Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
semestral

O número do NIS é o mesmo do PIS? Confira!

Muitos brasileiros têm dúvidas se há diferença entre os números do PIS e NIS, por possuírem funcionalidades parecidas. Para tirar essa dúvida, basta ler o artigo.

Artigo escrito por Isabela Matsura em 05 de Junho de 2023

Quando pensamos em NIS e PIS, é bastante comum termos dúvidas, inclusive, se eles têm o mesmo número ou não. Afinal, seus conceitos são bem parecidos.

Ambos cadastros são importantes para trabalhadores com vínculo empregatício, ou seja, que têm a carteira assinada. Sendo assim, leia o conteúdo a seguir e saiba se os dígitos são os mesmos!

VEJA TAMBÉM: Saiba consultar o PIS pelo CPF

O que é o NIS?

O NIS é o Número de Identificação Social, que se vincula a todos os cidadãos que recebem, ou não, benefícios sociais do Governo Federal e trabalhadores registrados na CTPS.

O número do NIS é atribuído pela Caixa Econômica Federal, que determina uma sequência de 11 dígitos. Por meio dele, trabalhadores recebem seus direitos trabalhistas e previdenciário assegurados.

Precisam do NIS, por exemplo, os benefícios: Licença-Maternidade, 13º salário, Abono Salarial, Seguro-Desemprego, FGTS, entre outros.

Assim, devem se cadastrar no NIS:

  • O trabalhador vinculado à empresa privada, cooperativa ou empregador pessoa física;
  • Os beneficiários de Programas Sociais;
  • O diretor não-empregado quando optante pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
  • Os beneficiários de Políticas Públicas (cadastrados pela SRTE, MS e MEC).

O NIS é gerado a partir do cadastro dos cidadãos nos bancos de dados do Sistema Nacional e Informações Sociais (CNIS). Ou, a partir do 1º registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

É possível encontrar seu número do NIS na Carteira de Trabalho, no app Carteira de Trabalho Digital, e também na parte frontal do Cartão Cidadão da Caixa.

O que é o PIS?

O PIS é o Programa de Integração Social, um dos programas mais antigos do Brasil e destinado a empregados da iniciativa privada e que trabalham de carteira assinada.

O cadastro do PIS é feito logo no primeiro emprego do indivíduo, mediante vínculo empregatício na CTPS. Dessa forma, todo trabalhador registrado precisa, obrigatoriamente, ter o cadastro do PIS ativo.

O PIS serve para identificar o trabalhador. Mas, não são todos que têm direito ao PIS e de sacar o valor que está em conta. Para isso, é preciso:

  • Ter a carteira assinada por pelo menos 5 anos;
  • Receber até dois salários mínimos;
  • Ter os seus dados devidamente atualizados com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);
  • Ter trabalhado com a carteira assinada obrigatoriamente no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base que está sendo pago;

Através dele, as empresas privadas depositam mensalmente uma contribuição para o fundo ligado aos seus funcionários. No entanto, apesar de se chamar “contribuição”, ela é obrigatória.

O dinheiro arrecadado vai para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), que é responsável por pagar alguns benefícios, como o Seguro-Desemprego e abono salarial.

Ou seja, são contribuições que as empresas recolhem, que se transformam em benefícios sociais e direitos trabalhistas ao trabalhador que tem carteira assinada.

É possível encontrar seu número do PIS pelo portal INSS, CTPS Digital, app Caixa Trabalhador, app FGTS, pelo site do CNIS e por telefone.

Caso possa sacar o dinheiro, pode realizar o procedimento em agências, caixas eletrônicos, e loterias da Caixa Econômica Federal, ou transferir o valor para um conta corrente pelo app Meu FGTS.

Afinal, os números do NIS e PIS são os mesmos?

Sim, os números do NIS e do PIS são exatamente os mesmos! Entretanto, eles são gerados em duas bases de dados diferentes.

O NIS surge a partir do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que reúne os dados de quem recebe auxílios do governo. Já o PIS, é logo que o empregado tem a carteira assinada pela primeira vez.

Ou seja, o NIS é uma identificação de usuários que tenham ou podem receber benefícios sociais. Mas, no momento que passa a ter um vínculo empregatício, o NIS torna-se um PIS.

Desse modo, é possível concluir que um PIS é um NIS com dados de vínculo empregatício, por isso seus números são os mesmos e não há diferença entre eles na prática.

CONTINUE LENDO


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.