Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
conta-digital
isca
Não
semestral

Cheque Legal é confiável? Saiba como fazer sua consulta!

Se está precisando saber a origem de um cheque, saiba que você pode conferir no portal Cheque Legal que permite a consulta de forma gratuita. Saiba como!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 05 de Janeiro de 2024

Fazer uma consulta na plataforma Cheque Legal pode te ajudar a fugir de fraudes e aumentar as chances de receber o seu pagamento corretamente. Contudo, por ser uma plataforma relativamente desconhecida, muitos se perguntam se o Cheque Legal é realmente confiável e seguro.

Por conta dessa e de outras dúvidas relacionadas ao assunto, nós elaboramos este conteúdo onde falamos sobre os principais pontos do Cheque Legal. Veja os detalhes a seguir e descubra se ele realmente é uma boa alternativa para as suas necessidades.

VEJA TAMBÉM: Os melhores bancos digitais com taxa zero para abrir conta

O Cheque Legal é uma plataforma que permite aos usuários consultarem situações físicas de um cheque de forma gratuita. Ele foi desenvolvido através do artigo 9º da Resolução n.º 3972, divulgada pelo Banco Central.

Ao realizar sua consulta por meio do Cheque Legal, você poderá checar verificar a situação física de um cheque, permitindo identificar se o mesmo se enquadra nas seguintes situações:

  • Bloqueado;
  • Furtado/roubado;
  • Sustado;
  • Cancelado;
  • Extraviado;
  • Destruído;
  • Cheque de conta corrente encerrada;
  • Sustado ou revogado ainda que em caráter provisório.

Se isso acontecer na sua consulta, a melhor recomendação é entrar em contato o quanto antes com o emissor do cheque para que você consiga solucionar este problema.

LEIA TAMBÉM: Motivo de cheque devolvido: 22, 11, 21, 22, 31, 48, 59 e 71

Caso queira saber como consultar um cheque via Cheque Legal de forma gratuita, nós montamos um pequeno tutorial onde ensinamos o processo passo a passo.

  1. Acesse o site do Cheque Legal;
  2. Clique em “Consultar um cheque“, que fica no canto superior da página;
  3. Feito isso, insira o  CPF ou CNPJ do emissor;
  4. Coloque o código que consta no rodapé do cheque e o número do CPF ou CNPJ de quem está consultando;
  5. Após preencher, clique em “Consultar Cheque” e o portal vai indicar a situação com data e hora. Se for um cheque sem ocorrências, o portal irá acusar.

Telefone Banco Central

Caso tenha uma dúvida mais específica ou esteja passando por um problema técnico, nós sugerimos que você tente contato com o telefone do Banco Central por meio do número 145, da 8h às 20h.

VEJA TAMBÉM: Como preencher cheque? Passo a passo para preencher o seu corretamente!



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.