Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
cartao
isca
Não
anual

O banco pode bloquear o cartão? Veja as situações possíveis!

Em alguns momentos o banco pode bloquear o seu cartão, seja por segurança ou inadimplência. Entenda quais são as situações em que isso ocorre e como evitar!

Artigo escrito por Isabela Matsura em 19 de Setembro de 2023

São várias as situações em que o banco pode bloquear o seu cartão. E isso pode ser um grande inconveniente, visto que o cartão de crédito é o meio de pagamento mais utilizado hoje.

Por isso, se você está entre os consumidores que utilizam o cartão de crédito para fazer as suas compras, é importante saber os momentos em que o banco pode fazer o bloqueio do seu cartão.

É muito grande o desconforto em ter a linha de crédito bloqueada. Mas, se você ler o artigo saberá como evitar esse tipo de problema e constrangimento decorrente! Confira a seguir.

VEJA TAMBÉM: Cartões de Crédito aprovados na hora || Como pagar a fatura do Cartão de Crédito

Em quais situações o banco pode bloquear o cartão?

Os bancos tradicionais e digitais têm permissão para bloquear o cartão do titular em diversos momentos, tanto para evitar a falta de cumprimento de uma obrigação, como em casos de clonagem e fraude.

No entanto, quem está com suas contas em dia e realiza todas as transações corretamente tem menos chance de passar por isso. Mesmo assim, é bom saber o que evitar.

Entenderemos todas as situações em que o banco pode bloquear o seu cartão, que são:

  1. Falta de pagamento da fatura;
  2. Suspeita de fraude;
  3. Encerramento da conta pelo titular;
  4. Manutenção no sistema bancário.

1. Bloqueio do cartão por falta de pagamento da fatura

A situação mais comum em que o banco pode bloquear o seu cartão, é se não pagar a fatura. Quando o cliente não paga, ele entra no ciclo de cobrança do banco. Assim, o cartão é bloqueado dependendo do prazo de pagamento do banco.

No entanto, isso não é feito imediatamente. Por norma, o banco entra em contato com o devedor para o colocar a par da situação, e dar a oportunidade de regularizar e sair das dívidas.

O prazo varia de acordo com algumas condições. Uma delas, por exemplo, é se tem risco do cliente não honrar o pagamento, ao analisar o seu histórico e renda pessoal.

Nesse caso, se ele tem menos probabilidade de pagar a dívida, o prazo para o bloqueio é menor.

Quando o cliente atrasa os pagamentos, ele entra no crédito rotativo. E embora seja uma vantagem para o banco devido aos jutos altos, existe um limite para isso.

Isso porque, se o cliente não consegue mais pagar, o banco perde a rentabilidade e o cliente. Por isso, a instituição bancária opta por fazer o bloqueio do cartão de crédito.

2. O banco pode bloquear o cartão em suspeita de fraude

A tendência é que os bancos estejam sempre de olho em movimentações financeiras de seus clientes visando a segurança dele.

Dessa forma forma, todas as vezes que a instituição bancária detecta uma situação que indica fraude, ela bloqueia a linha de crédito do cartão. Veja algumas das circunstâncias que indicam esse problema.

Movimentações realizadas em lugares distantes

O banco identifica como suspeita de fraude se vê transições em locais muito longes um do outro. Por exemplo, ele vê uma transição feita no Brasil e minutos depois em outro país.

Normalmente, nesse caso o bloqueio é instantâneo e comunica ao cliente depois a suspensão do cartão. Mas, às vezes pode bloquear o cartão depois de consultar o cliente.

Pequenas movimentações consecutivas

É comum que o fraudador de cartão de crédito faça pagamentos de valor muito pequeno e seguidos, para verificar se o cartão está ativo.

A instituição financeira ao perceber isso, entra em contato com o cliente para verificar se foi ele que realizou as transações. Caso contrário, a agência realiza o bloqueio.

Compras fora do seu comportamento

O banco estuda até mesmo o seu comportamento de compra e os estabelecimentos que costuma frequentar para evitar o uso indevido do produto.

Desse modo, se houve uma compra em um local que não frequenta, como mercados distantes, ou com valores atípicos, ele já identifica como fraude.

Assim, esse é outro momento em que o banco pode bloquear o cartão.

Transações em alto valor

Quando é feita uma transação muito alta em relação aos valores usuais, a instituição financeira suspeita de fraude também.

Mas, nesse caso, se o valor está dentro do limite da linha de crédito do cliente, o comum é que o banco entre em contato com ele para verificar a origem da transação.

Por poder ser uma possibilidade, o banco não bloqueia imediatamente para não impedir que o cliente use seu cartão.

3. Ao encerrar a conta, o banco pode bloquear o cartão

Quando o titular encerra sua conta em determinado banco, seus cartões pertencentes também são bloqueados, assim como os cartões adicionais.

No entanto, alguns bancos mantêm informações ativas sobre o cartão no Internet Banking mesmo após encerrar a conta. Por isso, algumas pessoas têm dúvidas se o cartão ainda está disponível para uso.

Além disso, se o seu cartão estiver vinculado à conta de outra pessoa, saiba que o titular poderá ter bloqueado. Dessa forma, certifique-se se foi proposital antes de procurar a agência bancária.

4. Bloqueio do cartão por manutenção no sistema bancário

Por fim, esta é a última situação em que o banco pode bloquear o seu cartão. Algumas instituições financeiras podem suspender os cartões para fazer manutenções no sistema, ou se verificar falhas.

Contudo, nessas circunstâncias o cliente nunca deve ser pego se surpresa. Segundo a Proteste, associação de defesa dos consumidores, qualquer indisponibilidade deve ser divulgada, prévia e ostensivamente.

Ou seja, esse aviso deve ser feito antes para que os clientes possam se preparar e evitar passar por transtornos e embaraços. Caso contrário, o banco pode responder por danos morais ao consumidor.

Como evitar que o banco possa bloquear o cartão?

Como dito, a situação mais recorrente que o banco bloqueia um cartão, é se o cliente não cumpre com os pagamentos da fatura. Por isso, uma das dicas é ativar o débito automático da fatura.

Com o débito automático programado, o cliente não precisa se preocupar em esquecer de fazer o pagamento da fatura. Mas, se não houver saldo suficiente para isso, deve buscar outras opções.

Se estiver faltando recursos para pagar a fatura, o titular do cartão pode ir atrás de empréstimos mais baratos que o parcelamento e crédito rotativo do cartão.

E, se o pagamento mesmo assim atrasar, é de bom tom entrar em contato com o banco para explicar a situação e dizer que logo estará regularizada. Assim, além de evitar o bloqueio do cartão, também evita que seu score seja prejudicado.

Por fim, se possui um cartão de crédito internacional, e o utilizar em viagens fora do Brasil, como nos Estados Unidos, tome cuidado ao fazer pagamento.

Em outros países, é comum que não usem o sistema de pagamento por chip, e sim pela tarja magnética do cartão, que é mais fácil de ser clonada.

CONTINUE LENDO



Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.