Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
evergreen

Como economizar com combustível? Veja dicas práticas!

O valor de compra do veículo é apenas um dos gastos que ele pode gerar. Veja como economizar com combustível!

Artigo escrito por Claudia Borges em 03 de Outubro de 2023

Quem tem um veículo sabe que é impossível falar do assunto sem mencionar o preço dos combustíveis, não é?

Além disso, existem outros custos fixos como manutenção, revisão, IPVA e licenciamento, que podem encarecer ainda mais o orçamento de qualquer um.

Pensando nisso, separamos três dicas infalíveis para te ajudar a economizar com combustível. Dessa forma, é possível utilizar o veículo sem culpa, certo?

Então, se você acha que está gastando muito com combustível, fique ligado aos próximos parágrafos!

Dicas eficazes para economizar com combustível

Quando o assunto é economia e gestão financeira, antes mesmo de te dar qualquer dica, é fundamental entendermos que um bom planejamento financeiro pode ser a chave para as portas da redução de gastos se abrirem na sua vida.

E com o combustível isso não é diferente: programar e estimar seus gastos com gasolina pode ser o fator que está atrapalhando tanto a sua vida financeira.

Afinal, com valores que variam entre R$6 e R$8 por litro, não dá pra sair gastando a toa, não é?

Nesse momento inicial, o uso de planilhas para controle e até mesmo aplicativos que permitem que você registre seus gastos podem ser um diferencial interessante.

Então, vamos as dicas principais!

1. Conheça o seu carro

Nós já sabemos que cada modelo de carro possui um gasto diferente por quilometragem. Ou seja, seu carro pode ser mais econômico do que outros ou gastar mais.

Isso costuma variar de acordo com o automóvel e suas funcionalidades, como por exemplo:

  • Existência e uso de ar condicionado ou ar quente;
  • Peso do veículo (sim, alguns carros são mais pesados que outros e isso implica, naturalmente, em um gasto maior de gasolina);
  • Blindagem;
  • Potência do motor.

Além de outros atributos que podem aumentar o seu gasto com combustível.

Neste momento, você precisa entender as características principais do seu carro e é crucial que você saiba quantos km por litro seu veículo consegue percorrer.

É possível analisar isso pelo próprio painel do carro, no computador de bordo, manual que vem de fábrica ou até mesmo no site da montadora.

Normalmente, essa é uma informação que o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) fornece e é fácil de encontrar em uma busca na Internet.

Nesse ponto, você também deve considerar se costuma andar mais na estrada ou dentro da cidade, pois o consumo varia.

Conhecendo o seu automóvel, fica mais fácil estimar um gasto mensal de acordo com as suas necessidades, tornando seu planejamento mais fácil e assertivo.

Zapay – Parcele débitos veiculares

Avaliação Mobills
4 250
Avaliação Mobills
URL Verificada
Quem é a Zapay? É uma startup de tecnologia que é credenciada ao Detran e ao Denatran, a qual oferece o serviço de pagamento dos débitos veiculares do órgão.
Consultar débitos do veículo Digitando a placa do seu veículo, você pode consultar se existem débitos em aberto.
Consultas A consulta da placa irá apresentar se seu veículo possui Multas de trânsito em aberto e/ou se o IPVA, Licenciamento e DPVAT estão em dia.
Escolha como deseja pagar Você tem diversas opções de pagamento. Cartão de Crédito em até 12x, PIX, Boleto, Ticketlog e Voucher.
URL Verificada
  • Mais informações
    O objetivo da Zapay é transformar a maneira que as pessoas pagam e gerenciam débitos veiculares (IPVA, licenciamento, multas, DPVAT, entre outros), facilitando o acesso aos débitos e também a forma de pagamento, através do parcelamento. Proporcionando mais tempo e menos burocracia para os brasileiros

2. Cuidado ao abastecer

Quando for abastecer seu automóvel, preste atenção ao rendimento do combustível que colocou, se estiver abaixo do normal, desconfie.

Para testar abasteça em outro posto da sua confiança e faça uma comparação do rendimento, você pode se surpreender!

Infelizmente, alguns postos de gasolina têm costumo de adulterar o combustível, o que, além de prejudicar o motor do seu carro, pode fazer um prejuízo ainda maior no seu bolso.

Isso, porque, além de ter que abastecer com mais frequência, o combustível adulterado pode causar sérios danos ao seu motor.

Uma boa dica extra para te ajudar nesse momento é abastecer em postos que possuem bandeira, como Shell e Petrobras, por exemplo.

3. Abasteça seu carro constantemente

Sim, pode parecer controverso, mas para economizar combustível é muito importante que seu carro não fique constantemente na reserva.

Não ser recomendável circular com o veículo estando com o tanque na reserva, pois isso aumenta as taxas de vaporização, que acabam causando um grande desperdício de combustível.

Além disso, ao deixar o carro na reserva, muitas partículas de impureza podem ser depositadas no fundo do reservatório, resultando em uma troca de filtro ou até danos piores ao motor.

Então, evite andar com o tanque na reserva! Para não ter problemas é recomendado andar com pelo menos 1/4 do tanque abastecido.

O que mais posso fazer para economizar combustível?

As dicas principais, nós acabamos de te falar por aqui! Então, se economizar combustível era sua preocupação, agora já sabe o que fazer para equilibrar o orçamento.

Contudo, se deseja aprender mais sobre o assunto e descobrir como maximizar a economia de combustível, confira mais dicas.

Leia também: CUPOM Mobills: 30% de desconto no Mobills Premium



Escrito por Claudia Borges Analista de Conteúdo

Jornalista em formação, apaixonada por boas histórias e por transformar a vida das pessoas através da educação financeira.

  • Jornalista;
  • Redatora Mobills.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.