Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Consultório médico: como abrir e gerenciar? Confira!

Entenda por onde começar o próprio consultório médico, os passos para realizar, soluções financeiras para os profissionais da área de saúde e quanto custa abrir um consultório médico.

Artigo escrito por Thiago Sousa em 06 de Junho de 2024

Entender como abrir um consultório médico poder ser uma boa solução para quem quer investir em uma carreira profissional na área da saúde.

Essa etapa apresenta alguns desafios significativos. Mas, no fim, basta seguir algumas instruções importantes e ficar atento a alguns detalhes.

Por isso, aqui mostramos algumas dicas importantes para quem quer abrir seu consultório médico, por onde começar e algumas soluções que poderão te ajudar durante esse processo.

Boa leitura!

O que é um consultório médico?

O consultório médico é um local para atender pacientes com procedimentos simples ou não tão complexos.

Normalmente é um empreendimento voltado para uma especialidade da área da saúde, como um consultório de gastroenterologia voltado para os cuidados do sistema digestivo.

Em muitos casos, pode ser um consultório com especialistas que atuam normalmente em parceria, como um especialista em gastroenterologia, um endocrinologista e um nutricionista.

Como abrir um consultório médico? [Passo a passo]

Por ser um estabelecimento que possui menos burocracia e uma atuação de baixa complexidade, abrir um consultório médico não é tão complicado se comparado a uma clínica médica ou até hospital, por exemplo.

Inclusive, não é necessário que o médico possua um CNPJ, pois é possível abrir como pessoa física.

A seguir, confira alguns passos necessários para a abertura desse empreendimento, além da descrição de cada um deles com dicas valiosas.

  1. Tenha um planejamento eficaz;
  2. Escolha qual a área de atuação do consultório;
  3. Defina o estilo de negócio;
  4. Cumpra as exigências governamentais;
  5. Contrate os profissionais adequados.

Tenha um planejamento eficaz

Antes de tudo, é importante que você tenha um plano de ação para as atividades que você irá fazer. Por isso, ao montar um plano de negócios, adicione todas as informações importantes sobre:

  • funcionamento do mercado daquela área;
  • exigências governamentais;
  • detalhes sobre os serviços;
  • montar equipe de trabalho;
  • planejamento financeiro;
  • estratégia de negócio.

Além dessas etapas, há diversas outras questões que precisam estar inclusas no planejamento inicial.

É recomendado que você contrate um especialista em negócios. Assim, será possível começar de maneira correta desde o início.

Escolha qual a área de atuação do consultório médico

Uma etapa inicial importante é escolher qual será a área de atuação específica a ser atendida e se irá ter uma equipe multidisciplinar com outros profissionais de saúde de outras especialidades.

Isso é importante porque além de ter impactos no seu negócio de ter uma especialidade ou mais atuando ao mesmo tempo, tem questões burocráticas.

Dependendo da área, haverá exigências específicas descritas na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

Defina o estilo de negócio

Apesar de não ser necessário atuar com o CNPJ, pode ter profissionais que prefiram atuar como pessoa jurídica.

Na verdade, pensando em investir a longo prazo com a expansão do consultório, haverá algumas exigências que só serão cumpridas sendo PJ.

Além disso, pode ajudar muito na separação de demandas pessoais e jurídicas, principalmente em relação às finanças médicas.

Cumpra as exigências governamentais

É importante entender quais são as regras e documentos legais para o funcionamento do negócio. Além do alvará de funcionamento, há algumas exigências relacionadas a:

  • infraestrutura básica e específica de um consultório;
  • pontos de fonte de energia;
  • sistema de esgoto e água;
  • EPIs;
  • Coleta dos Resíduos de Serviços de Saúde;
  • Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES).

Lembre-se, ainda, que cada cidade pode ter seus requisitos específicos. Então verifique junto à prefeitura do seu município ou junto ao órgão responsável.

Contrate os profissionais adequados

Um fator relevante é a contratação de pessoas específicas e preparadas para aquela área de atuação.

Por mais que, por exemplo, você tenha decidido ser o único médico atendendo, será necessário contratar um serviço de recepção, financeiro, marketing médico e outras funções.

Por isso, esteja preparado para essas contratações e leve-as em consideração quando for fazer o plano de negócios, pois são de extrema importância.

Solução financeira pessoal e para o consultório

Santander Select

Abra sua conta e aproveite todos os benefícios que clientes Select possuem.

Abra sua conta e aproveite todos os benefícios que clientes Select possuem.

URL verificada

Ao abrir um consultório médico, o desejo é que o consultório prospere e cada vez mais o negócio expanda seus serviços.

Não só nessa etapa, mas desde o início é importante que o médico tenha um cuidado com a área financeira pessoal.

Por isso, é importante que tenha uma conta bancária completa e com serviços e produtos específicos para sua profissão.

Com o Santander Select para médicos, o profissional tem acesso a esses produtos, assessoria personalizada e produtos bancários especiais, tais como cartão, empréstimo, financiamento e outros.

Quanto custa iniciar um consultório médico?

O custo para abrir um consultório médico poder variar e vai de acordo com a localização, especialidade atendida, profissionais atuantes, valor do imóvel e diversos outros fatores.

Porém, o profissional deve levar em consideração se o local será próprio ou alugado, possíveis reformas, os equipamentos necessários para exercer a sua especialidade e os custos para abrir uma empresa e contratar funcionários.

Em um contexto de custos enxutos, o investimento inicial para um consultório pode começar em torno de R$ 15 mil. No entanto, vale ressaltar que não há um limite final, já que você pode investir quanto quiser no seu espaço.

Ou seja, não há como definir um valor único para todos os médicos, por isso é importante realizar o planejamento de negócio e levar em consideração todas as variáveis que mencionamos.

Porém, de acordo com o andamento do negócio, o médico pode ganhar bem mais se comparado com um trabalho CLT em algum hospital ou outro lugar de trabalho.

VEJA TAMBÉM: Investimentos para médicos: quais são os melhores produtos financeiros?



Escrito por Thiago Sousa Redator

Estudante de Línguas Estrangeiras Aplicadas (LEA-MSI) na UnB. Conteudista, apaixonado por tecnologia e poliglota que usa o marketing de conteúdo para proporcionar acesso fácil à educação sobre finanças pessoais.

Você também vai gostar


.
.