Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
cartao
isca
Não
anual

Pode enviar foto de cartão? Conheça os riscos!

As informações de um cartão de crédito podem ser muitos prejudiciais quando caem nas mãos erradas. Confira o artigo para entender os riscos de enviar foto de cartão!

Artigo escrito por Isabela Matsura em 02 de Agosto de 2022

Cartões de crédito e débito são sinônimo de praticidade, e muitos criminosos aproveitam essa praticidade para cometer crimes cibernéticos. Golpes e tentativas de fraude de cartão são muito comuns, e o envio de foto de cartão facilita esse processo.

Deve evitar de todas as formar enviar fotos que contenham dados pela internet, seja redes sociais, e-mail, ou em outras plataformas para qualquer pessoa, por mais confiável que seja.

É preciso ser cuidadoso até mesmo com fotos, para que não vaze nenhum dado do cartão. Essas informações podem ser compartilhadas com outras pessoas e chegar à mão de criminosos, facilitando a sua ação.

Quais riscos existem em enviar foto de cartão?

Tirar foto de cartão e publicar na internet, ou enviar por algum meio, ajuda os criminosos a fraudarem esse cartão, uma vez que os dados estarão registrados na mídia.

Imagem contém foto de cartão de crédito com cadeado.
Riscos em enviar fotos de cartão.

As fotos revelam informações do cartão essenciais para a realização de fraudes, clonagem e compras on-line. Por isso, o ideal é que ninguém tenha esses dados além do titular do cartão, de forma digital ou física.

As informações também podem ser compartilhadas se o aparelho onde está for hackeado, furtado ou roubado. Além disso, as pessoas também pode encaminhar mensagem e e-mails. Assim, o titular do cartão estará à mercê de diversos crimes e prejuízos financeiros.

O compartilhamentos de dados pode impactar muito na vida financeira. Os criminosos cibernéticos podem usar as informações para fazer compras exorbitantes e pedir empréstimos em grande quantia, fazendo o usuário entrar em dívidas difíceis de sair.

Dessa forma, é essencial que não deixe que ninguém ter acesso ao seu cartão, e que mantenha-o sempre com você.

Outros cuidados para evitar crimes cibernéticos

  • Não entregue o seu cartão à funcionários de loja. Mas, peça sempre que a maquininha seja levada até você;
  • Na hora do pagamento, ao realizar uma compra física, cubra o código de segurança e o número do cartão para que outras pessoas não vejam essas informações;
  • Não deixe salvo qualquer foto de cartão em nenhum lugar;
  • Não registre os dados em qualquer local, principalmente o código de segurança;
  • Para compras na internet, use cartão virtual;
  • Não salve os dados da sua conta em estabelecimentos virtuais;
  • Monitore o uso do seu cartão.

Seguindo esses passos, incluindo não enviar foto de cartão para ninguém em nenhum momento, o seu cartão e as suas finanças pessoais estarão mais seguros em relação a crimes cibernéticos. Tenha muita atenção ao uso de cartões, principalmente de crédito.



Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.