Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

O que é conta bancária: Confira os tipos que existem e as características!

Apesar de comum no dia a dia de muitos brasileiros, alguns ainda não sabem explicar o que é conta bancária e não conhecem a variedade de contas existentes. Leia para saber mais!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 06 de Janeiro de 2023

Provavelmente já ouviu falar em conta bancária, mas saberia explicar o que é? É comum ficar na dúvida do que responder, ou até mesmo que não saiba a resposta para esta pergunta.

Apesar deste assunto estar inserido no dia a dia de muitos brasileiros, nem todos sabem o que é conta bancária. Às vezes, podem até saber, mas não conseguem explicar.

Por isso, preparamos este artigo para que você possa entender o que é conta bancária e, também, conhecer os tipos existentes.

O que é conta bancária? 

Conta bancária é todo tipo de conta que permite realizar os mais variados tipos de transações, como saques, depósitos e transferências.

E qualquer pessoa pode ter uma conta bancária? Sim, contando que esteja dentro dos requisitos solicitados pela instituição financeira, que dependem do tipo de conta que você deseja abrir.

Quais são os tipos de conta bancária?

É bem provável que você já tenha se deparado com diversos tipos de conta bancária, mas sabe quais são as características de cada uma delas? Para te ajudar, separamos cada uma delas abaixo. Confira!

Conta corrente

A conta corrente é um dos tipos mais comuns de conta bancária e, consequentemente, também uma das mais conhecidas.

E o melhor é que este tipo de conta pode ser tanto gratuita quanto paga, dependendo do tipo de serviço que você deseja contratar.

Como muitos já sabem, em uma conta corrente é possível fazer transações como:

Poupança

Outro tipo de conta bancária muito conhecida pelos brasileiros é a conta poupança ou caderneta de poupança.

Caso não saiba, esse tipo de conta bancária foi criada pelo Governo Federal com o objetivo de ser uma modalidade de investimento popular.

Com isso, todas as instituições financeiras oferecem as mesmas rentabilidades para quem guarda o dinheiro na poupança. Outra informação importante é que ao abrir uma conta corrente é muito comum que os bancos abram junto a poupança.

Conta conjunta

A conta conjunta é ideal para quem deseja dividi-la com outra pessoa, como o cônjuge. E ela nada mais é do que uma conta corrente ou poupança comum.

Enquanto nas contas tradicionais só existe um titular responsável por ela, na conta conjunta não existe um limite de titular.

Vale ressaltar que a conta conjunta pode ser tanto para parentes quanto para parceiros de negócios.

Conta universitária

Para quem está iniciando a vida no mundo acadêmico, a conta universitária pode ser uma boa opção.

E o melhor é que esse tipo de conta possui os mesmos serviços de uma conta tradicional. Mas, a principal diferença é que as taxas da conta universitária são mais baratas ou até mesmo isentas.

Além disso, é comum que essa conta seja oferecida para os alunos que possuem idade entre 17 e 24 anos. Mas, atenção: para abrir a conta é preciso estar matriculado em uma universidade.

CONTINUE LENDO


Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.