Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
cartao
isca
Sim
semestral

Lista de compras: como fazer e economizar no supermercado!

Uma lista de compras pode ajudar com a organização do seu orçamento e também a economizar. Por isso, saiba como fazer a sua!

Artigo escrito por Ranielle Oliveira em 18 de Junho de 2023

Atualmente, muitas pessoas, ao irem ao supermercado, levam junto uma lista de compras. Afinal, a chance de gastar mais do que o necessário quando não se sabe o que comprar é maior.

Dessa forma, fazer uma lista pode otimizar diversos processos dentro das suas compras, como o seu tempo de permanência no supermercado e, também, o valor gasto.

Por isso, confira dicas de como fazer listas de compras e saiba como economizar dinheiro.

Boa leitura!

Como fazer uma lista de compras?

Organizar uma lista de compras pode ser mais simples do que você imagina. Por isso, separamos uma série de dicas que podem te ajudar nesse processo. Confira a seguir!

1. Saiba o que você já possui em casa

Primeiramente, é importante saber do que você já tem em casa para evitar compras repetidas e que ainda não são necessárias.

Por isso, cheque a geladeira, a despensa de casa, os locais em que você guarda itens de higiene e limpeza, entre outros possíveis locais de organização.

Uma dica interessante é utilizar um caderno ou um app para anotar as coisas que forem acabando ao longo do mês. Assim, você não precisa se lembrar de tudo em um dia só.

Para otimizar o processo de compras, você pode também estipular a frequência de ida ao supermercado, que pode ser uma vez no mês ou uma vez na semana.

A decisão, no caso, será sua. E, para isso, é preciso definir a quantidade de alimentos necessária para que não falte durante esse período.

2. Determine o quanto pretende gastar

Definir um orçamento para o mercado vai ao encontro do seu conhecimento em relação às suas despesas fixas e variáveis. Afinal, saber quais são seus gastos com alimentação e com os outras necessidades pode dar um norte para saber quanto deve ser gasto no mercado.

Por isso, quem ainda não sabe deve fazer uma lista com todos os gastos e, ao terminar, definir qual parcela do seu orçamento pessoal será destinada para os gastos com o supermercado.

Ao fazer isso, será mais simples de fazer ema lista de supermercado completa sem estourar o orçamento.

É válido ressaltar, ainda, ao decidir um valor, ele deve ser respeitado ao máximo. Caso haja a real necessidade de ultrapassá-lo, avalie bem a situação.

Mobills: Finanças e Cartões

Avaliação Mobills
4.5 150
Avaliação Mobills
URL verificada
Plataforma Android, iOS e Web.
Funcionalidades Controle de contas, cartões planejamentos e objetivos.
Preço Menos de R$8,40 por mês para ter suas contas em dia.
Benefícios App com ótima usabilidade e Design.
URL verificada
  • Mais detalhes do Mobills
    • Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
    • Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
    • Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.

Uma boa dica para manter o controle das despesas e receitas é utilizar o gerenciador financeiro da Mobills e, assim, otimizar o seu orçamento de forma prática.

3. Defina os itens da sua lista de compras

Por fim, de acordo com o que você definiu até aqui, você está pronto para fazer a sua lista de compras.

Opte, inicialmente, por definir a compra de itens básicos, como os gastos com a sua alimentação e de toda a família. Logo após, priorize itens de higiene e limpeza.

Caso o limite do valor que você definiu permita, você pode incluir alguns itens que não são essenciais, mas que vão, de certa forma, melhorar a qualidade de vida naquele mês. Mas lembre-se: Tudo dentro do orçamento.

4. Utilize um aplicativo de lista de compras

Como dica bônus, é possível utilizar um aplicativo de lista de compras para que otimizar o processo de ida ao supermercado.

Há aplicativos, por exemplo, que permitem criar a lista por comando de voz e compartilhar com a família e os amigos, permitindo a sincronização em nuvem.

VEJA TAMBÉM: Melhores aplicativos de lista de compras

Lista de compras para imprimir

Por outro lado, há quem prefira algo mais manual, como uma lista de compras para imprimir. Por esse motivo, confira alguns modelos e, caso queira, imprima e leve ao supermercado para fazer o seu checklist.

Modelos básicos

A seguir, você pode baixar e imprimir duas listas de compras de supermercado completas.

Modelo de lista de compras com desenho de grafismo
Lista de compras simples
Modelo de lista de compras detalhada da Mobills
Lista de compras detalhada

Como economizar no supermercado?

Economizar no supermercado é, atualmente, uma das formas de otimizar o orçamento mais difíceis, uma vez que há uma alta nos preços dos produtos.

Por isso, confira a seguir algumas dicas que podem te ajudar a fazer essa economia, mesmo com preços elevados.

Não fuja da lista de compras

Como falado no decorrer do texto, não fugir do que foi definido na lista de compras é um dos passos primordiais para fazer funcionar, sobretudo se você deseja economizar no supermercado.

Por isso, no momento da definição da lista, é importante que você esteja concentrado para que não falte nada e não haja exceções para adicionar itens.

Se possível, peça a ajuda de um membro da família para se certificar de que você não está esquecendo nada.

Procure promoções

Com a alta da inflação, procurar por promoções é, atualmente, o que a maioria das pessoas fazem. Afinal, nem tudo que está na lista de compras tem um valor tão acessível, concorda?

Por isso, sempre que possível, procure por promoções, mesmo que de poucos centavos. Esses valores, por mais que pareçam pequenos, podem fazer diferença na hora do pagamento.

Avalie a possibilidade de comprar no atacado

Comprar no atacado pode ser, muitas vezes, uma excelente opção para quem compra, por exemplo, coisas para um mês inteiro.

Por isso, se você definiu que vai ao supermercado uma vez por mês, é interessante estudar bem a possibilidade de comprar no atacado e quanto você economizaria com essa prática.

Não vá ao supermercado com fome

Para evitar pegar produtos por impulso, sem uma real necessidade, é aconselhado evitar ir às compras de supermercado com fome. Afinal, essa não é uma prática que ajuda a economizar no supermercado, além de instigar o hábito de compras por impulso.

Planeje o cardápio de cada semana

Ao planejar um cardápio para a semana, além de economizar tempo nas tarefas do dia a dia, você poderá planejar ainda melhor a sua lista de compras e evitar o desperdício.

Por exemplo, não faz sentido comprar batatas só porque está faltando na geladeira se você não tem planos de cozinhá-las naquela semana. Assim, você terá uma despensa eficiente e alimentos sempre frescos.

Priorize os produtos da estação

Os preços dos supermercados variam bastante de acordo com a estação. Isso acontece pela sazonalidade dos produtos. Isto significa que, na época da safra de algum produto, ele será mais abundante e, por isso, mais barato.

Então, na hora de comprar, o ideal é dar prioridade aos produtos da estação, pois além de estarem mais frescos e bonitos, também estarão mais baratos.

Evite levar as crianças

Se você já teve a experiência de ir ao supermercado com alguma criança, sabe que essa nem sempre é uma tarefa fácil. Principalmente se ela estiver com fome ou ainda não tiver educação financeira.

Então, para evitar que elas encham o carrinho com guloseimas e itens não planejados e se torne difícil dizer não, uma boa dica é planejar suas compras para um horário em que elas possam ficar com outra pessoa ou estejam na escola.

Dica bônus: Utilize o cartão Atacadão

Como falado anteriormente, fazer compras no atacado pode ser vantajoso para no orçamento de quem gosta de fazer compras uma vez por mês.

Por esse motivo, a dica bônus é sobre o cartão de crédito Atacadão, que possui diversos benefícios na rede atacadista, o que pode fazer com que você tenha uma economia maior na sua lista de compras do mês.

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

É importante fazer lista de compras de supermercado?

Fazer uma lista de compras para a ida ao supermercado pode trazer, além da economia financeira, uma otimização do seu tempo de permanência no estabelecimento.

Afinal, com anotações precisas de tudo o que é necessário para o seu mês ou semana, fica mais fácil saber em quais seções ir e diminuir o risco de comprar coisas desnecessárias.

Por isso, se você ainda não é adepto(a) desse hábito, siga as dicas de como fazer listas de compras no supermercado e coloque em prática.

CONTINUE LENDO


Escrito por Ranielle Oliveira Analista de conteúdo

Experiente na área de revisão de textos, criadora de conteúdo de finanças pessoais para web e redes sociais e apaixonada por escrever textos com uma linguagem clara e de fácil entendimento para os leitores.

  • Graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.