Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
cartao
Não

Cartão de crédito perdido: Saiba o que fazer!

Perder um item pessoal já é ruim, mas ter um cartão perdido pode ser ainda pior. Saiba como agir nesta situação!

Artigo escrito por Jennifer Figueiredo em 08 de Setembro de 2023

“Perdi meu cartão de crédito! E agora?” Essa é uma situação bastante comum e pode acontecer. Por isso, é importante saber o que fazer caso tenha um cartão de crédito perdido.

O cartão de crédito é um produto financeiro muito útil e prático para fazer pagamentos em poucos segundos, sem precisar andar com dinheiro na carteira.

Mas, é preciso ter cuidado ao sair com seu cartão e guardá-lo em um lugar seguro para evitar que tenha o cartão roubado ou perdido.

Infelizmente, se isso aconteceu com você, entenda quais providências tomar caso possua um cartão perdido!

VEJA TAMBÉM: Melhores Cartões de Crédito [Ranking Completo]

Cartão de crédito perdido: como agir nessa situação?

Ao perceber que seu cartão está pedido e não consegue encontrá-lo, é importante agir rápido! Principalmente, quando se trata de um cartão por aproximação, que não exige senha para transações.

Então, fique atento ao que você deve fazer para evitar compras indevidas com seu cartão de crédito perdido:

1. Informe a perda do cartão ao banco imediatamente

Os bancos ou instituições financeiras emissoras são as responsáveis pela administração do cartão, inclusive em caso de perda, roubo ou furto.

Por isso, você deve ligar imediatamente para a operadora do cartão ou entrar em contato no chat, via Internet Banking ou aplicativo do banco.

2. Faça o bloqueio do cartão perdido

Sabia que tem como bloquear o cartão perdido? Assim que contatar o banco sobre a perda do cartão, você pode solicitar o bloqueio imediato da versão de plástico.

Dessa forma, mesmo que outra pessoa encontre seu cartão de crédito perdido frente e verso e consiga ver os números do cartão, não será possível fazer nenhuma compra com ele, pois estará bloqueado.

3. Solicite a 2ª via do cartão

Após o bloqueio do cartão perdido, o banco poderá emitir e enviar um novo cartão ao seu endereço. Enquanto isso, é possível continuar utilizando seu cartão de crédito digital, disponível no app bancário.

Mas, verifique com a instituição se há taxas para emitir a 2ª via do cartão, pois nem sempre esse serviço é gratuito.

4. Acompanhe o envio do novo cartão

Durante o envio de um produto financeiro ao cliente, alguns bancos permitem rastrear o cartão de crédito, dependendo da empresa que o transporta.

Além disso, é possível acompanhar as atualizações no próprio app do cartão!

5. Desbloqueie e utilize seu novo cartão

Assim que o cartão de crédito chegar, siga as instruções no aplicativo bancário para conseguir desbloqueá-lo. Mas, caso tenha dúvidas, é possível ligar para o banco e pedir o desbloqueio.

É possível rastrear cartão de crédito perdido?

Infelizmente, ainda não tem como rastrear um cartão de crédito perdido, pois ele não possui nenhum sistema de localização.

Só será possível saber o estabelecimento onde o cartão foi usado, caso façam uma compra com ele. Mas, antes disso acontecer, solicite o bloqueio do cartão imediatamente!

Ademais, todo cuidado é necessário com seu cartão de crédito, afinal, ninguém quer correr o risco de perder um produto financeiro tão importante como este.

Perdi meu cartão e usaram em compras: o que fazer?

Caso tenham usado seu cartão de crédito perdido em pagamentos por aproximação e transações indevidas, informe seu banco imediatamente para que seja possível cancelar as compras no cartão.

Talvez, ainda seja necessário registrar um boletim de ocorrência e até acionar o Procon, caso a instituição não faça o estorno do cartão de crédito.

Por fim, existem maneiras de evitar dores de cabeça pela perda do cartão, além do cuidado com o item, também é possível contratar um seguro de cartão de crédito.

O serviço é bastante útil para quem é titular de cartão que tenha um limite elevado e perdê-lo signifique um grande risco para as finanças desta pessoa.

VEJA TAMBÉM: O que é cartão Private Label? Saiba como funciona!



Escrito por Jennifer Figueiredo Jornalista

Jornalista pela Universidade do Oeste Paulista, Analista de conteúdo e Redatora há 5 anos, apurando e escrevendo sobre educação, produtos e serviços financeiros.

  • Jornalista;
  • Analista de Conteúdo;
  • Redatora Web e SEO sobre produtos financeiros desde 2018.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.