Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Sim
anual

Como montar um calendário financeiro? Veja como se planejar!

Quer organizar as finanças? Entenda como funciona um calendário financeiro e saiba como construir o seu!

Artigo escrito por Larissa Brioso em 19 de Setembro de 2023

Está buscando formas de facilitar sua vida financeira? Descubra por que um calendário financeiro pode fazer a diferença no seu dia a dia e saiba como construir o seu de uma maneira fácil.

Administrar as finanças pessoais pode ser um verdadeiro desafio para quem deseja controlar as despesas. Mas, com o auxílio de um calendário financeiro, tudo pode se tornar mais simples e prático na sua vida.

Por isso, se você está buscando ter uma vida financeira mais equilibrada, vamos te mostrar em detalhes como funciona um calendário financeiro, o que você pode colocar nele e, ainda, alguns modelos para você se inspirar. Confira!

O que é um calendário financeiro?

Como o próprio nome já indica, esse recurso nada mais é do que um calendário feito exclusivamente para que você consiga acompanhar seus gastos e ganhos pessoais.

Sendo assim, com ele, é possível anotar ou inserir todas as suas compras, contas e demais despesas de determinado mês do ano.

Dessa maneira, quem conta com um calendário financeiro, pode ter um controle a mais de todas as entradas e saídas de dinheiro do bolso, não deixando de lado o planejamento financeiro que também é fundamental.

Dicas de como montar um calendário financeiro

Algumas situações podem ser prejudiciais ao nosso controle financeiro. Seja por falta de disciplina, preguiça ou falta de tempo.

Isso também se aplica quando precisamos colocar o nosso orçamento em dia. Portanto, para montar o seu próprio calendário financeiro, é importante ver essa ferramenta como sua companheira para a vida.

Tenha o compromisso de sempre atualizá-la quando for necessário, fazendo alterações ou qualquer outro tipo de mudança para manter suas contas em ordem neste e nos próximos anos.

Dito isso, você irá conhecer logo abaixo algumas dicas valiosas do que não pode faltar no seu calendário financeiro:

1. Defina como será seu calendário

Antes de mais nada, é interessante definir que tipo de recurso você irá utilizar para elaborar seu calendário.

Nesse sentido, existem vários recursos que podem te auxiliar, como: planner, agendas diversas, aplicativos de controle financeiro, calendário do seu celular, planilhas do Excel, entre outras opções.

O ideal é que você teste e avalie qual faz mais sentido para você, tanto na questão de funcionalidades oferecidas como em relação à usabilidade.

Não se prenda apenas às ferramentas digitais. Opte por aquilo que te deixe mais confortável na hora de anotar ou inserir os gastos, ganhos, dentre outras atividades relacionadas à sua vida financeira.

2. Escolha os itens que terão no calendário

Para escolher os itens que estarão no seu calendário financeiro, faça as seguintes perguntas a si mesmo:

  • Quais são os meus gastos fixos?
  • Qual o valor dos meus ganhos? (incluindo salário e renda extra)
  • Tenho dívidas a longo prazo?
  • Quais os planos financeiros para o ano?

Com isso em mente, já vai ficar bem mais fácil escolher o que terá ou não no seu calendário financeiro.

Mas não se preocupe em errar, visto que o mais importante está em começar e ir aperfeiçoando essa sua ferramenta de controle aos poucos.

Contudo, temos algumas sugestões que são primordiais e devem conter no seu calendário, tais como:

  • Renda: registre seu salário fixo, assim como o dia em que ele caiu na sua conta bancária. É válido marcar também a data estimada para receber o pagamento;
  • Contas: insira no seu calendário todas as contas em suas respectivas datas de vencimento. Nesta parte, inclua contas mensais, anuais e sazonais (por exemplo: o pagamento do seguro de vida);
  • Dívidas pendentes: anote principalmente aquelas dívidas que possuem altas taxas de juros, como empréstimo, parcelamento do cartão, acordos, dentre outras;
  • Metas financeiras: marque no calendário o possível valor que você irá guardar no mês para não correr o risco de se endividar mais pra frente.

Dica extra: alguns elementos visuais podem ajudar na organização do seu calendário financeiro pessoal. Por isso, use e abuse de cores e categorias que possam facilitar a visualização das suas despesas.

3. Insira eventos ou gastos futuros

Se você tem uma viagem marcada neste ano ou qualquer outro tipo de evento, não esqueça de anotá-lo também em seu calendário.

Isso vai ser importante para que você possa planejar as suas despesas, sem se preocupar tanto com possíveis imprevistos.

4. Use a tecnologia a seu favor

Preferiu fazer seu calendário usando aquela agenda que já tinha na sua casa? Sem problemas! Mas, mesmo assim, você ainda pode usar um pouco de tecnologia para trazer mais praticidade para sua vida financeira.

Neste caso, recomendamos que você use com mais frequência os alarmes do seu celular para lembrá-lo quando chegar o dia de pagar alguma conta.

Desenvolva esse hábito aos poucos e depois conte aqui pra gente como tem sido sua experiência, combinado?

VEJA TAMBÉM: Conheça o melhor seguro para contratar

Modelos de calendário financeiro

Agora que você já sabe como montar seu calendário financeiro sem complicações, trouxemos para você conferir alguns exemplos de calendários prontos.

Calendário financeiro online

Você sabia que é possível fazer o gerenciamento das suas finanças de forma online?

Com o gerenciador financeiro da Mobills, por exemplo, você consegue realizar o seu controle financeiro de forma simples e rápida, sem sair de casa.

Mobills: Finanças e Cartões

Avaliação Mobills
4.5 150
Avaliação Mobills
URL verificada
Plataforma Android, iOS e Web.
Funcionalidades Controle de contas, cartões planejamentos e objetivos.
Preço Menos de R$8,40 por mês para ter suas contas em dia.
Benefícios App com ótima usabilidade e Design.
URL verificada
  • Mais detalhes do Mobills
    • Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
    • Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
    • Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.

Com a nossa ferramenta, você fica cada vez mais perto de alcançar o sucesso financeiro que sempre sonhou.

Calendário financeiro para compras

Quer fazer compras de maneira simples e ainda economizar? Baixe o nosso modelo de lista de compras simples ou detalhado para se organizar quando for ao mercado.

Calendário financeiro para imprimir

Todas as opções abaixo você encontra no Pinterest. Veja mais:

Calendário financeiro para baixar
Modelo de calendário financeiro físico

Como usar um calendário financeiro?

Com o calendário financeiro pronto, está na hora de começar a usá-lo!

Caso ele seja um calendário físico, coloque-o em um lugar da sua casa que você tem o costume de olhar, por exemplo: na porta da geladeira, no guarda-roupas ou em outro lugar.

Isso vai criar o hábito de você sempre checar quais serão suas despesas e demais obrigações financeiras para determinado mês.

Outra observação é que ele deve ser ajustado mensalmente, ou conforme sua necessidade pessoal, considerando os dias úteis, feriados e finais de semana.

Por que é importante utilizar essa ferramenta?

Como você já viu, um calendário pode fazer uma grande diferença na hora de acompanhar os gastos e ganhos que ocorrem durante os meses do ano.

No entanto, ele é bem mais do que isso, já que o mesmo pode ser um companheiro para sua vida em momentos de estabilidade financeira, assim como nos momentos de crise.

Logo, o calendário financeiro foi criado realmente com a intenção de ajudar pessoas de qualquer idade a ter um suporte a mais na hora de se lembrar dos compromissos financeiros que cada um terá no mês ou ano.

Fora que essa ferramenta também pode ser extremamente útil para garantir a estabilidade financeira até mesmo das empresas e instituições.

Ou seja, o calendário é eficiente para ampliar o sucesso das suas finanças e também do seu empreendimento, caso tenha um.

Vantagens de se ter um calendário financeiro

Se você contratou algum serviço financeiro ou comprou um produto parcelado, é importante que se lembre de pagar para não ter que lidar com juros ou até mesmo ter o nome negativado.

Sendo assim, já pensou começar o mês com uma visualização completa de tudo aquilo que você deverá gastar ou pagar? Esse é o poder de um calendário financeiro, pois ele permite:

  • Ver quando suas contas irão vencer;
  • Se planejar com antecedência, em relação aos gastos mensais e anuais (exemplos: IPTU, IPVA, aluguel, mensalidade da faculdade, material escolar, dentre outros);
  • Manter a saúde financeira organizada;
  • Planejar os gastos com o salário mensalmente;
  • Cumprir os prazos estabelecidos para pagar as dívidas;
  • Lembrar de cancelar algum serviço que não utiliza mais;
  • Programar o vencimento de contas e de pagamentos;
  • Definir algumas metas para guardar dinheiro;
  • Adicionar novas despesas ao orçamento, como a compra de um carro, casa e muito mais.
CONTINUE LENDO



Escrito por Larissa Brioso Educadora Financeira

Educadora Financeira na Mobills; formada em Economia pela Universidade Federal do Ceará; e estudante de Gestão de Negócios e Marketing. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em educação financeira, comunicação de marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, SEO e CRM.

  • Editora-chefe do site da Mobills;
  • Formada em Economia;
  • Especializada em Gestão de Negócios e Marketing.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.