Como aumentar o score de crédito é uma dúvida comum para quem busca melhores condições financeiras. Afinal, ele funciona como um “termômetro” da sua reputação no mercado.
Assim, quando maior ele for, mais confiança o mercado terá em você e, consequentemente, será mais fácil ser aprovado em cartões de crédito, financiamentos e empréstimos com juros baixos.
E a boa notícia é que, seguindo passos simples, você consegue melhorar a sua pontuação. Continue lendo para descobrir o que pode fazer para aumentar o seu score!
O score de crédito é uma pontuação que, geralmente, vai de 0 a 1.000 e as empresas usam para avaliar se alguém é um bom pagador ou não. Quanto maior for, menor o risco que ele oferece.
Por isso, ter um score alto é essencial para conseguir os melhores créditos. A seguir, confira dicas imperdíveis para aumentar seu score de crédito de forma prática e fácil!
O principal fator que afeta seu score de crédito é a inadimplência. Portanto, contas como água, luz, telefone, cartão de crédito e os demais boletos devem ser pagas dentro do prazo
Afinal, atrasos frequentes derrubam a sua pontuação. Portanto, se costuma esquecer o prazo, configure alertas ou use o débito automático para manter sempre suas contas em dia.
Estar com o nome sujo é um grande impedimento para aumentar o score de crédito. Portanto, tente regularizar sua situação negociando dívidas e pagando o que você deve.
Após sair das dívidas, verifique se seu nome foi retirado dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC. Depois do pagamento, o score tende a subir de acordo com seu comportamento.
Manter seus dados cadastrais atualizados ajuda as instituições financeiras a analisarem seu perfil com mais precisão. Desse modo, pode ter uma influência positiva na sua situação.
Além disso, dados desatualizados podem atrapalhar o recebimento de propostas de negociação de dívidas ou avisos importantes sobre o seu CPF. Portanto, mantenha sempre atualizado.
O Cadastro Positivo é uma ferramenta que reúne seu histórico de pagamentos e mostra os seus acertos. Assim, pode ajudar a aumentar seu score de crédito se você paga suas contas em dia.
Em muitos cadastro, o Cadastro Positivo é ativado automaticamente, mas nem sempre. Por isso, verifique se sua conta está gratuita e, caso não esteja, faça a adesão gratuita.
Muito se engana quem pensa que apenas pedir crédito com frequência faz seu score cair. A quantidade de pesquisas ao CPF também influencia na pontuação.
Isso porque muitas consultas em pouco tempo podem reduzir seu score, uma vez que indicam um possível risco de inadimplência. Portanto, faça pedidos ou simulações com cautela.
Aumentar o score de crédito pode trazes inúmeras vantagens. Entre elas, ter aprovação mais fácil em cartões de crédito, financiamentos e empréstimos.
Isso porque, quanto maior o seu score, maior a confiança que as instituições financeiras terão em você. Dessa maneira, podem até oferecer condições melhores de pagamento.
Mas, lembre-se que aumentar o score de crédito não acontece do dia para a noite. Sendo assim, é fundamental manter a disciplina e boas práticas financeiras para ter resultado.