Se você usa a internet, provavelmente deve conhecer o YouTube, certo? Mas, você conhece as principais formas de como ganhar dinheiro no YouTube?
Com quase 2 bilhões de usuários ativos, a plataforma mais popular de vídeos, o YouTube, chegou ao Brasil em junho de 2007, se tornando febre entre os jovens.
Essa popularidade se dá pela facilidade de criar conteúdo, uma vez que apenas com um celular com câmera e internet é possível ganhar dinheiro na plataforma.
Com isso, é possível encontrar todos os tipos de conteúdo navegando pelo site, sejam dicas domésticas, tutoriais de jogos, pois o YouTube abrange praticamente todos os públicos.
Dessa maneira, os criadores de conteúdo logo perceberam que, além de ser um hobbie, fazer vídeos poderia ser uma profissão que, inclusive, pode dar um bom retorno financeiro.
Então, continue lendo e saiba como ganhar dinheiro no YouTube!
VEJA TAMBÉM: Como ganhar dinheiro assistindo vídeos: sites e apps comprovados || Melhores jogos para ganhar dinheiro de verdade
Agora que você sabe que existem formas de como ganhar dinheiro no Youtube, deve estar se perguntando: “Como é possível fazer isso?”
Confira a seguir algumas maneiras para faturar com um canal e dicas para executar cada uma delas!
Primeiramente, vamos falar da maneira mais clássica de ganhos: a monetização. Com essa forma, você ganha um valor a cada vez que alguém assiste seu vídeo.
Isso, porque o YouTube possui um programa de parceria com seus criadores de conteúdo, chamado de YPP (YouTube Programa de Parceria), que remunera por números de cliques.
Existem algumas exigências para a monetização do YouTube, sendo algumas delas:
O pagamento é feito pelo que é chamado de CPM (Custo Por Mil Visualizações). Dessa maneira, cada canal tem um valor de CPM e quem decide é o YouTube.
Além disso, mesmo que seu canal cumpra todas as especificações, a plataforma é que decide se ele será aprovado para monetização ou não, com base nas diretrizes de conteúdo para publicidade.
VEJA TAMBÉM: Como Crescer no YouTube: Saiba como fazer seu canal ter destaque || Qual é o YouTuber mais rico do mundo? Conheça agora!
Quando um canal fica apto para monetizar, também passa a permitir incluir anúncios durante a exibição dos vídeos. Mesmo que a prática seja polêmica, ela garante um bom retorno financeiro.
Os anúncios funcionam de forma bem semelhante a monetização dos vídeos – são pagos por número de cliques e visualizações. Assim, quanto mais assistem, mais dinheiro você ganha.
Além disso, o criador de conteúdo pode receber um valor ainda maior ou menor dependendo da interação dos usuários com o anúncio.
Desse modo, quanto mais tempo o usuário assistir ao anúncio sem pular, melhor. E, se além de assistir, o usuário clicar no anúncio, aumenta ainda mais o valor recebido pelo dono do canal.
O YouTube age como intermediário entre o anunciante e o produtor de conteúdo, Dessa forma, os anunciantes escolhem um perfil de canal que deseja anunciar e o YouTube faz esse alinhamento.
Existem alguns tipos de anúncio, confira quais são:
Divulgar links de afiliados vem se tornando, também, uma forma muito eficaz de ganhar dinheiro. Os afiliados divulgam serviços e produtos de pessoas ou marcas na Internet, e ganham comissão por isso.
No YouTube, por exemplo, é possível fazer essa divulgação através da disponibilização desses links nos vídeos que você posta, o que vai fazer com que você ganhe boas comissões.
Mas, para conseguir ganhar dinheiro com isso mesmo, é preciso ter um bom volume de tráfego para o seu canal. Afinal, quanto mais pessoas acessarem a sua página, melhor.
O YouTube disponibiliza a seus criadores de conteúdo a possibilidade de criação de um clube de membros, com assinatura mensal e benefícios exclusivos.
Nesse caso, o valor da mensalidade e os benefícios oferecidos são de responsabilidade do canal e do criador de conteúdo. Mas, é preciso cumprir alguns requisitos para usar o recurso:
É comum que os youtubers ofereçam aos membros vídeos exclusivos, lives e figurinhas para usar nos comentários. Assim, é mais uma forma de usar o app para ganhar dinheiro.
Além disso, vale ressaltar que essa opção não é válida para canais classificados para crianças.
Essa categoria também é diretamente relacionada aos usuários. Afinal, eles podem pagar um valor pré-determinado para deixar seu comentário ou imagens animadas em destaque.
Todavia, essa alternativa de monetização só funciona em transmissões ao vivo, nos chats de bate-papo. Dessa forma, só é vantajoso se o seu canal costuma fazer esse tipo de vídeo.
Com a visibilidade alcançada com o seu canal, também é possível ser vitrine para produtos e serviços. Dessa maneira, você pode ganhar uma comissão sobre cada venda realizada.
Se você trabalha com marketing de afiliados, por exemplo, pode ganhar dinheiro divulgando seus links personalizados. Mas, é importante que os produtos estejam alinhados com o seu público.
Imagine que você tem um canal de YouTube para dar dicas de beleza. Nesse caso, pode divulgar links de produtos de beleza, itens de higiene e artigos relacionados a esse tema.
Ao focar no público que te assiste, você tem mais chances de vender do que se divulgasse um link de uma caixa de ferramentas, por exemplo. Portanto, é preciso ter estratégia!
Ao criar uma comunidade fiel no YouTube, o criador de conteúdo pode ser contratado pelas marcas para apresentar ou fazer uso de um produto ou serviço em seus vídeos.
Desse modo, a publicidade patrocinada é mais uma maneira de ganhar dinheiro online. No entanto, é preciso tomar cuidado para que seu canal não tenha apenas patrocínios.
Saber equilibrar entre publicidade e conteúdos orgânicos é a chave para manter seus inscritos interessados. Assim, pode utilizar vários recursos de monetização.
O YouTube Shorts permite gravar e editar vídeos curtos de até 60 segundos no formato de feed vertical. Assim, o novo formato concorre com o TikTok e reels do Instagram.
Esse tipo de vídeo é muito interessante para conseguir a atenção dos usuários, principalmente aqueles que acessam o YouTube pelo celular. Afinal, é um conteúdo de consumo rápido.
Portanto, crie conteúdos do zero ou edite pequenos cortes de um vídeo para publicar no Shorts. Além disso, use criatividade e estratégia para instigar o usuário a ver mais e acessar o seu canal!
Existem regras a serem seguidas para ter a monetização do shorts. Algumas delas são:
Atente-se para essas regras e monetize, também, o Shorts para ganhar dinheiro com o YouTube!
Provavelmente, você já deve ter visto, no YouTube, alguns vídeos em forma de tutorial ensinando algo que as pessoas não sabem como fazer. Esse é um dos conteúdos mais buscados no app.
Afinal, a maioria delas, com certeza, já parou para pesquisar algo do tipo na plataforma. Portanto, após monetizar seu canal, você pode pensar nas seguintes opções:
Outra alternativa muito interessante é falar sobre jogos. Isso porque essa é, com certeza, uma das tendências de gravação mais promissoras na plataforma do YouTube.
Afinal, 3 em cada 4 brasileiros consomem algum tipo de jogo eletrônico, de acordo com uma pesquisa da PGB (Pesquisa Game Brasil). Desse modo, as pesquisas no app sobre jogos são inúmeras!
Por isso, se você gosta de algum jogo e tem propriedade para falar sobre ele e também para jogá-lo, por que não fazer disso uma forma de ganhar dinheiro no YouTube?
O YouTube Shopping permite a marcação de produtos diretamente nos vídeos. Dessa maneira, os espectadores podem comprar os itens sem precisar sair do app para pesquisar.
Por isso, é uma ótima oportunidade para divulgar os artigos que você vende ou links de afiliados. Assim, seja você vendedor ou parceiro de uma marca, é possível ganhar dinheiro!
No entanto, as regras mudam se você vai vender seus próprios produtos ou de outra pessoa. Para vender produtos de outras marcas, os requisitos costumam ser mais exigentes.
Todas as opções de monetização estão, de certa forma, interligadas. Portanto, não dá para eleger uma única que seja melhor e defina unicamente como ganhar dinheiro no YouTube.
Mas se tivermos que escolher uma mais importante, sem dúvidas seria a de Monetizar o Canal. Afinal, todas as outras partem desse ponto e todas precisam de conteúdos publicados.
Além disso, para se profissionalizar ou só garantir uma renda extra na plataforma é fundamental conhecer as diretrizes de monetização! Caso contrário, pode ser até mesmo banido do app.
VEJA TAMBÉM: Ganhar dinheiro assistindo vídeos no YouTube é possível? Confira!
Achou interessante e quer começar seu canal no YouTube para ganhar dinheiro? É bem simples, basta criar um canal na plataforma, e começar a gravar seus vídeos!
A seguir, confira o passo a passo de como criar um canal no YouTube:
- Para começar, acesse o YouTube;
- Clique em “Fazer Login” no canto superior direito;
- Escolha “Criar uma conta”;
- Escolha se a conta é para você ou para uma empresa;
- Siga os passos informados.
Após saber como ganhar dinheiro no YouTube, é importante descobrir como é feito o pagamento.
Como dito, ele acontece com base no CPM. Então, quem determina o valor é o próprio YouTube. Mas, é sabemos que alguns critérios são levados em consideração, como a popularidade e engajamento.
O primeiro passo para receber a receita gerada com seu canal é ter uma conta no Google Adsense. Além disso, deve ter feito mais de US$ 100 dólares, que é o valor mínimo para retirada.
Como a sede da empresa não fica no Brasil, os pagamentos são feitos sempre em dólar. Dessa forma, eles convertidos para o real na hora da transferência para a conta do dono do canal.
O número de inscritos para ganhar dinheiro no YouTube é de no mínimo mil. E para ter direito a esse pagamento, o youtuber deve alcançar 4 mil horas de exibição públicas válidas nos últimos 12 meses.
Apesar de parecer simples, ser youtuber e fazê-lo fonte de renda exige atenção e trabalho. Sendo assim, é preciso ser consistente e criativo na hora de criar conteúdo e fidelizar seu público.
Por isso, selecionamos 7 dicas práticas para você fazer seu canal crescer e, quem sabe, ser um profissional da criação de conteúdo.
Se você sonha em ser youtuber, o primeiro passo para um canal de sucesso é amar o assunto do qual vai falar. O entusiasmo de falar sobre algo que ama, sem dúvidas, vai contagiar seus seguidores.
E, também, é preciso colocar muita energia para ter consistência para publicar os vídeos sempre, de preferência no mesmo horário. Por isso, gostar do que está falando é essencial.
Parece clichê, não é mesmo? Mas é verdade, fica muito mais fácil ter esse empenho e colocar energia em algo que nós acreditamos e pelo qual temos interesse e paixão.
Muito provavelmente as pessoas irão te chamar por esse nome, então pense em algo inovador, que seja legal e faça referência ao nicho de mercado que você quer atingir.
Para isso, faça uma lista com possíveis nomes, vá falando eles em voz alta, tente pensar na sua marca e no que gostaria que ela representasse. Além disso, pense no seu público alvo!
Depois disso, verifique se o nome escolhido está disponível na plataforma. A dica é escolher alguns nomes e testar até encontrar um que seja bom para seu canal e que esteja disponível.
Para fidelizar seu público é importante que haja identificação. Dessa maneira, é imprescindível que você tenha bem definido qual estilo você quer ter como youtuber.
Além disso, muitos usuários da plataforma se baseiam na identificação visual com seu canal, então crie uma marca forte, com boa identidade visual.
Porém, não se esqueça que tanto o estilo, quanto a identidade visual têm que ser algo que tenha sua cara. Afinal, você é a estrela e principal protagonista em seu canal.
Você pode ter vergonha de falar para as pessoas que tem um canal no YouTube, mas deixe a timidez de lado. Para ganhar dinheiro no YouTube, a divulgação é uma das partes mais importantes!
Um fator importante que pode fazer diferença para o crescimento do seu canal é a divulgação nas redes sociais. Então, identifique em qual rede social seu público alvo está e crie seu perfil.
Em seguida, interaja com a maior quantidade de pessoas possível, comente outros perfis e responda quem comentar no seu. Fora isso, seja sempre simpático e acessível.
Sempre que postar vídeo novo, avise nas suas redes sociais, peça para as pessoas interagirem, faça perguntas, seja interessante. Dessa forma, vair criar uma comunidade em suas redes.
Search Engine Optimization ou SEO, como é mais conhecido, é um mecanismo usado pelo Google para determinar a posição do seu vídeo nas páginas de busca.
Trata-se de otimizações que devem ser aplicadas no título e descrição do seu vídeo, para garantir que as pessoas encontrem seu vídeo de forma orgânica. Ou seja, buscando na aba pesquisar.
Você deve definir uma palavra-chave que, em outras palavras, é a palavra base do seu vídeo. E, a partir daí, desenvolver título do vídeo, descrição e tags.
É possível aprender mais sobre SEO no próprio YouTube, com os materiais da plataforma.
Primeiramente, tenha um bom conteúdo. De nada adianta seguir todos os passos se o conteúdo do seu canal for fraco e desinteressante. Por isso, é preciso pensar bem!
Desse jeito, as pessoas que assistirem aos seus vídeos não irão se inscrever nem continuar no canal. Então, pesquise, se dedique e traga sempre assuntos interessantes para sua audiência.
Não pense que um dia a preocupação vai acabar, pois isso não é verdade. Os grandes nomes do YouTube têm um ponto crucial em comum: estão constantemente se renovando.
Por isso, fique de olho em tudo que diz respeito ao seu nicho, estude bastante e perceba as novas tendências que estão acontecendo. Afinal, a tecnologia e redes estão sempre mudando.
Dessa maneira seu canal estará sempre com novidades e agregando coisas boas, e consequentemente crescendo cada dia mais. Assim, você também se adequa às novas formas de monetização.
Por ser uma profissão relativamente nova, é normal surgir dúvidas quando falamos em como ganhar dinheiro com o YouTube. Por isso, separamos algumas das questões mais frequentes para te ajudar.
Quantas visualizações precisam para ganhar dinheiro no YouTube?
O pagamento do YouTube é feito em dólares e é baseado na regra de CPM (custo por mil). Ou seja, a cada 1.000 visualizações o youtuber pode ganhar valores entre 0,25 e 4,50 dólares, o que é no Brasil um valor entre 1 e 19 reais.
Quanto ganha um youtuber?
O método de pagamento do YouTube é o CPM e ele é variável, dependendo de diversos fatores.
Alguns criadores de conteúdo maiores chegam a receber valores acima dos R$ 500 mil por mês, apenas de monetização dos vídeos.
Apesar de não divulgar os valores pagos para seus criadores, estima-se que o valor do CPM esteja entre U$ 0,60 a U$ 7,60.
O que dá mais dinheiro no YouTube?
Os conteúdos de finanças tiveram uma ascensão durante o ano de 2020 e são, em 2021, os líderes do ranking.
Outro conteúdo que gera bastante engajamento são os gameplays. Youtubers grandes como Felipe Neto apostam nas lives jogando com sua equipe para movimentar o canal.
Canais culinários também tiveram crescimento durante 2020. Então, se você gosta de cozinhar, que tal começar a preparar algumas receitas para o canal?
É possível ganhar muito dinheiro no YouTube?
A história da plataforma no Brasil e no mundo nos diz que sim, é possível ganhar muito dinheiro com o YouTube e mudar de vida.
Para isso, porém, é preciso foco, determinação e ficar de olho em tudo que está acontecendo de novo no mundo.
Quanto a pessoa ganha por visualização no YouTube?
Apesar de não divulgar quanto paga de CPM para seus criadores de conteúdo, estima-se que a plataforma esteja remunerando em torno de U$ 0,60 a U$ 7,60.
Esse valor depende de diversos fatores e é determinado pelo próprio YouTube. Porém, é possível entrar em contato com a central de atendimento e negociar o valor.
Quantos seguidores precisa para ganhar dinheiro no YouTube?
As diretrizes para monetização do YouTube dizem que, para começar a monetizar o canal, é necessário ter ao menos 1 mil seguidores.
Além disso, é preciso ter mais de 4 mil horas de conteúdo assistido nos últimos 12 meses. Outro fator importante é que, mesmo cumprindo as exigências, é a plataforma que aprova ou não a entrada no YPP.
O YouTube, apesar de outras redes aderirem o formato de vídeo, continua sendo uma das redes sociais mais usadas do Brasil. Especialmente para quem prefere um conteúdo mais especializado.
Dessa forma, visto que o mercado está em crescimento nos últimos anos, investir na criação de vídeos online continua se mostrando muito rentável – desde que você inove.
Para começar, é interessante saber usar um editor de vídeo bom. Por exemplo, o InVideo, uma biblioteca com mais de 10 milhões de músicas e imagens de planos Premium.
Além disso, você consegue saber usar um editor de vídeo facilmente através dos tutoriais disponíveis e pode exportar seus vídeos em questão de minutos dentro da plataforma.
Ganhar dinheiro com o YouTube é possível, com muito esforço e dedicação! Esteja atento às movimentações do mercado, explore sua criatividade e estude sobre estratégias de fidelização.
Leia também: Como ganhar dinheiro na internet? 19 Formas + Ferramentas