Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
anual

Você sabe o que é patrimônio líquido? Descubra agora!

Se você deseja se tornar empresário é necessário entender o que é patrimônio líquido e o que ele representa no balanço de sua empresa.

Artigo escrito por Equipe Mobills em 03 de Outubro de 2023

Certamente você já ouviu falar em patrimônio líquido, mas você sabe o que isso significa? Tecnicamente falando, o patrimônio líquido (PL) é o resultado da diferença entre o ativo e o passivo de uma empresa.

Para que você consiga entender o que é o PL, criamos este artigo explicando de maneira simples e direta o que corresponde isso dentro da empresa. Confira!

VEJA TAMBÉM: Educação financeira: dicas práticas + materiais gratuitos

Entenda o que é o patrimônio líquido

O patrimônio líquido é a riqueza de uma companhia, o que é dado aos seus acionistas. Sendo assim, é um indicador contábil que simboliza a diferença entre passivo e ativo da empresa.

O patrimônio líquido é composto pelo o quê?

De acordo com a Lei 6404/76, existem diversas contas que compõem o patrimônio líquido.
Listamos abaixo as principais delas. Confira!

Ações em tesouraria

Quando uma empresa compra suas próprias ações está está investindo as Ações em Tesouraria. Elas ficam disponíveis na conta do grupo Patrimônio Líquido do balanço patrimonial.

Isso ocorre normalmente, quando uma empresa visualiza que suas ações estão abaixo do seu valor real.

Capital social

O capital social é um valor investido por cada participante da empresa, podendo ser uma quantia em dinheiro ou até mesmo um imóvel, deve constar no capital social da companhia.

Para que se compreenda melhor, a análise deve ser feita em três partes:

  • financeira;
  • social;
  • limitação de responsabilidade.

Financeira: Quando uma ou um grupo de indivíduos possuem como objetivo a abertura de uma empresa, o valor considerado como capital social é a quantia que mantém a companhia aberta enquanto não gera lucro.

Pode ser dividido em bens financeiros, imateriais ou materiais.

Social: partindo desta quantia investida por cada integrante, são estabelecidas porcentagem de participação de cada agente na empresa, poder de ação de cada integrante e a responsabilidade de cada.

Limitação de responsabilidade: se a empresa contrair dívidas, o valor aportado por cada integrante da razão social, são definidas a partir da participação e do limite de responsabilidade de cada.

Reservas de Lucros e de Capital

Outra forma de patrimônio líquido são as reservas de lucro e de capital, deste modo, fundos específicos são guardados com propósito voltados à empresa.

Patrimônio Líquido Negativo

Considerado como dívidas que superam todos os ativos da empresa. Pode se dizer que se o patrimônio líquido estiver negativo, significa que a empresa possui um passivo que tira todo o seu ativo.

Essa situação pode causar, assim, solicitações de recuperação judicial, que seria uma renegociação com os credores e sob um olhar judicial.

Como é possível calcular o patrimônio líquido?

Para que calcular o património líquido de uma empresa, basta diminuir os ativos dos passivos.

E para encontrar essa informações, é preciso consultar o balanço patrimonial da empresa, que é o documento onde elas deverão estar registradas.

Qual a diferença entre patrimônio líquido e patrimônio?

O patrimônio de uma empresa é composto pela soma de todos os seus bens, direitos e obrigações, enquanto o patrimônio líquido, representa os bens e direitos, subtraídos das obrigações.

Ou seja, o patrimônio é o total do que a empresa possui, sejam ativos ou passivos, e o PL são os ativos menos os passivos.

Esse conceito também pode ser expresso pela seguinte fórmula: PL = Ativos – Passivos

CONTINUE LENDO


Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.