Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
semestral

Talão de cheque e cheque especial: Qual a diferença?

Talão de cheque e cheque especial são serviços totalmente diferentes. Por isso, confira a diferença entre os dois e tire suas dúvidas.

Artigo escrito por Ranielle Oliveira em 03 de Outubro de 2023

Você sabe o que é talão de cheque e qual a diferença entre talão de cheque e cheque especial?

De início, é válido ressaltar que apesar de ambos conterem a palavra cheque na nomenclatura, não há nenhuma relação, pois são serviços bem diferentes.

Dessa forma, confira a seguir a diferença entre talão de cheque e cheque especial com o significado de cada um.

Boa leitura!

VEJA TAMBÉM: Cheque Devolvido: Qual é o Motivo 22? (11, 21, 22, 31, 48, 59 e 71)

O que é Talão de Cheque?

O cheque é um título de crédito, sendo uma ordem de pagamento à vista, que é debitado de um fundo de instituição financeira do emissor.

Ao preencher a folha com todas as informações necessárias, o emissor permite que o banco em questão faça o pagamento mencionado ao beneficiário.

Então, para repassar os cheques, o banco disponibiliza para o cliente que tem conta corrente um bloco chamado talão de cheques, que possui várias folhas de cheque a serem preenchidas.

No preenchimento da folha do talão de cheque são incluídas várias informações, como o valor do pagamento ou depósito, nome do destinatário, cidade e data.

O que é cheque especial?

Já o cheque especial é uma espécie de empréstimo conhecido por ser bem mais prático que os outros, uma vez que não exige comprovação de renda.

Então, de maneira resumida, esse é um tipo de empréstimo pré-aprovado que o banco deixa disponível para uso.

Vale a pena usar o Cheque Especial?

Pela facilidade do cheque especial, essa solicitação deve ser tratada com muito cuidado, uma vez que você pode entrar para a lista de inadimplência ficando com o nome sujo.

Afinal, a taxa de juros, assim como a do cartão de crédito, é muito alta. Por isso, só utilize quando realmente não tiver alternativas financeiramente mais saudáveis.

Diferença entre Talão de Cheque e Cheque Especial

Dessa forma, agora que você já sabe a diferença entre os dois, fica claro que, apesar de terem na composição da nomenclatura o nome “cheque”, estes são serviços totalmente diferentes.

Enquanto cheque especial é quase uma modalidade de empréstimo, talão de cheque é um bloco de folhas de cheque fornecido pelo banco aos clientes que têm conta corrente.

VEJA TAMBÉM: Mil reais ou hum mil: Saiba como preencher cheque de mil reais!



Escrito por Ranielle Oliveira Analista de conteúdo

Experiente na área de revisão de textos, criadora de conteúdo de finanças pessoais para web e redes sociais e apaixonada por escrever textos com uma linguagem clara e de fácil entendimento para os leitores.

  • Graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.