Escolher os melhores destinos para viajar no Natal pode parecer uma tarefa difícil, afinal, dezembro é um mês mágico, mas também concorrido.
Seja para fugir da rotina, reencontrar a família ou simplesmente viver a experiência de filmes natalinos na vida real, a escolha do lugar certo define o sucesso das suas férias.
Se você já começou a pesquisar onde passar o natal 2025, sabe que o segredo é o planejamento antecipado.
Com as passagens e hospedagens ficando mais caras conforme o fim do ano se aproxima, ter um mapa claro das opções (das mais luxuosas às mais econômicas) é essencial para garantir a ceia perfeita longe de casa.
Abaixo, preparamos uma seleção especial que mistura o charme do inverno europeu, o calor das praias brasileiras e cidades que se transformam com luzes e decorações.
Para ajudar na sua decisão, mesclamos opções baratas, destinos de luxo e lugares tradicionais. A lista foi organizada de forma estratégica: começamos pelos clássicos inesquecíveis e ao fim, destinos para quem prioriza economizar na viagem de Natal.
Veja também: Melhores lugares para viajar barato no Brasil
Não tem como começar essa lista sem falar do Natal Luz Gramado. É, sem dúvida, o evento natalino mais famoso do Brasil.
A cidade na Serra Gaúcha se transforma em um verdadeiro parque temático a céu aberto. É ideal para natal em família, com desfiles, teatros e o show de acendimento das luzes.
Prepare o bolso, pois é alta temporada, mas a experiência vale cada centavo.
Passar o Natal em Nova York é entrar dentro de um filme de “Esqueceram de Mim”. A árvore do Rockefeller Center, as vitrines da Quinta Avenida e a patinação no Central Park criam uma atmosfera única.
Se você busca o frio, neve e tem um orçamento mais folgado, este é o topo da lista de destinos internacionais natal.
Veja também: Quando desmontar a árvore de Natal? Veja a data certa!
Quer uma viagem internacional sem estourar o orçamento familiar? Buenos Aires é uma excelente opção para viajar barato no natal.
A cidade fica linda, os restaurantes oferecem ceias incríveis com carnes nobres e vinhos, e o câmbio costuma favorecer os brasileiros. O clima é quente, perfeito para passear em Puerto Madero à noite.
Localizada na fronteira com a Alemanha, Estrasburgo se autodenomina a “Capital do Natal”. Seus mercados de Natal (Marché de Noël) são os mais antigos e tradicionais da Europa.
É o destino supremo para quem ama turismo natalino histórico, vinho quente e arquitetura medieval decorada.
Leia também: O que dar de presente de Natal: 10 opções incríveis para 2025
Para quem busca destinos nacionais natal com clima de montanha, mas quer fugir da distância do Sul, Campos do Jordão pode fazer sentido.
A cidade investe pesado na decoração e na programação cultural da Fundação Lia Maria Aguiar. É sofisticado e ótimo para casais.
Se o orçamento permitir e você quiser experimentar uma aventura mais inusitada, vá para a Lapônia.
Lá você pode visitar a Vila do Papai Noel oficial, ver auroras boreais e andar de trenó com renas. É uma viagem para dezembro que ficará marcada para sempre, imersa em neve profunda e magia pura.
Veja também: Como economizar no Natal? Confira 10 dicas para essa data!
Nem todo mundo quer frio. Para muitos, o natal perfeito envolve mar. O Rio de Janeiro oferece uma combinação vibrante de cidade grande e natureza.
Muitos hotéis na orla de Copacabana oferecem pacotes de ceia de natal hotel com vista para o mar, sendo um “aquecimento” perfeito para quem vai emendar Réveillon e Natal.
Menos badalada que Gramado e mais rústica que Campos do Jordão, Monte Verde é perfeita para quem quer um pouco mais de sossego comparado a essas outras cidades.
O clima ameno da Serra da Mantiqueira é perfeito para fondues e lareiras. É uma ótima opção de pacote de viagem natal para casais que querem fugir de aglomerações, apesar de ter um movimento considerável – assim como qualquer ponto turístico durante essa época.
Leia também: Pratos para ceia de Natal: receitas doces e salgadas
Os parques da Disney e da Universal levam a decoração de natal muito a sério.
O “Mickey’s Very Merry Christmas Party” é um evento à parte. Se o foco é diversão para as crianças e compras nos outlets, Orlando continua imbatível.
Para quem quer relaxar nas águas termais, Caldas Novas e Rio Quente são destinos muito procurados no centro-oeste.
Os resorts costumam preparar uma programação especial com recreação para crianças, permitindo que os pais descansem de verdade durante o feriado de natal.
Curitiba tem despontado com o coral de crianças no Palácio Avenida e diversas atrações gratuitas nos parques.
É uma opção urbana, organizada e mais econômica do que Gramado, oferecendo um excelente roteiro de natal.
Veja também: Ceia de Natal econômica: 6 dicas valiosas para 2025
Fechando a lista, Praga no inverno é deslumbrante. A praça da cidade velha, com seu relógio astronômico e o mercado de natal, parece uma pintura.
É mais barato que Paris ou Londres e oferece uma imersão cultural fantástica no inverno europeu.
- Foz do Iguaçu (PR): Com uma rede hoteleira enorme, oferece diárias competitivas mesmo em dezembro. O show de luzes na Itaipu e a decoração na Praça da Paz são atrações lindas e acessíveis para o bolso.
- João Pessoa (PB): Considerada a capital litorânea mais econômica do Nordeste, une praias lindas e gastronomia barata. A decoração natalina na Lagoa do Parque Solon de Lucena é um passeio imperdível e gratuito.
- Petrópolis (RJ): O “Natal Imperial” ilumina os prédios históricos e traz o clima de serra sem os preços altos do Sul. Hospedando-se fora do centro histórico, é possível economizar ainda mais na estadia.
- Ouro Preto (MG): O “Natal de Luz” realça a arquitetura barroca, criando um cenário emocionante e cultural. As pousadas charmosas e a comida mineira farta costumam ter preços muito convidativos nesta época.
- Poços de Caldas (MG): Com o famoso “Natal Poços de Luz” decorando praças inteiras, é um destino acolhedor para famílias. Oferece turismo de bem-estar e águas termais com valores bem mais acessíveis que grandes resorts.
Agora que você já tem os destinos, o desafio é pagar a conta. Dezembro é altíssima temporada, o que significa que encontrar passagens aéreas promocionais pagando em dinheiro é um grande desafio.
É aqui que entra a estratégia de viajar com milhas.
O segredo não é apenas acumular milhas voando, mas sim através do cartão de crédito e, principalmente, comprando pontos em promoções de bônus.
- Compra bonificada: Fique atento à Black Friday (novembro). Se você aproveitou bem a data, foi possível comprar pontos com desconto e transferir com bônus para a companhia aérea sai até 60% mais barato do que pagar a passagem em dinheiro. Use nossa calculadora de compra de passagem com milhas x dinheiro para entender essa conta.
- Antecedência: Para o Natal, a disponibilidade de assentos ficam bem acirradas. Tente emitir sua passagem com 6 a 10 meses de antecedência e planeje sua viagem com antecedência.
- Flexibilidade: Evitar de voar em dias concorridos (como 22 ou 23) podem baratear sua passagem.
- Compare: Ao invés de ir direto no site da companhia, vale a pena comprar nos programas de recompensa, como a Esfera Santander. Além disso, quem faz parte do Clube Esfera tem acesso a alguns benefícios mais exclusivos (como preços mais baixos).
Para fechar nosso guia e garantir que você consiga economizar na viagem, aqui vão algumas dicas de viagem natal essenciais:
Planejar onde passar o natal 2025 com atenção é o primeiro passo para criar memórias que durarão a vida toda. Seja na neve ou na areia, o importante é o espírito de celebração.
Continue lendo: Que dia montar a árvore de Natal em 2025? Saiba quando!