Trabalhou com carteira assinada em 2023 ganhando até dois salários mínimos? Fique atento! Nessa segunda-feira (29), acaba o prazo para saque do PIS/Pasep de 2025.
De acordo com o balanço mais recente do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), até o dia 22 de dezembro, 141.628 trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial.
Com isso, R$ 145,7 milhões ainda estão retidos. Quem perder o prazo deverá aguardar uma convocação especial do MTE para ter acesso novamente ao benefício e recuperar seu pagamento.
Por enquanto, o PIS/Pasep está disponível para saque na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil. Após o prazo, as parcelas não pagas serão devolvidas ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
O PIS/Pasep 2025 tem 2023 como ano-base para cumprimento dos critérios básicos para ter direito ao pagamento. Assim, os trabalhadores que podem receber o abono salarial devem:
Vale ressaltar que empregados domésticos e jovens aprendizes não recebem abono salarial, porque o benefício exige vínculo empregatício com uma empresa, não com outra pessoa física.
É importante lembrar também que o PIS é pago aos trabalhadores da iniciativa privada. O Pasep, por outro lado, é pago a servidores públicos, militares e empregados de estatais.
Os trabalhadores que têm direito ao PIS/Pasep 2025 devem sacar o valor até hoje, 29 de dezembro, último dia do prazo. Caso contrário, será preciso esperar o MTE para reaver o pagamento.
Na Caixa Econômica Federal, são feitos os depósitos do PIS. Ele pode ser sacado por:
Mas, quem não tem conta, pode retirar os valores em agências da Caixa, casas lotéricas, terminais de autoatendimento e correspondente bancário Caixa Aqui.
Já o Banco do Brasil, que deposita o Pasep, o pagamento do abono salarial é feito por:
Em caso de dúvidas, busque as Superintendências Regionais do Trabalho, o serviço Facilita Brasil ou ligue pelo telefone 158 do Alô Trabalho.