Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
cartao
isca
Não
semestral

Cartão Cidadão: O que é e quem tem direito? Confira!

O Cartão Cidadão é um cartão oferecido pela Caixa Econômica Federal e o Governo Federal, para ajudar pessoas que recebem benefícios trabalhistas e sociais.

Artigo escrito por Isabela Matsura em 13 de Outubro de 2022

O Cartão Cidadão é um produto oferecido pela Caixa Federal Econômica. O cartão é para quem possui benefícios trabalhistas e/ou sociais disponíveis para saque, mas não têm conta na Caixa.

Dessa maneira, os beneficiários podem sacar, por exemplo, o abono salarial, seguro-desempregoAuxílio Brasil, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e PIS, de forma simples e acessível.

Continue lendo o conteúdo a seguir e confira mais informações sobre esse cartão para tirar todas as suas dúvidas!

VEJA TAMBÉM: Aprenda a consultar o extrato do FGTS a qualquer momento! || Conheça os números de telefone da Caixa Econômica Federal

O que é o Cartão Cidadão?

Esse cartão resulta de uma parceria entre a Caixa Econômica Federal e o Governo Federal, para facilitar o acesso aos benefícios sociais e trabalhistas de modo mais simples.

Assim, mesmo quem não tem conta corrente ou poupança na Caixa, pode sacar os benefícios em todos os canais de pagamentos que a instituição autoriza, como as agências Caixa e casas lotéricas.

Para isso, é preciso apenas cadastrar a senha do Cartão Cidadão.

Para que serve o Cartão Cidadão?

Como dito, o principal objetivo do Cartão Cidadão é facilitar o recebimento dos benefícios trabalhistas e sociais, mas, não é o único. Além disso, o cartão também permite que o beneficiário:

  • Consulte suas contas do FGTS;
  • Descubra se terá ou não direito a receber abono salarial relativo a um determinado período;
  • Tenha informações sobre as parcelas do seguro-desemprego;
  • Se vai receber os rendimentos do PIS, entre outras funcionalidades.

Ademais, vale destacar que após o cadastro o titular do cartão pode fazer várias consultas, com ou sem o cartão em mãos, pelo site da Caixa Econômica Federal.

Quem tem direito ao Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão está disponível para todas as pessoas que tenham um vínculo com o FGTS (trabalhador com CLT), ou que sejam identificados no PIS como beneficiários de rendimentos ou abono salarial.

Ou seja, para quem recebe algum benefício. Incluindo, pagamentos de programas de transferência de renda, como o Auxílio Brasil e o Auxílio Emergencial, pago durante a pandemia do Covid-19.

Entretanto, se o beneficiário possuir conta corrente ou poupança na Caixa, ele não precisa pedir esse cartão. Isso porque o benefício será creditado diretamente na conta em que é titular.

Sendo assim, o esse cartão é para apenas as pessoas que realmente precisam dele para sacar o valor referente aos benefícios sociais ou trabalhistas que recebem.

Como pedir o Cartão Cidadão

Por enquanto, não é possível solicitar o Cartão Cidadão pela internet. No entanto, existem duas maneiras de fazer o cartão: pessoalmente, e por telefone. Confira como são os procedimentos.

Como fazer o Cartão Cidadão pessoalmente

Para fazer o Cartão Cidadão pessoalmente, basta ir até a agência da Caixa Econômica Federal mais próxima da sua residência e fazer o pedido. Mas, é preciso apresentar alguns documentos:

  • Identidade atualizada, tanto brasileira quanto estrangeira;
  • CNH (modelo físico com foto ou digital, se houver);
  • CTPS informatizado;
  • Número do NIS/PIS/PASEP;
  • Passaporte (se houver).

Em seguida, espere o processo de confecção do cartão. Assim que estiver pronto, a instituição o enviará para o endereço que cadastrou no momento da solicitação. Ou, pode retirá-lo na agência escolhida.

Como solicitar o Cartão Cidadão por telefone

A segunda e última opção, é fazer o pedido do Cartão Cidadão por ligação telefônica. Para isso, você deve ligar para a Central de Atendimento, no número 0800 726 0207.

Durante a chamada, informe os números do CPF, Título de Eleitor, RG e Carteira de trabalho. Por isso, ter esses documentos em mãos pode agilizar o processo.

Assim que o receber, basta desbloquear o cartão para começar a utilizá-lo.

Como desbloquear o Cartão Cidadão?

O processo para desbloquear o cartão é bem simples, e é feito pelo Atendimento da Caixa Econômica Federal. Ou seja, por telefone:

  1. Ligue para o atendimento da Caixa Econômica Federal no número 0800 726 0207;
  2. No menu eletrônico, escolha a opção “Desbloqueio do Cartão do Cidadão”;
  3. O atendente vai fazer algumas perguntas para confirmar que é realmente você quem está fazendo o desbloqueio;
  4. Após a confirmação dos dados, será preciso criar uma senha.

Dicas para usar o seu Cartão Cidadão com segurança

Assim que receber o seu Cartão Cidadão, já busque fazer o desbloqueio e criar uma senha para habilitá-lo. Desse modo, já poderá fazer o saque de todos os benefícios que estiverem disponíveis.

Além disso, também é fundamental testar o funcionamento do seu cartão, para verificar que não é nenhum erro ou problema com ele.

Para isso, vá até um caixa eletrônica da Caixa Econômica e faça a consulta dos seus benefícios.



Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.