Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
semestral

Passo a passo: como depositar um cheque no caixa eletrônico

Se você precisa depositar um cheque no caixa eletrônico, mas não está acostumado com o procedimento, confira o conteúdo que preparamos e tire suas dúvidas!

Artigo escrito por Lívia Portela em 07 de Julho de 2023

O cheque já foi um dos meios de pagamento mais utilizados em nosso país, especialmente antes da popularização das maquininhas de cartão de crédito. Mas, apesar de já não ser mais tão comum, ele ainda é um meio de pagamento válido e escolhido em algumas situações.

Acontece que, justamente por ser pouco utilizado, muitas pessoas têm dúvidas sobre como preenchê-lo e como depositá-lo, especialmente quando utilizam o caixa eletrônico.

Além disso, muitas pessoas também se preocupam com a segurança da operação, e temem perder o dinheiro por conta de algum erro durante o processo.  

Se esse é o seu caso, fique tranquilo, pois preparamos um super conteúdo de educação financeira para tirar todas as suas dúvidas e mostrar o passo a passo de como depositar um cheque no caixa eletrônico. Boa leitura!

O que é um cheque

O cheque nada mais é do que um documento (título de crédito) que representa uma “ordem de pagamento à vista”. Ou seja, é um meio pelo qual o titular de uma conta corrente emite uma ordem para que o banco ou a instituição financeira pague certa quantia a um terceiro.

No Brasil, no entanto, a prática de mercado, reconhecida inclusive pelos Tribunais, o tornou um meio de pagamento à vista ou a prazo, já que o desrespeito à data de depósito escrita no cheque pode ser contestada judicialmente.

Existem várias maneiras de se depositar um cheque: pode ser “na boca do caixa” (compensação do cheque), no caixa eletrônico ou mesmo online.

O caixa eletrônico tem muitas vantagens sobre o caixa convencional, pois, com ele, se evitam as grandes filas e o tempo de espera das grandes agências.

No entanto, é comum ter dúvidas sobre a maneira correta de fazer esse tipo de depósito. 

Por isso, preparamos um passo a passo para tirar todas as suas dúvidas e mostrar como depositar um cheque no caixa eletrônico.

VEJA TAMBÉM: Como preencher cheque? Passo a passo para preencher o seu corretamente! || Mil reais ou hum mil: Saiba como preencher cheque de mil reais!

Como depositar um cheque no caixa eletrônico

Se você optar por depositar um cheque em um caixa eletrônico, você deverá seguir os seguintes passos:

  1. Vá até um caixa eletrônico do banco em cuja conta corrente você deseje depositar o cheque;
  2. Pegue um dos envelopes disponíveis na agência, coloque o seu cheque e preencha todas as informações pedidas nele. Observe que os envelopes possuem cores diferentes, a depender do procedimento desejado. Certifique-se de ter escolhido o envelope correto para depósitos de cheque;
  3. Em seguida, dirija-se a um caixa eletrônico que disponibilize a função depósito em cheque e inicie o processo padrão de identificação;
  4. Na hora de escolher a opção de serviço, selecione “depósito”;
  5. Selecione a conta e, em seguida, clique na opção “cheque”;
  6. Observe o lado correto do envelope (a própria máquina lhe fornecerá a instrução) e insira-o no caixa;
  7. Depois disso, será impresso o seu comprovante de depósito, constando o valor, a data do depósito e as informações do beneficiário, conforme o que você mesmo digitou durante o procedimento.

É importante notar que alguns bancos permitem que você deposite até 50 cheques por envelope. Você deve se certificar com a sua instituição bancária sobre os limites de cheques e os valores máximos permitidos para cada operação.

Prazos para a compensação do depósito de cheque em caixa eletrônico

Após o depósito, o prazo para que o dinheiro caia na sua conta será de 1 dia útil, independente do valor, mas há algumas observações quanto aos horários de funcionamento das agências e aos possíveis feriados.

O prazo será contado contado a partir do primeiro dia útil seguinte ao depósito, se ele for feito durante o horário de funcionamento da agência ou do dia útil seguinte, caso o depósito tenha sido feito depois do horário padrão.

Ou seja:

  • O cheque depositado dentro do horário de atendimento: bloqueado no dia do depósito + 1 dia útil. Em caso de feriado na cidade de origem do cheque ou de feriado nacional, haverá mais 1 dia útil de bloqueio.
  • Cheque depositado após o horário atendimento: bloqueado no dia do depósito + 2 dias úteis. Aplica-se a mesma regra de somar mais 1 dia útil de bloqueio em caso de feriado na cidade de origem do cheque ou de feriado nacional.

VEJA TAMBÉM: Cheque sem fundo: Quais as consequências para quem emite e recebe? || Cheque Legal: como consultar e quais ocorrências podem aparecer? || Talão de Cheque e Cheque Especial: Qual a Diferença?



Escrito por Lívia Portela Redatora Web

Lívia é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e, atualmente, estuda Marketing Digital na Universidade Estácio de Sá. Descobriu no Marketing uma paixão pela comunicação, onde exerce seu trabalho produzindo conteúdo sobre finanças pessoais, produtos e serviços financeiros utilizando as técnicas de SEO.

  • Estrategista de Marketing em formação;
  • Advogada.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.