Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
cartao
isca
Sim
anual

O que é anuidade do cartão? Entenda agora como funciona!

Aprenda o que significa anuidade do cartão, como funciona essa cobrança e quais as vantagens dela existir.

Artigo escrito por Isabela Matsura em 06 de Dezembro de 2023

Quer entender o que é anuidade do cartão? Consulte todas as informações e esclareça suas dúvidas!

O número de transações usando o cartão de crédito está em constante crescimento, segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços). O valor movimentado com cartões durante o ano de 2022 chegou a ultrapassar três trilhões de reais, pelo levantamento da associação.

Além de ser um meio de pagamento eficaz, prático e seguro, os melhores cartões de crédito para cada perfil também proporcionam os melhores benefícios para o dia a dia do cliente.

Mas, ao fazer um cartão de crédito muitos consumidores têm dúvidas sobre o que significa anuidade do cartão e para que serve essa cobrança. Por isso, vamos detalhar esse assunto a seguir!

Anuidade do cartão: o que é?

A anuidade de cartão de crédito é uma cobrança anual pela contratação e uso do cartão, realizada pelo banco emissor.

Essa tarifa é utilizada para custear a manutenção dos produtos e serviços relacionados ao cartão, melhorias e atualizações periódicas e também para investir na central de atendimento ao cliente.

É importante lembrar que nem todos os cartões cobram a anuidade, mas a tarifa é permitida e regulamentada pelo Banco Central do Brasil.

A anuidade é mensal ou anual?

Cada instituição financeira estipula um valor anual para essa tarifa. Daí vem o nome “anuidade“, pois deve ser paga durante o ano, enquanto for cliente do cartão de crédito.

Mas, a maioria dos bancos dividem o total da anuidade em valores mensais, parcelando-a em 12x, 8x, 6x ou 4x, dependendo do emissor. Assim, a tarifa não pesará tanto no orçamento pessoal do cliente.

Como definem o valor da anuidade do cartão

Para entender como funciona a anuidade do cartão é importante saber que o valor é definido pelo banco de acordo com algumas características de cada produto.

Ou seja, a tarifa será diferente dependendo da bandeira do cartão e sua variante (Gold, Platinum, Black, por exemplo), limite pré-aprovado e benefícios disponíveis.

Veja este exemplo de cartões Azul Itaú:

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

O cartão de crédito internacional, Gold, Platinum e Infinite são diferentes variantes do Azul Itaú. Como pode ver, cada versão é mais exclusiva, aumentando suas vantagens e também a tarifa de anuidade.

No entanto, existem cartões que não cobram essa taxa e oferecem o mesmo serviço financeiro. Por isso, os cartões que apresentam anuidade oferecem outros benefícios para compensar.

A anuidade pode ser isenta durante um certo período, por meses ou até 1 ano. Mas, como isso não é regra, pode haver cobrança logo que começar a usar o cartão.

Além disso, muitos bancos emitem cartões de anuidade zero, em que o uso do cartão é gratuito para sempre.

Se receber uma cobrança mesmo assim, o ideal é procurar o PROCON para reclamar sobre a instituição financeira.

LEIA TAMBÉM: Como Ganhar Milhas com Cartão de Crédito (Guia Definitivo)

Imagem representa mulher em dúvida de como saber o valor da anuidade do seu cartão de crédito.
Entenda como saber o valor da anuidade do seu cartão de crédito.

Como saber o valor da anuidade?

Caso já tenha o cartão de crédito, o valor da tarifa pode ser visto no contrato do cartão, no aplicativo da instituição financeira ou internet banking e por fim, pode ser solicitada pelo telefone do banco.

Mas, o cliente deve estar ciente do valor da anuidade no ato da contratação. Use o Comparador de Cartões de Crédito para saber a anuidade dos cartões e compará-las:

Compare os cartões de crédito

Selecione abaixo os cartões que você deseja comparar

Cartão Will Bank Cartão Will Bank
Selecione aqui o 2º cartão
URL Verificada
Sujeito à análise de crédito
Anuidade
Anuidade: Gratuita
Cobertura: Internacional
Bandeira
Limite de crédito
Personalizado
Benefícios
Benefícios: Descontos
Renda mínima
Renda mínima: R$ 0,00

O valor da tarifa pode ser negociado?

Se gosta do cartão de crédito que está utilizando, mas não quer mais pagar o valor da anuidade determinada, saiba que pode negociá-la na central de atendimento do banco em questão.

Os emissores estão acostumados a receber esse tipo de pedido, e levam em conta algumas variáveis: o quanto você gasta com seu cartão, pontualidade no pagamento e cobertura de uso.

No entanto, existem cartões que dependendo do seu gasto, a tarifa não é cobrada. Por exemplo, o Cartão Santander SX tem anuidade, mas se gastar mais de R$100,00 na fatura, ela já não é cobrada.

É importante lembrar que a anuidade muda todos os anos, portanto a negociação deve ser feita regularmente.

Tipos de Anuidade de cartão de crédito

Cada instituição financeira pode cobrar a anuidade do cartão de crédito da maneira que desejar. Sendo assim, existem vários tipos da tarifa.

Convencional

Na anuidade convencional o valor da tarifa é fixo e pago uma vez por ano, à vista, ou parcelado em até 3 vezes. Normalmente ela não convém em planos básicos.

Essa forma é considerada bem transparente, já o usuário sabe exatamente o valor da fatura. Assim, ele entende o quanto paga.

Diferenciada

Já a anuidade diferenciada é a mais conhecida no Brasil. Nessa modalidade, o valor da taxa é paga mensalmente.

O valor é mais acessível dessa maneira, mas também é preciso tomar cuidado. Isso pois o valor dividido aparenta ser menor. Nela, o cliente pode não ter conhecimento do valor total a ser pago, já que é descontado diretamente na fatura do cartão.

Dependente

A cobrança da anuidade dependente é apenas quando outra pessoa da sua família usa o seu cartão de crédito.

O pagamento depende das compras feitas pelo cartão. Assim, se não fizer nenhum gasto no mês não há cobrança da tarifa.

Esse tipo de anuidade ó ótimo para pessoas que não costumam parcelar compras e só usam o cartão de crédito em ocasiões específicas.

Gratuita

A anuidade gratuita é quando o banco responsável pelo cartão decide não cobrar nenhuma taxa da tarifa, independente do valor que é gasto.

Essa é uma prática cada vez mais comum, e que fez muitas pessoas migrarem para os bancos digitais por serem os primeiros a oferecer essa solução.

Da mesma forma, fez os bancos tradicionais buscarem se digitalizar e inovar.

São exemplos de cartões com anuidade gratuita:

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

LEIA TAMBÉM: Quantas milhas para viajar são necessárias? Descubra agora!

Especial

Por último, a anuidade especial se refere às instituições financeiras que cobram o valor da taxa de formas especiais para alguns clientes.

Muitos bancos, principalmente nas contas universitárias, oferecem converter o valor da tarifa para créditos no celular. Se inclui nessa categoria também os bancos que não a cobram no primeiro ano de uso.

LEIA TAMBÉM: Como diminuir tarifas bancárias: Dicas para poupar muito dinheiro

Afinal, vale a pena pagar a anuidade do cartão?

Como dito anteriormente, as instituições financeiras que cobram anuidade de cartão de crédito, oferecem benefícios que compensam o valor da taxa e justifiquem o pagamento.

Geralmente, esses benefícios são descontos, programas de pontos, de milhas, que agregam valor a esse produto. Dependendo da tarifa e dos benefícios oferecidos, pode te fazer até economizar dinheiro.

Mas, antes de aderir a um cartão de crédito, deve pesquisar a fundo sobre os valores da tarifa e os benefícios que esse cartão pode oferecer.

Assim, poderá ver se mesmo com uma taxa, os benefícios atendem às suas necessidades e são bons para as suas finanças de tal forma que vale a pena pagar essa tarifa.



Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.