Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
cartao
isca
Não
semestral

Senha do Cartão Cidadão: Como cadastrar para acessar o FGTS e PIS? Aprenda!

Através do Cartão Cidadão é possível ter acesso a vários benefícios oferecidos pelo governo. No entanto, ante é preciso cadastrar a senha para desbloquear o uso. Confira como fazer!

Artigo escrito por Isabela Matsura em 31 de Maio de 2023

Por segurança, a senha do Cartão Cidadão não vem cadastrado na internet. Isso, para evitar fraudes e que outras pessoas acessem os benefícios do cartão, como Bolsa Família, Seguro-desemprego, FGTS e PIS.

Esse cartão funciona como um cartão de débito. Mas, também serve como um documento para qualquer trabalhador que já teve carteira assinada e beneficiários de programas sociais do governo.

No entanto, para conseguir usar o Cartão Cidadão é necessário ter uma senha, que não vem junto com ele no momento da criação. Por isso, leia o artigo e descubra como cadastrar sua senha!

VEJA TAMBÉM: Como sacar o PIS pelo Caixa Tem? Aprenda!

O que é o Cartão Cidadão?

O Cartão Cidadão é um documento criado pelo Governo Federal para dar acesso aos benefícios sociais e trabalhistas, que pode ser utilizado em qualquer agência das Lotéricas ou da Caixa Econômica Federal.

Assim, é possível realizar saques do FGTS, Bolsa Família, Seguro Desemprego, PIS e Abono Salarial, além de consultas aos benefícios sem burocracia.

Em regimes de trabalho CLT (Consolidações das Leis do Trabalho), existe uma grande chance de precisar desse cartão para receber os seus direitos, sendo um trabalho atual ou não.

Sendo assim, o Cartão Cidadão é para quem possui benefício social e não o recebe em conta.

Entretanto, se você possui conta individual, como a Poupança e Poupança Social Digital, ou Conta Corrente na Caixa, pode receber seu benefício direto na sua conta, sem precisar emitir um novo cartão.

Como cadastrar a senha do Cartão Cidadão

Para conseguir usar o Cartão Cidadão para saques e consultas aos benefícios, é necessário antes cadastrar uma senha para desbloquear o cartão.

Esse processo pode ser feito presencialmente em uma agência Caixa, ou por telefone.

Como fazer o cadastro da senha do Cartão Cidadão em uma agência Caixa

Para cadastra a senha do Cartão Cidadão presencialmente, basta ir em uma agência da Caixa e solicitar atendimento. Em seguida, falar o que deseja que o atendente irá te auxiliar.

Para isso, não é preciso apresentar o Cartão Cidadão. Todavia, é preciso levar pelo menos um documento de identificação com foto. As opções oferecidas pela Caixa são:

  • Carteira de identidade;
  • Carteira Nacional de Habilitação, seja física ou digital, desde que com foto;
  • Carteira profissional, como OAB, CRM e afins;
  • Carteira de Trabalho Digital (CTPS);
  • Carteira funcional;
  • Identidade militar;
  • Carteira de identidade de estrangeiros;
  • Passaporte.

Como fazer o cadastro da senha do Cartão Cidadão por telefone

Para fazer a senha do Cartão Cidadão por telefone, basta ligar para o Atendimento Caixa ao Cidadão, no número 0800 726 0207.

Assim, precisa escolher as opções “cartão social” e “cadastramento de senha” para ter a autorização da criação da senha.

Contudo, o processo só será finalizado após ir em uma casa lotérica passadas 2 horas que o cadastro por telefone foi finalizado.

Esse procedimento de comparecer em uma lotérica para validar a senha é para evitar fraudes com o seu cartão. Por esse motivo, solicitam um documento de identificação com foto e o Cartão Cidadão.

Além disso, também é necessário terá que levar um Termo de Responsabilidade preenchido, disponibilizado pela Caixa, e só o assinar no atendimento na Lotérica.

Quantos números tem a senha do Cartão Cidadão?

A senha do Cartão Cidadão é composto por 6 dígitos, apenas em números. Entretanto, esses números não podem ser da data de seu nascimento, ou os 6 primeiros números no PIS.

Ademais, também não é possível criar uma senha com sequência numérica ou números repetidos. Por exemplo, 123456 e 111111 respectivamente.

Esqueci a senha do meu Cartão Cidadão, e agora?

Esqueceu a senha do Cartão Cidadão ou errou a senha 3 vezes e ele foi bloqueado? É possível mudar a senha para recuperá-la. O procedimento, pode ser feito em uma das agências Caixas ou pelo Atendimento Caixa ao Cidadão.

Como alterar a senha do Cartão Cidadão nas agências Caixa

Para recuperar a senha presencialmente em uma das agências da Caixa Econômica Federal, é preciso estar levando:

  • RG ou qualquer outro documento de identidade com foto permitido pela instituição;
  • CPF ou documento que contenham o número de Cadastro de Pessoa Física (RG, CNH, CTPS, entre outros);
  • Cartão Cidadão;
  • Termo de Responsabilidade assinado no cadastramento da senha do cartão.

É importante pensar em uma senha de fácil acesso para evitar perder a senha novamente. Caso contrário, terá que fazer o processo de recadastramento de novo.

Como recuperar a senha do Cartão Cidadão por telefone

Em caso de esquecimento ou qualquer outro motivo para precisar fazer o recadastramento, a solicitação da nova senha deve ser da seguinte maneira:

  1. Entre em contato no número 0800 726 0207;
  2. Escolha a opção “Cartão e senha do Cartão Cidadão”;
  3. Informe se deseja receber as informações a partir de seu PIS ou CPF;
  4. Selecione a opção “Solicitar nova senha”.

Em seguida, você deve ir à uma casa lotérica para concluir o processo de alteração e recuperação da senha do seu cartão.

Perguntas frequentes

Como emitir o Cartão Cidadão?
Qual o limite do Cartão Cidadão?
Como consultar o saldo do Cartão Cidadão?
É possível cadastrar a senha do Cartão Cidadão pela internet?
CONTINUE LENDO


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.