Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
cursos
isca
Sim
semestral

Planilha de Investimentos gratuita no Excel: gerencie sua carteira de ativos!

Se você precisa de ferramentas para fazer uma boa gestão de carteira, conheça a Planilha de Investimentos da Mobills e baixe grátis!

Artigo escrito por Marcos Vitor em 01 de Junho de 2023

Quer gerenciar seu portfólio de ativos? Então você pode utilizar uma planilha de investimentos para te ajudar nesse gerenciamento.

Todo aquele que investe, seja em renda fixa ou variável, deve fazer uma gestão qualificada da sua carteira para minimizar os riscos e alcançar seus objetivos.

Para isso, você pode utilizar várias ferramentas, como aplicativos, plataformas, profissionais e planilhas. Contudo, pela sua capacidade de personalização, talvez, esta seja última seja a melhor opção.

Nesse sentido, a Mobills criou sua própria Planilha de Investimentos, uma ferramenta que te permite registrar e acompanhar seus investimentos de modo simples e rápido.

Ficou curioso? Confira então mais detalhes dessa alternativa de gestão.

Por que uma planilha de investimentos?

Quem quer ser um investidor bem-sucedido precisa ter algumas características e práticas que o permitirão alcançar um retorno acima da média.

Dentre essas práticas estão, por exemplo, o acompanhamento do mercado, o estudo dos ativos e o gerenciamento da carteira.

Portanto, é muito importante ter uma planilha de investimento para começar a aplicar esta última prática.

Com ela, é possível ter uma panorama geral do portfólio, ter acesso ao extrato das aplicações, verificar a rentabilidade de cada ativo e muito mais.

Dessa forma, você saberá em qual classe sua carteira está mais concentrada, quais investimentos estão te gerando um maior retorno e quão perto você está da sua meta financeira.

Planilha de Investimentos Mobills [Baixe Grátis]

A planilha de Investimentos da Mobills vai te auxiliar no controle do seu patrimônio de modo simples, rápido e 100% gratuito. Clique no botão abaixo e baixe grátis!

Mesmo a planilha sendo bastante intuitiva, fizemos um vídeo para te ajudar a preencher os campos e a utilizar as funções.

Aprenda a utilizar a Planilha de Investimentos da Mobills

Como funciona a Planilha de Investimentos?

Para que você utilize a planilha da melhor forma e inicie a sua jornada de controle dos investimentos, acompanhe o seguinte passo a passo:

Primeira vez

Na aba de Instruções, clique no botão Primeira Vez, e siga as etapas preenchendo as informações solicitadas no quadrado com contorno escuro.

Depois de terminada a jornada, registrado os seus investimentos e definido o seu objetivo, será muito mais simples se organizar financeiramente.

Registro da compra e venda de ativos

Na aba Extrato, você poderá registrar todas as movimentações, aportes ou saques, na sua conta Investimento.

Desde títulos de renda Fixa, FII's, fundos de investimento, ETF's, criptomoedas e até ações poderão ser registrados à esquerda em caso de compra, e à direita no momento da venda.

Acompanhe a variação dos seus ativos

Saiba exatamente o quanto que cada ativo do seu portfólio valorizou ou desvalorizou.

Na aba Painel, é possível verificar quais são os ativos “Pontos de Atenção”. Ou seja, aqueles ativos que sofreram uma queda incomum.

Consolide todas as informações em um único Painel

Na aba Painel, você poderá:

  1. Ver o histórico de ganhos de cada ativo;
  2. Ver o seu patrimônio na conta Investimento;
  3. Analisar a sua diversificação;
  4. Observar quais ativos são Pontos de Atenção;
  5. Definir alertas de diversificação;
  6. Acompanhar a evolução do seu objetivo;
  7. Receber dicas de conteúdos incríveis para auxiliar na jornada;

E se você pudesse montar sua própria planilha de investimentos?

A Mobills lançou o curso Excel para Investidores. Nele, são abordados conteúdos de economia, renda fixa, renda variável e carteira de investimentos.

Sendo assim, além de aprender sobre investimentos, você aprenderá como montar sua própria planilha de investimentos a partir do ZERO!

Dessa forma, após a finalização do curso, você estará apto a:

  • Investir seu dinheiro;
  • Fazer o gerenciamento do seu portfólio;
  • Construir uma planilha de controle de investimentos;
  • Utilizar as principais funções do Excel; e
  • Ter um desempenho melhor com suas aplicações.

Qual é a proposta do curso Excel para Investidores?

O curso Excel para Investidores foi idealizado a partir do entendimento da importância de saber não só os conceitos de investimentos em si, mas também de conhecer as ferramentas que nos permitem fazer um acompanhamento melhor do nosso portfólio.

Sem dúvida, uma das ferramentas mais utilizadas para esse objetivo é o Excel, pois ele nos permite ter um panorama geral da nossa carteira e, assim, fazer um melhor acompanhamento.

Claro, para que possamos desfrutar dos benefícios do Excel, precisamos aprender a usá-lo, tanto suas fórmulas como suas funções.

Contudo, para além do contexto de finanças pessoais e investimentos, o Excel pode ser fundamental numa vaga de emprego que podemos conseguir no futuro.

Inclusive, é muito comum hoje em dia as vagas requisitarem um conhecimento pelo menos básico dessa ferramenta.

Mas, apenas entender como usar o Excel e suas ferramentas não basta. Se você não tiver um conhecimento prévio sobre investimentos, dificilmente conseguirá acompanhar seu portfólio ou quais funções terá que usar.

Portanto, nesse curso, você vai aprender conceitos importantes de economia e investimentos para que depois você aprenda o essencial sobre Excel.

No fim do curso, você estará apto a unir os dois conhecimentos e fazer uma planilha de acompanhamento adequada às suas necessidades.

Para quem o curso é indicado?

O curso Excel para Investidores da Mobills é indicado para três tipos de pessoas.

Primeiro, quem nunca investiu e quer aprender a fazer isso do zero, além de entender como fazer a gestão da carteira de investimentos.

Além disso, o curso também será útil para quem já investe, mas quer aprimorar seus conhecimentos conceituais e práticos no que diz respeito às aplicações financeiras.

Por fim, também se beneficiará muito do conteúdo do curso todo aquele que quer aprimorar seus conhecimentos em Excel para uma futura oportunidade de emprego, por exemplo.

Desse modo, podemos perceber que o conteúdo abordado durante as aulas se adequa a várias pessoas com diferentes necessidades.

CONTINUE LENDO


Escrito por Marcos Vitor Especialista em Investimentos

Marcos Vitor é consultor financeiro, economista (UFC), analista CNPI (APIMEC), especialista em investimentos (ANBIMA) e acredita no poder da educação financeira para transformar vidas.

  • Consultor financeiro
  • Economista (UFC)
  • Analista CNPI (n° 3772)
  • Especialista em Investimentos Anbima (CEA)
  • Criptomoedas (NovaDAX)

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.

.
.