Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
cartao
isca
Não
semestral

Débito e Crédito tem diferença? Saiba quando usar cada um

Cartões de crédito e débito são muito utilizados atualmente. Mas mesmo assim, suas diferenças ainda são motivo de dúvida entre muitas pessoas. Confira quais são.

Artigo escrito por Isabela Matsura em 22 de Junho de 2023

Você sabe a diferença entre débito e crédito? Essa é uma dúvida comum entre muitas pessoas que usam cartão, apesar de fazer parte do dia a dia de muitos brasileiros.

No entanto, é essencial saber as vantagens e desvantagens de cada modalidade de cartão, para escolher a melhor forma de pagamento.

Portanto, entenda agora as diferenças entre cartão de crédito e débito e descomplique essa ferramenta!

VEJA TAMBÉM: Cartão Santander SX é crédito ou débito? Confira!

Diferença entre crédito e débito no cartão: veja qual é

Para entender a diferença entre débito e crédito no cartão, é preciso entender como as modalidades funcionam.

Com o cartão de débito, para realizar pagamentos é preciso ter dinheiro na conta corrente, ou seja, sem dinheiro disponível não é possível realizar compras.

Dessa forma, ao utilizar o cartão de débito para pagar algo, o dinheiro é descontado imediatamente da conta e o preço total do produto é pago naquele momento, de uma só vez. 

O cartão de crédito, no entanto, funciona como um tipo de empréstimo. Afinal, você faz compras agora e só pagará no vencimento da fatura.

Portanto, é o banco ou a operadora do cartão que faz o pagamento para a loja. Além disso, essa modalidade permite parcelar compras, caso deseje e pagar ao longo dos meses.

Vantagens e desvantagens dos cartões de crédito e débito

Independente das diferenças entre cartão e débito, ambas as modalidades de cartão possuem vantagens e desvantagens que eles oferecem ao titular do cartão. Os benefícios, de modo geral, são:

Cartão de CréditoCartão de Débito
Maior prazo de pagamentoSem contas futuras
Possibilidade de parcelamentoMaior controle de gastos
Programa de pontosSem riscos de gastar mais do que o que tem na conta
Programa de milhasSem preocupação com juros de fatura ou do cartão
Gastos detalhados na fatura Mais opções de cartões sem anuidade
Vantagens dos cartões de crédito e débito.

Os benefícios do cartão de débito são praticamente os mesmos de fazer um pagamento à vista, como aproveitar os descontos que algumas lojas oferecem ao pagar dessa maneira.

Enquanto isso, o cartão de crédito pode se tornar um grande aliado nas suas compras, principalmente se precisar de um limite alto para adquiri um produto mais caro.

Mas, embora as vantagens sejam muito atrativas, é necessário se atentar também às desvantagens. Desse modo, é mais fácil evitar que um cartão não atenda suas necessidades.

Desvantagens do cartão de crédito

Muitas pessoas escolhem ter um cartão de crédito pela oferta de programa de pontos, como o Mastercard Surpreenda, e programas de milhas.

Essas são as principais vantagens do crédito, mas é preciso tomar cuidado para não perder o controle na hora da compra e ter faturas muito altas no fim do mês se o seu limite for maior que a sua renda.

Dessa forma, se não puder pagar o valor da fatura, terá que arcar com mais taxas, além dos juros do cartão de crédito. Essa, é uma forma que faz muitas pessoas entrarem em dívidas e terem o nome sujo.

Entretanto, há opções para evitar que isso aconteça. Por exemplo, ter apps de controle financeiro para garantir que seus gastos caberão no seu orçamento.

Além disso, o limite do cartão também se torna um problema se ele é muito menor do que os gastos que o titular tem por mês. Assim, faz ele ter que ter outro cartão de crédito, ou outro meio de pagamento.

Desvantagens do cartão de débito

Já o cartão de débito, possui como desvantagem a obrigação de ter que ter saldo na conta e não ser possível fazer compras parceladas.

Desse modo, se o titular do cartão deseja comprar algo de alto valor, como uma geladeira, por exemplo, ele terá que fazer o pagamento à vista e com o saldo presente na conta.

Ou seja, para fazer uma compra, é preciso economizar dinheiro para ter o valor total necessário. Portanto, se é compra urgente e não se planejou para isso, não consegue concluir a compra e fazer o pagamento.

Por isso, para quem opta por ter um cartão de débito, recomenda-se ter um planejamento financeiro, para sempre ter um dinheiro extra disponível para situações emergenciais.

Além disso, existem menos variedade de programa de pontos e milhas que são aceitos em cartões de débito. Assim, enquanto os gastos no cartão de crédito rendem recompensas, isso não acontece no débito com tanta frequência.

Por fim, o estorno no cartão de débito tem uma burocracia maior pelo dinheiro ser retirado da conta no momento da compra.

E também, não é uma prática muito comum lojas on-line terem a opção de pagamento com esse cartão. Mas, existem outras maneiras viáveis, como o pagamento em boleto ou transferências, como o PIX.

Cartão de crédito ou débito, qual vale mais a pena?

Não existe apenas um cartão de crédito ou débito que valha mais a pena, mas sim, o que mais se adequa as suas necessidades, desejos e finanças. Por isso, cada pessoa deve avaliar qual é o melhor cartão.

No entanto, é preciso ter alguns cuidados ao escolher entre um cartão de crédito ou débito, pois cada opção pode ser mais ou menos vantajosa de acordo com a modalidade.

Para pessoas que costumam fazer compras grandes, por exemplo, pode ser melhor ter o cartão de crédito. Dessa maneira, pode contar com a possibilidade de parcelamento.

Mas, se faz compras cotidianas e pequenas, e tem o dinheiro em mãos, uma boa opção é ter o cartão de débito para não ter dívidas no mês seguinte.

Outra opção, caso deseje ter os dois, existem uma terceira modalidade: o cartão múltiplo, que possibilita compras no crédito e no débito no mesmo produto.

Por isso, vale a pena analisar e escolher qual o melhor a ser utilizado de acordo com o seu comportamento. Usar cartões oferece muita facilidade, desde que seja o adequado para seu perfil.

Portanto, confira essas ótimas opções de cartões com débito e crédito disponíveis:

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar
CONTINUE LENDO


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.