novidades disponíveis e que pode ser bom para você. Portanto, entenda o que é esse novo recurso e quando vale a pena parcelar o Pix!

VEJA TAMBÉM: Confira as Melhores Dicas de Educação Financeira!

O que é Pix parcelado?

O Pix parcelado é uma forma de pagamentos em que é possível parcelar um Pix, ou seja, o valor total da transação não sairá da conta do pagador naquele momento. Por outro lado, quem recebe o Pix terá o valor integral da transação, na hora.

Ou seja, o parcelamento do Pix funciona como uma linha de crédito com juros e pagamento dentro do prazo estipulado pela instituição. Mas, apesar de alguns bancos permitirem dividir o Pix, este método ainda não é oficializado pelo Banco Central do Brasil.

Até que a ideia de Pix parcelado surgisse e se popularizasse, algumas instituições permitiam usar parte do limite do cartão de crédito para fazer Pix.

O que é o Pix Garantido?

O Pix garantido é uma iniciativa oficial do BCB que ainda entrará em vigor, onde o usuário poderá agendar pagamentos em Pix independente de ter saldo disponível na conta bancária ou não. Desta forma, a transação tem garantia pela instituição financeira.

Neste sentido, o Pix como pagamento parcelado foi uma antecipação por parte dos bancos em disponibilizar essa linha de crédito aos seus clientes, enquanto a operação está sendo regulamentada pelo BACEN.

Pix parcelado: como funciona?

O Pix parcelado funciona de formas diferentes, porém semelhantes, em cada instituição. Por isso, ao parcelar um Pix o usuário passa pelos seguintes processos:

  1. Realize uma compra e escolha o Pix parcelado como forma de pagamento;
  2. Determine em quantas parcelas vai dividir o Pix e data de vencimento (caso seja um parcelamento de Pix no cartão, o vencimento é junto com sua fatura. Mas, se for parcelar de outra forma, a data limite para o pagamento pode mudar);
  3. A pessoa física ou empresa destinatária receberá o valor total do Pix na hora;
  4. Depois, você fica responsável por manter o saldo das parcelas disponível na conta, pois será descontado automaticamente na data prevista.

Vale lembrar que nem todas as instituições oferecem o Pix Parcelado. Portanto, verifique a disponibilidade do seu banco.

Contudo, se você tiver o cartão Santander, por exemplo, é possível fazer um PIX parcelado através de uma instituição de pagamento (como o PicPay), pois o Santander ainda não oferece essa função.

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

VEJA TAMBÉM: Como Cancelar um Pix?

Quem pode fazer parcelamento do Pix?

Atualmente, pode fazer um Pix parcelado pessoas correntistas de uma conta bancária. Afinal, é preciso ser cliente de uma instituição que vai garantir o pagamento das parcelas do Pix.

Além disso, é preciso ter mais de 18 anos, pois o Pix dividido funciona como uma contratação de crédito, portanto só é permitido à maiores de idade ou emancipados.

É importante entender que o parcelamento do Pix compromete uma parte da sua renda nos meses seguintes e requer organização financeira para quitar todas as parcelas dentro do prazo, lembrando que o débito do valor é feito de forma automática.

Portanto, caso não tenha o saldo disponível para efetivar o Pix como pagamento parcelado, você entrará automaticamente no Cheque Especial, onde será cobrados juros e encargos adicionais.

Vale a pena parcelar Pix?

As linhas de crédito como o Pix parcelado estão sujeita à juros e IOF, por isso deve-se verificar o Custo Efetivo Total da operação, antes de fazê-la.

Além disso, a operação também pode passar por uma análise de crédito, para estabelecer as condições de parcelamento do Pix.

Por um lado, o Pix parcelado pode valer a pena quando você não tem um cartão de crédito com limite e precisa dividir o valor da sua compra em parcelas.

Mas, caso você tenha outra alternativa de pagamentos com juros menores, sempre opte pela melhor opção para seu momento.

Dúvidas frequentes sobre o assunto

Qual banco faz Pix parcelado
Qual o limite do Pix parcelado?
Qual a data de vencimento do Pix parcelado?


Escrito por Jennifer Figueiredo Jornalista

Jornalista pela Universidade do Oeste Paulista, Analista de conteúdo e Redatora há 5 anos, apurando e escrevendo sobre educação, produtos e serviços financeiros.

  • Jornalista;
  • Analista de Conteúdo;
  • Redatora Web e SEO sobre produtos financeiros desde 2018.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.