Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
anual

Que dia é o Carnaval 2024? É feriado? Confira!

Já sabe qual a data do Carnaval de 2024? Os dias de folia já estão definidos! Confira também dicas de como fazer o seu planejamento financeiro para a festa e economizar!

Artigo escrito por Jennifer Figueiredo em 04 de Fevereiro de 2024

A tão esperada data do Carnaval 2024 está chegando, já com os dias marcados no calendário. Com isso, você deve estar se perguntando: que dia é o Carnaval?

Afinal, saber a data exata pode ajudar a se preparar e fazer uma programação o quanto antes para aproveitar a data do carnaval esse ano e ainda economizar.

Por isso, se tem planos e precisa saber quando começa o Carnaval 2024, confira este conteúdo. Boa leitura!

Quando é o Carnaval 2024?

O Carnaval 2024 será nos dias 12 e 13 de fevereiro (segunda e terça-feira de carnaval, respectivamente). No entanto, a folia já começa a partir da quinta, dia 9.

A data oficial do Carnaval é móvel todos anos, sendo determinada por critério católico, de acordo com a Páscoa.

Portanto, assim que a Páscoa é definida, no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de março, o dia do Carnaval é oficializado, sendo 47 dias antes do domingo de Páscoa.

Dito isso, o carnaval de 2024 fica definido da seguinte forma:

  • 12/02 – Segunda-feira de Carnaval;
  • 13/02 – Terça-feira de Carnaval;
  • 14/02 – Quarta-feira de Cinzas (até meio dia).

Quantos dias faltam para o Carnaval de 2024?

Agora que você já sabe quando é o Carnaval de 2024, que tal saber quantos dias faltam? Para isso, é possível utilizar uma Calculadora de Quantos Dias Faltam.

Com ela, é possível saber a quantidade de dias que faltam para o Carnaval 2024. Confira:

O Carnaval de 2024 é feriado?

O Carnaval não é uma comemoração considerada feriado no calendário oficial, mas sim um ponto facultativo.

Dessa maneira, a decisão de optar ou não pela folga fica por parte da empresa, que deve avisar com antecedência aos colaboradores.

O que é o Carnaval?

Agora que você já sabe quando é o Carnaval 2024, que tal conhecer um pouco mais sobre a história da data, bem como costumes de comemoração?

O Carnaval é um período de 4 dias de celebrações, festas e diversão para muitas pessoas.

O evento, que acontece todos os anos e alterna entre os meses de fevereiro e março, tem seu início em um sábado e fim em uma terça-feira.

Além disso, a festa é adaptada seguindo os costumes locais de cada região do país, integrando danças, músicas, fantasias, desfiles de blocos, apresentação de escolas de samba, trios elétricos e muito mais!

Além da folia, há ainda o viés religioso criado pela igreja católica. Assim, após o Carnaval encerrar, na quarta-feira de cinzas, os católicos iniciam a Quaresma, um período em que se dedicam à penitência em preparação para a Páscoa.

Neste período, eles ficam restritos de carne, de acordo com o costume, além de outros alimentos, bebidas e outras atividades.

Carnaval 2024: 5 dicas para curtir com economia

Economizar nas viagens de carnaval é totalmente possível, assim como para tudo na vida.

Por isso, chegou a hora de fazer o seu planejamento financeiro para aproveitar a data e, ainda assim, não extrapolar nos gastos.

Por isso, confira as principais dicas de organização financeira que nós preparamos:

Defina um limite de gastos

Já sabe quantos dias da data do carnaval de 2024 você pretende aproveitar? Então, determine um valor total de gastos para todo o período e divida pelo número de dias de folia que você deseja gastar!

Assim, com uma meta estipulada é possível poupar e economizar a quantia ao longo das semanas até juntar todo o montante para a data das celebrações.

Além disso, com um limite de gastos definidos para cada dia, corre-se menos risco de extrapolar o orçamento e acabar gastando todo o dinheiro reservado logo no início das festividades.

Mobills: Finanças e Cartões

Avaliação Mobills
4.5 150
Avaliação Mobills
URL verificada
Plataforma Android, iOS e Web.
Funcionalidades Controle de contas, cartões planejamentos e objetivos.
Preço Menos de R$8,40 por mês para ter suas contas em dia.
Benefícios App com ótima usabilidade e Design.
URL verificada
  • Mais detalhes do Mobills
    • Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
    • Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
    • Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.

Compre antes o que for consumir

Sabemos que na beira da praia ou mesmo no comércio em dias de evento, os preços ficam muito mais elevados. Por isso, pode ser um bom plano comprar antes tudo o que precisa para aproveitar o feriadão.

Ademais, se está pensando em gastar menos, faça uma lista de compras e pesquise os preços antes, para aproveitar as ofertas dos supermercados.

Aproveite, ainda, para pagar as contas usando cartões de crédito que pontuam em programas de recompensas, assim você consegue viajar barato resgatando pontos do cartão de crédito.

O cartão de crédito Azul Itaú, por exemplo, é um dos que oferecem diversos benefícios para viajar nos principais feriados do ano.

Quem sabe comprando e pagando com os cartões Azul, suas férias do próximo ano estejam garantidas e de graça? Peça o seu e comece a juntar pontos no cartão de crédito agora mesmo!

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

Planeje a alimentação diária

Pesquise antes de embarcar para lugares turísticos, quais são os restaurantes com o melhor custo benefício. Assim, você já sabe exatamente onde poderá comer e pagar um valor justo, sem surpresas.

Caso pretenda dividir o espaço com amigos ou família e preparar as refeições, atente-se para fazer uma divisão justa quanto às compras no mercado e pague apenas sua parte sobre os produtos que irá consumir ao longo dos dias.

Para economizar na comida, também vale usar os benefícios do cartão Mastercard, que muitas vezes acabam sendo esquecidos.

Na Mastercard Surpreenda é possível resgatar voucher de compre 1 e leve dois ou, até mesmo, descontos exclusivos em restaurantes parceiros.

Aproveite para juntar os benefícios da Mastercard com as vantagens que o cartão LATAM Pass Itaú proporciona para quem ama viajar.

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

Pesquise sobre os meios de transporte

Se pretende viajar para um lugar diferente, é importante entender como funciona o transporte no local para saber se vale a pena ir de carro, ônibus ou avião (utilizando milhas aéreas, se tiver).

Caso for percorrer pequenas distâncias e com um grupo de amigos por exemplo, é possível dividir os custos do combustível.

Já no seu destino, avalie a necessidade de utilizar o veículo, principalmente para as noites de folia, já que é proibido e perigoso beber e dirigir.

Portanto, caso haja um bom sistema de transporte público, utilize-o para se locomover ou então, consulte o valor de uma corrida por aplicativo e garanta que chegará em segurança até sua estadia.

O cartão de crédito Smiles é um excelente aliado para quem deseja alugar um carro ou até mesmo ganhar milhas usando aplicativo como a Uber.

Dentro da plataforma Smiles é possível comprar voucher de recarga de valores para usar no carro de aplicativo e a quantia é convertida em milhas no programa.

Para aproveitar esses e outros benefícios, solicite o seu cartão no botão “Peça Agora” e nem precisa chegar o cartão físico para usar, as compras podem ser realizadas com o cartão virtual.

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

Antecipe a compra de fantasias e adereços

Você é do time que adora um bloquinho de rua, fantasias e adereços de Carnaval? Então, assim que souber quando começa o carnaval 2024, já comece a planejar o figurino para encontrar os melhores preços.

Família curtindo o carnaval
Família curtindo o carnaval

É possível comprar fantasias prontas no comércio ou pela internet e, se quiser inovar e explorar suas habilidades manuais, faça sua própria fantasia.

E calma! Não é tão difícil quanto parece. Você pode pesquisar por tutoriais, dicas e inspirações no YouTube, Instagram e outras redes sociais. Além disso, também dá para aproveitar roupas e itens que já tenha em casa.

História do Carnaval no Brasil e no mundo

Há muitos anos, no Sul da Europa, as primeiras celebrações do Carnaval foram surgindo. Na época era uma festa pagã.

Segundo alguns estudos, Carnaval é uma palavra de origem latina que com o sentido de “retirar a carne”. Assim, o termo nomeava o período Quaresma, em que católicos deixam de comer, beber ou fazer coisas que mais gostam.

Dessa forma, um dia antes dessa privação, os religiosos festejavam para consumir tudo o que não poderiam pelos próximos 40 dias. A data então, ficou determinada pela igreja católica na terça-feira, 47 dias antes da Páscoa.

Com o passar dos anos e a popularização da celebração entre as culturas, o Carnaval foi ganhando novas características, como baile de máscaras e outras tradições.

No Brasil, como já conhecemos, o Carnaval é um evento popular que mobiliza milhões de foliões pelo país e aquece a economia nessa época, atraindo turistas de todas as partes do mundo.

Por isso, há diversos tipos de eventos para todos os gostos e bolsos. Enquanto algumas celebrações contam com shows privados, outras apresentações de artistas famosos acontecem em locais públicos para todos aproveitarem.

Quando é o Carnaval nos próximos anos?

O Carnaval não é um evento com dia fixo, todos os anos. Por isso, há diferentes previsões para as próximas celebrações, acompanhe:

  • 3 (segunda-feira de Carnaval) e 4 (terça-feira de Carnaval) de março de 2025;
  • 16 (segunda-feira de Carnaval) e 17 (terça-feira de Carnaval) de fevereiro de 2026.

Por fim, a data do Carnaval é considerada ponto facultativo, ou seja, não é feriado oficialmente para alguns locais.

Então, para que tudo saia como planejado e você possa aproveitar a folia, verifique se sua empresa dará folga do trabalho na data ou solicite o dia off com antecedência.

Leia também: Fábrica de Milhas vale a pena? Conheça os detalhes do curso!



Escrito por Jennifer Figueiredo Jornalista

Jornalista pela Universidade do Oeste Paulista, Analista de conteúdo e Redatora há 5 anos, apurando e escrevendo sobre educação, produtos e serviços financeiros.

  • Jornalista;
  • Analista de Conteúdo;
  • Redatora Web e SEO sobre produtos financeiros desde 2018.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.

.
.