Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não

Consórcio de carros usados: Saiba se vale a pena

Entenda como funciona o consórcio de carros usados, quais as principais vantagens e cuidados específicos que você precisa tomar.

Artigo escrito por Thiago Sousa em 02 de Março de 2023

Para quem busca adquirir um veículo sem pagar taxa de juros e quer economizar no momento da compra, o consórcio de carros usados pode ser uma boa opção.

Na verdade, ele não é tão diferente se comparado a um consórcio de veículos novos, já que o processo é bem parecido.

Porém, há alguns detalhes importantes que podem te ajudar no momento que você estiver pesquisando o melhor serviço. Confira abaixo!

Como funciona o consórcio de carros usados?

Como mencionado acima, não há um diferença tão grande no fato de ser um consórcio de carro usado ou novo.

Você procura por uma administradora de confiança, analisa os planos oferecidos e com isso, entra no grupo de consorciados.

Esse grupo é formado por pessoas que possuem o objetivo de adquirir um carro com o preço semelhante ao que você busca.

Parcelas do consórcio e contemplação do carro usado

Após isso, você terá que pagar parcelas mensais referentes ao plano que você selecionou até o fim do contrato.

Por conta disso, você terá direito a participar de sorteios e fazer lances para ter a chance de comprar logo o carro.

Ao ser contemplado, você pode fazer a compra do veículo por meio da carta de crédito, mas continua pagando o consórcio até o final.

Nesse caso, você tem a possibilidade de usar a carta de crédito contemplada em concessionárias ou com um terceiro.

LEIA TAMBÉM: Telefone do consórcio Honda: Como entrar em contato

Quais as vantagens do consórcio de carros usados?

Além das diferenças claras que um consórcio e financiamento possui, há também diferente do serviço que trabalha com o carro usado e com o carro novo.

  • Sem pagar juros: Começando pelo clássico, no consórcio (seja ele qual for), você não paga taxa de juros, já que você não tá contratando um crédito. Porém, é muito importante ficar atento à taxas de administração.
  • Veículos mais baratos: Com o consórcio de carro usado, você tem acesso a diversos veículos que são mais em conta justamente pelo fato de serem usados. Porém, vale lembrar que as administradoras podem estipular um limite da data de fabricação para não comprar carros tão antigos.
  • Não perde com a desvalorização: Ao comprar um carro novo, o veículo já é desvalorizado logo quando sai da concessionária. No caso do carro usado, essa desvalorização não acontece de maneira tão drástica.

Consórcio de carro seminovo

Outra opção bem interessante também pode ser o consórcio de carro seminovo, já que nele você consegue um veículo conservado.

É considerado seminovo um carro que já foi usado, mas:

  • Tem pouco tempo de fabricação (em média 3 anos de fabricação ou desde que saiu da loja);
  • A quilometragem ainda é baixa;
  • A lataria, parte interna e toda a parte mecânica está em ótimo estado.

Essa pode ser uma boa opção para quem busca por um veículo conservado, mas não quer pagar o valor do novo.

LEIA TAMBÉM: É possível cancelar o consórcio Honda? Descubra!

Cuidados ao escolher um carro usado

Por se tratar da compra de um bem usado, é muito importante tomar alguns cuidados para não se arrepender no momento da compra.

Inspeção física

Analise bem toda a parte física do carro: lataria, se está tudo ok com as funcionalidades, equipamentos, acessórios, estado do motor, dispositivos do capô, barulhos estranhos e tudo o quanto você puder verificar.

Esse é o momento certo de você gastar tempo olhando cada detalhe do carro para ver se está funcionando. Aliás, é importantes testar ele em várias situações: ligado, desligado, dirigindo e outras formas.

Nesse momento, a ajuda de um profissional (como mecânico de confiança ou perito automotivo) pode ser muito importante para ter esse olhar mais crítico e detalhado.

Documentação

Outra parte importante é conferir os dados do carro como número do chassi, regularidade dele nos órgãos de trânsito, legalidade do veículo e IPVA.

Perfil do vendedor

Além disso, é muito importante que você use sua carta de crédito em uma concessionaria ou pessoa de confiança, buscando conhecer minimante sobre o vendedor.

Além disso, fique atento a forma de negociação para ter certeza de que além de vantajosa, será uma compra segura.

Histórico do veículo

Olhe o histórico do carro, quantos donos já teve, se tem alguma multa registrada, se tem algum indício de roubo/furto, troca de peças importantes do carro e outros detalhes importantes.

Seja detalhista

O resumo é: seja detalhista em todas as decisões. Assim, você evita muita dor de cabeça e não sofre de ter usado mal sua carta de crédito.

Como escolher o consórcio mais seguro

Por isso, para entender se o consórcio vale a pena ou não para comprar o veículo usado, busque todas as informações possíveis sobre a administradora que você tem interesse de entrar.

Não tenha pressa na hora de fechar o negócio e analisar o contrato! Fique muito atento se realmente está tudo o que foi conversado, taxas de reajustes, dinâmica do consórcio e tudo que estiver lá.



Escrito por Thiago Sousa Redator

Estudante de Línguas Estrangeiras Aplicadas (LEA-MSI) na UnB. Conteudista, apaixonado por tecnologia e poliglota que usa o marketing de conteúdo para proporcionar acesso fácil à educação sobre finanças pessoais.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.