Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
cartao
isca
Não
anual

Fatura de cartão de crédito: Melhores formas de pagar!

Pagar a fatura do cartão de crédito é extremamente essencial, e há mais de uma maneira de fazer isso. Confira todas elas agora mesmo!

Artigo escrito por Isabela Matsura em 19 de Setembro de 2023

Um cartão de crédito pode ser uma faca de dois gumes na mão de quem não consegue controlar muito bem o seu dinheiro e a sensação de poder comprar tudo o que quiser pode subir à cabeça.

Por isso, é importante lembrar que todo o dinheiro gasto estará na fatura de cartão de crédito.

Deixe de lado o meme de que o dinheiro que pode ser gasto é o seu salário junto com o valor do limite do seu cartão, viu? O que vale é pagar suas contas em dia e não ter cobranças atrasadas.

Afinal, sair das dívidas pode não ser tão fácil.

Mas, o cartão de crédito quando usado por alguém com uma boa educação financeira, é um ótimo parceiro para negócios e muito útil. Leia o artigo para saber as formas possíveis da fatura do cartão.

VEJA TAMBÉM: Como pagar a fatura da TIM com cartão de crédito || Aprenda tudo sobre o Pix com Cartão de Crédito

O que é fatura de cartão de crédito?

A fatura de cartão de crédito é basicamente um documento que mostra todos os gastos realizados em crédito no período de um mês, à vista ou parcelado.

Todas as compras realizadas nesse período, até a data de fechamento do cartão, são contabilizadas na fatura para que você possa pagá-la até a data de validade estabelecida pelo banco.

O documento também mostra o valor total e o valor mínimo que pode ser pago caso você não tenha o valor total.

Algumas instituições financeiras fazem o envio da fatura impressa para você ter acesso a esses dados, mas também é possível ver através do app.

Como emitir a fatura do cartão

Se ainda não possui acesso à sua conta online, a instituição financeira responsável pelo Cartão de Crédito pode oferecer diversas soluções para quem recebeu a fatura atrasada, ou não a recebeu.

É possível emitir a fatura de cartão de crédito das seguintes maneiras:

1. Internet banking e aplicativo

No menu do app, em “Cartões de Crédito”, você consegue visualizar detalhes da fatura e fazer o pagamento, por computador ou celular.

Se não tem acesso, basta ir à sua agência habilitar sua conta online e criar uma senha.

2. Central de atendimento

Ligando para a central de atendimento do seu banco, também é possível solicitar a fatura do seu cartão e ter informações sobre a sua conta.

Existem bancos que permitem a solicitação da fatura de cartão de crédito por SMS, mas precisa verificar se o seu banco tem esse serviço.

Basta enviar uma mensagem para o número de atendimento do seu banco com a palavra BOLETO.

3. Caixa eletrônico ou gerente

Em último caso, você pode tentar ir presencialmente no banco, se não for digital, e consultar o gerente.

No caixa eletrônico a fatura geralmente está disponível no menu em “Cartões de crédito”, em seguida em “Fatura”. Assim, deve aparecer na tela todos os detalhes da fatura.

Com o gerente, o processo é parecido. Mas, poderá descobrir porque não recebeu ou porque houve atraso da entrega da fatura impressa.

Como pagar a fatura do cartão de crédito

O recomendado é que pague a fatura do cartão de crédito à vista sempre que possível, na data limite ou adiantado. No entanto, existem outras opções de pagamento, como:

  • Parcelamento da fatura;
  • Pagamento mínimo ou parcial;
  • Pagamento inferior ao mínimo.

Essas opções são possíveis, contudo, cada uma tem uma consequência diferente e precisa de responsabilidade extra para as dívidas não se acumularem. Vamos ver cada uma dessas opções.

1. Parcelamento da fatura

Parcelar a fatura de cartão de crédito significa dividir o saldo do mês vigente em parcelas fixas para os próximos meses. No entanto, dessa vez possui juros e IOF.

Ao fazer isso, o cartão de crédito continua liberado normalmente, mas com o restante de limite disponível.

Vale lembrar também que você receberá a fatura no próximo mês referente ao que você gastar junto com a primeira mensalidade do parcelamento.

2. Pagamento mínimo ou parcial

O pagamento mínimo da fatura de cartão de crédito é o valor que o banco estabelece como mínimo a ser pago. Ele também está sujeito a cobrança de encargos e taxas.

Atualmente, esse valor corresponde à 15% do valor total da fatura.

Assim, se o valor da sua fatura é de R$1000,00 reais, o pagamento mínimo é R$150,00. Mas, pagamento mínimo é como um financiamento automático. Portanto, o restante é cobrado na fatura seguinte com juros.

O pagamento parcial da fatura é quase o mesmo que o pagamento mínimo, no entanto, nesse caso você tem a flexibilidade de escolher quanto pagar, desde que seja acima do valor mínimo.

3. Pagamento inferior ao mínimo

Nesse caso, o cartão é cancelado e o usuário entrará nos cadastros restritivos. Além disso serão cobrados juros e multa na próxima fatura.

Imagem representa mulher pagando fatura do cartão de crédito em uma agência bancária.
Entenda onde pode realizar o pagamento das faturas do cartão de crédito.

Onde realizar o pagamento das faturas de cartão?

O pagamento das faturas de cartão de crédito podem ser feitos on-line ou presencialmente. Algumas escolhas que pode ter são:

  • Através do app no celular ou computador;
  • Através do Internet Banking;
  • Usando o débito automático;
  • Com QR Code Pix;
  • Pessoalmente na agência física.

Qual a melhor maneira de pagar a fatura de cartão de crédito?

Como dito anteriormente, a melhor forma é pagar à vista e não atrasar a fatura. Assim, você evita os juros e taxas cobras em cima das parcelas e pagamentos mínimos ou parciais.

Essas taxas e juros parecem muitas vezes inofensivos, por serem considerados baixos. No entanto, os cartões de créditos são muitas vezes dívidas acumulativas e tomam uma proporção muito maior do que o imaginado.

Ou seja, deixe para parcelar a fatura de seu cartão de crédito apenas se souber que nos próximos meses terá o dinheiro para arcar com as mensalidades. Caso contrário, poderá acumular dívidas.

E se escolher pagar o valor mínimo ou parcial, não se esqueça de pagar até a data estabelecida, pois você já estará no rotativo do cartão.

Quando não nos preparamos financeiramente e não temos um planejamento financeiro, podemos acabar em uma situação onde não há dinheiro suficiente.

Assim, as faturas de cartão de crédito entram em atraso, e viram uma verdadeira bola de neve.

Por isso é muito importante prestar atenção ao orçamento das suas finanças pessoais ao utilizar o cartão de crédito, e ter controle do seu dinheiro. Dessa forma, evitará entrar em dívidas das quais é difícil sair.



Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.