Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Perfil financeiro: saiba o que é e como descobrir o seu!

Saiba o que é perfil financeiro, quais os tipos e como descobrir o seu para traçar estratégias financeiras assertivas!

Artigo escrito por Ranielle Oliveira em 24 de Outubro de 2023

Saber que é perfil financeiro é importante para saber como organizar as finanças pessoais da melhor forma. Afinal, ao conhecer de qual perfil faz parte, é possível estar o mais alinhado possível.

A partir desse entendimento, fica mais fácil traçar estratégias financeiras adequadas, pois cada perfil implica em uma realidade financeira diferente.

Por isso, confira a seguir como descobrir qual o seu perfil financeiro e a definição de cada um deles.

Boa leitura!

VEJA TAMBÉM: Educação financeira: dicas práticas + materiais gratuitos

O que é perfil financeiro?

O perfil financeiro é uma análise abrangente da situação econômica de um indivíduo. Ou seja, diz respeito às características que cada pessoa tem ao lidar com o próprio dinheiro.

A análise e composição de cada perfil envolve uma série de fatores, como:

  • hábitos de consumo;
  • receitas e despesas;
  • objetivos financeiros;
  • estratégias de investimentos, etc.

Com isso, ao ter uma visão clara do próprio perfil financeiro, é possível traçar as melhores estratégias para alcançar as metas e os objetivos almejados.

Tipos de perfil financeiro

Cada pessoa se enquadra em um tipo de perfil financeiro que detém características próprias para influenciar diretamente sua vida econômica. Estes perfis são:

  1. Devedor
  2. Gastador
  3. Desligado
  4. Poupador
  5. Investidor.

Confira a seguir a descrição de cada perfil e, a partir disso, identifique em qual deles você se encaixa. Por meio disso, será possível tomar decisões financeiras mais conscientes e alinhadas.

Devedor

O perfil financeiro devedor é aquele que caracteriza pessoas que se encontram, de maneira frequente, em situação de endividamento.

Dessa maneira, pessoas alocadas nesse perfil têm dívidas de cartões de crédito ou outras obrigações financeiras, como empréstimos pessoais, financiamentos, além de estarem sujeitas ao pagamento de juros elevados.

Com isso, para fugir dessa situação é preciso usar estratégias para reduzir as dívidas, como a criação de um planejamento financeiro eficiente.

Gastador

O perfil financeiro gastador se refere às pessoas que tendem a gastar dinheiro de forma excessiva, além dos próprios limites financeiros.

Dessa maneira, é possível que elas tenham dificuldades em controlar os gastos, o que pode resultar em muitas dívidas acumuladas, como em cartões de crédito.

Algumas formas de contornar a situação é criando um orçamento pessoal e estabelecendo limites e prioridades financeiras.

Com isso, será possível evitar gastos exorbitantes, que fujam do orçamento, e ter uma situação financeira saudável, livre de dívidas excessivas.

Desligado

O perfil financeiro desligado diz respeito às pessoas que demonstram uma grande falta de interesse em relação às finanças.

Ou seja, pessoas que não monitoram de maneira regular suas receitas, despesas, dívidas ou investimentos.

Em consequência, é possível não haver, em pessoas que detém esse perfil financeiro, um planejamento financeiro sólido, uma vez que elas não estarão cientes da situação financeira em que se encontram.

Com isso, uma possível solução é uma maior consciência financeira, seja por meio do uso de planilhas de gastos, aplicativos de controle financeiro, ou seja por meio da criação de orçamentos, planejamentos, etc.

Poupador

Uma pessoa com perfil financeiro poupador é aquela que tem foco em economizar dinheiro.

Além disso, é possível que essas pessoas tenham, também, maior cautela em gastos desnecessários, além de reservarem parte da sua renda para imprevistos, como uma reserva de emergência, e para investimentos.

Caso ache que se encaixa nesse perfil, busque estudar mais sobre investimentos e sobre todas as possibilidades que o universo das finanças proporciona para quem poupa dinheiro. Com isso, será possível fazer com que o seu dinheiro poupado cresça ao longo do tempo.

Investidor

O perfil financeiro do investidor é, em suma, caracterizado por pessoas que mostram um alto entendimento sobre finanças.

Essas pessoas, que são excelentes poupadoras, buscam diversificar a carteira de investimentos, além de investirem para alcançar os objetivos financeiros.

VEJA TAMBÉM: Como montar uma carteira de investimentos ideal? Aprenda! | Carteira de investimentos diversificada: como construir

Controle suas finanças

Independente do perfil financeiro em que uma pessoa se encaixe, o controle das finanças é fundamental para uma vida financeira saudável.

Dessa maneira, contar com uma solução que possa ajudar, de forma automatizada, a ter o controle das finanças é uma dica de ouro.

O gerenciador financeiro da Mobills, por exemplo, é o melhor e mais completo aplicativo de controle financeiro da atualidade.

Mobills: Finanças e Cartões

Avaliação Mobills
4.5 150
Avaliação Mobills
URL verificada
Plataforma Android, iOS e Web.
Funcionalidades Controle de contas, cartões planejamentos e objetivos.
Preço Menos de R$8,40 por mês para ter suas contas em dia.
Benefícios App com ótima usabilidade e Design.
URL verificada
  • Mais detalhes do Mobills
    • Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
    • Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
    • Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.

Dúvidas frequentes sobre o assunto

Como os perfis financeiros se dividem?
Como fazer um diagnóstico financeiro?

Afinal, como saber meu perfil financeiro?

Estar atento às próprias características financeiras é essencial para saber qual o perfil financeiro.

Afinal, para entender em quais das situações acima você se encaixa, é preciso muita honestidade e autoconhecimento.

Para entender melhor a sua situação financeira atual, é possível, por exemplo, fazer um diagnóstico financeiro respondendo as seguintes perguntas:

  • quanto eu ganho por mês?
  • quanto eu gasto por mês?
  • qual a parcela do meu dinheiro está comprometida com dívidas?
  • quais são minhas despesas fixas e variáveis?
  • quanto eu precisaria por mês em caso de imprevistos?

A partir disso, é possível entender em qual das situações descritas acima, no detalhamento dos perfis, uma pessoa se encaixa, além de poder traçar maneiras de contornar quaisquer situações.



Escrito por Ranielle Oliveira Analista de conteúdo

Experiente na área de revisão de textos, criadora de conteúdo de finanças pessoais para web e redes sociais e apaixonada por escrever textos com uma linguagem clara e de fácil entendimento para os leitores.

  • Graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.