Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
evergreen

Mesada: quanto é realmente necessário dar aos filhos?

Tem dúvidas quando o assunto é dar mesada aos filhos? Veja bons motivos para começar este hábito em sua família.

Artigo escrito por Equipe Mobills em 08 de Agosto de 2023

A educação financeira para as crianças ainda é um tabu a ser vencido na sociedade. O que costuma amenizar este cenário é o pagamento de mesada para os filhos.

Afinal, você costuma dar mesada ao seu filho ou filha? Muita gente é contra essa prática, pois pensam que isso estimula uma criança a gostar de dinheiro ou de gastar desde cedo.

No entanto, também tem muita gente a favor, pois é um hábito que, se bem orientado, gera conscientização sobre os gastos e contribui para a educação financeira.

Mas, então, será que dar mesada vale a pena? É uma tática que funciona? É necessário a partir de qual idade? Vamos descobrir juntos!

VEJA TAMBÉM: Cartão de crédito para menores de idade || Conta digital para crianças e jovens

O que é mesada?

A mesada é uma forma das crianças ganharem dinheiro através dos pais, de forma recorrente.

Como o nome já diz, a mesada é dada todo mês, mas também pode ser paga semanalmente, em esquemas de ‘semanadas’.

Assim, ela pode contribuir bastante para a organização do orçamento familiar e para impor limites, metas e conscientizar os filhos.

Mas, cabe ressaltar que a mesada sozinha não contribui muito. Ou seja, é necessário que os ensinamentos sejam passados através dela e que sejam estabelecidas regras.

Vale a pena dar mesada?

Entenda se é necessário dar mesada aos filhos

De cara, a resposta é sim! E mais a seguir você entenderá os motivos.

Primeiramente, a mesada vai te ajudar a criar o seu filho de forma mais consciente e, desde pequeno, ter uma relação mais saudável com o dinheiro.

Além disso, ele vai passar a dar valor às conquistas, principalmente às pequenas e que forem adquiridas com esta mesada.

Assim, por mais pouco que uma mesada possa ser, já é muito para uma criança passar a perceber a importância e valor das coisas.

Por que dar mesada a uma criança ou adolescente? 5 bons motivos

Existem vários motivos que incentivam você a dar uma mesada para o seu filho e alguns, inclusive, já foram ditos acima. Mas, para ilustrar, vamos a mais alguns a seguir:

1. Organização financeira

Seu filho vai passar a entender que é preciso se organizar e não gastar tudo de uma vez. Dessa forma, sempre que quiser vai ter algo para gastar.

É uma forma de incentivar o planejamento financeiro e evitar que ele lhe peça mais em pouco tempo.

2. Noção de barato e caro

A criança e o adolescente geralmente têm dificuldade de compreender o conceito de barato e caro. Assim, a mesada pode ajudar e muito.

Afinal, tendo o próprio dinheiro em mãos, eles saberão que certas aquisições vão comprometer boa parte da sua mesada e às vezes é necessário optar pelo mais em conta, para economizar.

3. Responsabilidade financeira

Sabe o famoso comprar e não dar valor? Isso pode acabar com a mesada, pois o pequeno vai passar a ter mais cuidado, noção e responsabilidade.

Se antes ele comprava e não pensava no amanhã ou comprava e não dava valor, vai passar a ter mais cuidado. Por exemplo, comprar um objeto e deixá-lo jogado pelo chão saem capricho e zelo ou até mesmo uma roupa nova.

Assim, as crianças terão contato com a educação financeira infantil e tomam consciência que há dinheiro envolvido. Isso é importante até para o futuro, pois vão crescer adultos mais zelosos e cuidadosos.

4. Economia desde cedo

Ter uma mesada em mãos fará com que seu filho crie hábitos. Entre eles, o de saber poupar dinheiro e economizar. Isso é de suma importância, principalmente se houver imprevistos no dia a dia. 

Ele vai passar a entender que em certos momentos vai precisar não gastar nada para juntar pequenas quantias em prol de determinado objetivo. 

Isso porque, às vezes, o valor da mesada não será capaz de suprir o que deseja comprar ou fazer. A solução será não gastar, poupando e economizando para somar com o valor do mês seguinte.

Dessa forma, ele cresce sabendo da importância de não gastar sempre tudo e de sempre economizar. Afinal, poupar é necessário e importante.

5. Aprende sobre conta e cartão

Sabia que a mesada para os filhos não precisa ser em dinheiro vivo? Por ser por meio de um cartão Mesada, gerenciado pelos pais.

Existem diversos cartões de débito para menores de 18 anos e até de crédito, em que os adultos são responsáveis por gerenciar o limite de gastos das crianças, ensinando-os e dando as eles autonomia para usar um produto financeiro.

Quanto dar de mesada a uma criança ou adolescente?

Primeiramente, não existe um valor definido de mesada, nem para crianças, tampouco para adolescentes. Este é um detalhe que cabe exclusivamente aos pais decidirem.

Verifique no seu orçamento pessoal e junto ao seu parceiro o quanto pode ser dado de mesada sem comprometer as finanças da família. 

Por fim, analise os hábitos do seu filho e veja o quanto ele é capaz de administrar. Aos poucos este valor pode ser elevado, de acordo com mais responsabilidade e maturidade.

CONTINUE LENDO


Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.