Melhores Melhores Guias Guias Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
anual

Quando é o Carnaval 2022? Descubra e confira dicas para economizar!

Já sabe qual a data do Carnaval de 2022? Os dias de folia já estão definidos! Confira também dicas de como fazer o seu planejamento financeiro para a festa e economizar!

Artigo escrito por Jennifer Figueiredo em 27 de Janeiro de 2022

Rufem os tambores, pois o tão esperado Carnaval 2022 está chegando e já tem data marcada no calendário!

Portanto, se você está pensando em se programar para aproveitar esse feriado do carnaval esse ano e ainda economizar dinheiro, vai gostar das dicas que foram preparadas neste conteúdo.

Mas, antes de se planejar financeiramente, é importante saber quando vai ser o Carnaval de 2022! Então, confira a seguir!

O que é o Carnaval?

Certamente, essa data é muito conhecida pelos brasileiros, já que faz parte da cultura e tradição do país. Mas você sabe o que é o Carnaval?

O Carnaval é um período de 4 dias de celebrações, festas e diversão para muitas pessoas. O evento, que acontece todos os anos, alterna entre os meses de fevereiro e março. A data sempre começa em um sábado e termina numa terça-feira.

Além disso, a festa é adaptada seguindo os costumes locais de cada região do país, integrando danças, músicas, fantasias, desfiles de blocos, apresentação de escolas de samba, trios elétricos e muito mais!

Além da folia, há ainda o viés religioso criado pela igreja católica. Assim, após o Carnaval encerrar, na quarta-feira de cinzas, os católicos iniciam a Quaresma, um período em que dedicam à penitência em preparação para a Páscoa, ficando restritos geralmente de carne, mas também de outros alimentos, bebidas ou outras atividades.

Por isso, agora que você já sabe um pouco sobre a história dessa festa tão característica do Brasil, confira a seguir a data do carnaval de 2022!

Quando será o Carnaval em 2022?

A data oficial do Carnaval é móvel todos anos e determinada por critério católico, de acordo com a Páscoa.

Assim que a Páscoa é definida, no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de março, o dia do Carnaval é oficializado 47 dias antes do domingo de Páscoa.

Portanto, a terça-feira de Carnaval 2022 será dia 01 de março, lembrando que a folia começa a partir do sábado da semana anterior.

Contudo, muitas questões estão sendo levantadas sobre esse assunto, principalmente quanto à realização de eventos promovidos pelas prefeituras e estados de cada região.

Como sabemos, as festas de Carnaval 2021 no Brasil foram, primeiramente, adiadas e, depois, canceladas pelas organizações, devido ao risco de aglomerações e transmissão da Covid-19.

Restrições e medidas de distanciamento

Assim como em 2020 e 2021, a festa do Carnaval 2022 não está sendo diferente: Alguns governadores e prefeitos já cancelaram festas e blocos de carnaval devido ao avanço de mais uma variante da Covid-19.

Segundo o portal CNN, os tradicionais desfiles das escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro foram, mais uma vez, adiados por conta do avanço da Ômicron, podendo acontecer no feriado de 21 de abril, dia de Tiradentes.

Sendo assim, é importante salientar cuidados nas comemorações na data do Carnaval de 2022, prezando sempre pelas medidas sanitárias, uso de máscara e distanciamento.

5 Dicas para curtir o Carnaval e economizar

Economizar nas viagens de carnaval é totalmente possível, assim como para tudo na vida. Por isso, chegou a hora de fazer o seu planejamento.

Então, confira as principais dicas de organização financeira que preparamos:

1. Defina um limite de gastos

Já sabe quantos dias da data do carnaval de 2022 você pretende aproveitar? Então, determine um valor total de gastos para todo o período e divida pelo número de dias de folia que você deseja gastar.

Assim, com uma meta estipulada é possível poupar e economizar a quantia ao longo das semanas até juntar todo o montante para a data das celebrações.

Além disso, com um limite de gastos definidos para cada dia, corre-se menos risco de extrapolar o orçamento e acabar gastando todo o dinheiro reservado, logo no início das festividades.

Mobills: Finanças e Cartões

4.5 300
URL verificada
Plataforma Android, iOS e Web.
Funcionalidades Controle de contas, cartões planejamentos e objetivos.
Preço Menos de R$8,40 por mês para ter suas contas em dia.
Benefícios App com ótima usabilidade e Design.
URL verificada
  • Mais detalhes do Mobills
    • Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
    • Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
    • Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.

2. Compre antes o que for consumir

Sabemos que na beira da praia ou mesmo no comércio em dias de evento, os preços ficam muito mais elevados.

Por isso, pode ser um bom plano comprar antes tudo o que precisa para aproveitar o feriadão. Além disso, se está pensando em gastar menos, faça uma lista de compras e pesquise os preços antes, para aproveitar as ofertas dos supermercados.

3. Planeje a alimentação diária

Pesquise antes de embarcar para lugares turísticos, quais são os restaurantes com o melhor custo benefício. Assim, você já sabe exatamente onde poderá comer e pagar um valor justo, sem surpresas.

Caso pretenda dividir o espaço com amigos ou família e preparar as refeições, atente-se para fazer uma divisão justa quanto às compras no mercado e pague apenas sua parte, sobre os produtos que irá consumir ao longo dos dias.

4. Pesquise sobre os meios de transporte

Se pretende viajar para um lugar diferente, é importante entender como funciona o transporte no local para saber se vale a pena ir de carro, ônibus ou avião (utilizando milhas aéreas, se tiver).

Caso for percorrer pequenas distâncias e com um grupo de amigos por exemplo, é possível dividir os custos do combustível.

Já no seu destino, avalie a necessidade de utilizar o veículo, principalmente para as noites de folia, já que é proibido e perigoso beber e dirigir.

Portanto, caso haja um bom sistema de transporte público, utilize-o para se locomover ou então, consulte o valor de uma corrida por aplicativo e garanta que chegará em segurança até sua estadia.

5. Antecipe a compra de fantasias e adereços

Você é do time que adora um bloquinho de rua, fantasias e adereços de Carnaval? Então, já comece a planejar o figurino para encontrar os melhores preços.

Família curtindo o carnaval
Família curtindo o carnaval

É possível comprar fantasias prontas no comércio ou pela internet e, se quiser inovar e explorar suas habilidades manuais, faça sua própria fantasia.

Calma, não é tão difícil quanto parece! Você pode pesquisar por tutoriais, dicas e inspirações no YouTube, Instagram e outras redes sociais. Além disso, também dá para aproveitar roupas e itens que já tenha em casa.

História do Carnaval no Brasil e no mundo

Há muitos anos, no Sul da Europa, as primeiras celebrações do Carnaval foram surgindo, na época era uma festa pagã.

Segundo alguns estudos, Carnaval é uma palavra de origem latina que com o sentido de “retirar a carne”. Assim, o termo nomeava o período Quaresma, em que católicos deixam de comer, beber ou fazer coisas que mais gostam.

Dessa forma, um dia antes dessa privação, os religiosos festejavam para consumir tudo o que não poderiam pelos próximos 40 dias. A data então, ficou determinada pela igreja católica na terça-feira, 47 dias antes da Páscoa.

Com o passar dos anos e a popularização da celebração entre as culturas, o Carnaval foi ganhando novas características, como baile de máscaras e outras tradições.

No Brasil, como já conhecemos, o Carnaval é um evento popular que mobiliza milhões de foliões pelo país e aquece a economia nessa época, atraindo turistas de todas as partes do mundo.

Por isso, há diversos tipos de eventos para todos os gostos e bolsos. Enquanto algumas celebrações contam com shows privados, outras apresentações de artistas famosos acontecem em locais públicos para todos aproveitarem.

Quando será o Carnaval nos próximos anos?

O Carnaval não é um evento com dia fixo, todos os anos. Por isso, há diferentes previsões para as próximas celebrações, acompanhe:

  • 1 de março de 2022;
  • 21 de fevereiro de 2023;
  • 13 de fevereiro de 2024;
  • 4 de março de 2025.

Por fim, a data do Carnaval é considerada ponto facultativo, ou seja, não é feriado oficialmente para alguns locais.

Então, para que tudo saia como planejado e você possa aproveitar a folia, verifique se sua empresa dará folga do trabalho na data ou solicite o dia off com antecedência.

Continue aprendendo!

E aí, pronto para organizar as contas e aproveitar o Carnaval 2022 gastando pouco?

Aproveite todas as nossas dicas para organizar suas finanças pessoais no nosso Blog e em nossos outros canais, como o Instagram @mobillsapp e em nosso canal no YouTube.

VEJA TAMBÉM: Como economizar dinheiro na prática



Escrito por Jennifer Figueiredo Jornalista

Jornalista pela Universidade do Oeste Paulista, Analista de conteúdo e Redatora há 4 anos, apurando e escrevendo sobre educação, produtos e serviços financeiros.

  • Jornalista;
  • Analista de Conteúdo;
  • Redatora Web e SEO sobre produtos financeiros desde 2018.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


Você também vai gostar...


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!