Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
investimentos
isca
Não
semestral

Como ganhar dinheiro com Bitcoin? Conheça as 7 principais formas!

Quer aprender a ganhar dinheiro com Bitcoin? Leia o artigo e conheça as principais formas!

Artigo escrito por Marcos Vitor em 16 de Janeiro de 2024

Aprender como ganhar dinheiro com Bitcoin é um assunto que está se tornando cada vez mais buscado à medida que essa criptomoeda se torna mais relevante na economia mundial.

Para além de investir diretamente nesse ativo, quais são as outras formas que podemos multiplicar nosso capital através do mercado de criptoativos?

Essa é a pergunta que vamos responder neste artigo, e não só ela, mas também como ganhar dinheiro com criptomoedas além do Bitcoin. Então, vamos nessa?

7 maneiras de ganhar dinheiro com Bitcoin

Como foi dito, o interesse sobre como ganhar dinheiro com Bitcoin vem crescendo nos últimos anos.

Isso porque a moeda está se popularizando e multiplicando o patrimônio de muitas pessoas.

Portanto, se quisermos também nos beneficiar dessa criptomoeda, precisamos conhecer os principais meios de ganhar dinheiro com ela.

1. Valorização do preço

A forma mais clássica de como ganhar dinheiro com criptomoedas, como o Bitcoin, é através da variação positiva no preço do ativo.

E essa variação positiva se dá porque a demanda por aquele ativo está maior do que a oferta, então os investidores estão dispostos a pagar mais para adquirir aquele ativo.

Em outras palavras, você pode comprar os Bitcoin a R$ 100.000,00 e vender a R$ 164.000,00, por exemplo. Nesse caso, você teve um ganho de 64% sobre o valor aplicado.

Essa é a principal forma de ganhar dinheiro com Bitcoin e que transformou a vida de milhares de pessoas, tendo em vista o crescimento elevado no preço dessa criptomoeda nos últimos anos.

A seguir, podemos ver a valorização do Bitcoin desde 2014 (caso selecionemos “All” no período do gráfico).

Cryptocurrency Prices by Coinlib

Contudo, é importante lembrar que, como você viu no gráfico, essa criptomoeda é muito volátil e já enfrentou grandes períodos de baixa nos preços.

Portanto, é muito importante que você tenha isso em mente antes de investir para que você não tenha nenhuma surpresa negativa.

Além disso, você pode adotar diversas estratégias para investir em Bitcoin, seja uma de longo prazo ou de curto prazo.

Diante do que foi dito, nós já percebemos que são as forças de oferta e demanda que movem os preços dos ativos de renda variável. Mas, o que afeta essas forças?

O que afeta o preço do Bitcoin

A demanda pelo Bitcoin aumenta devido ao aumento do otimismo, e este, por sua vez, é movido por quatro fatores principais:

  • Maior aceitação no mercado: à medida que essa moeda é cada vez mais aceita como meio de troca, as pessoas tendem a querer adquiri-la para usá-la no futuro;
  • Inflação crescente: quanto mais as moedas tradicionais se desvalorizam pela inflação, mais o Bitcoin se mostra como uma alternativa interessante de proteção;
  • Inovações tecnológicas: a tecnologia das criptomoedas é altamente passível de desenvolvimento, e, quando isto ocorre, as pessoas sentem mais segurança de investir; e
  • Efeitos psicológicos: apesar de todas as vantagens do Bitcoin, seus preços ainda podem ser influenciados puramente pela euforia do mercado, que pode ser causada por uma valorização no preço em si ou até por uma maior cobertura da mídia.

Dependendo da estratégia que você adotar, esses fatores podem ser mais relevantes ou não.

Por exemplo, se você investe para o longo prazo, as oscilações de preço no curto prazo não vão fazer diferença, exceto quando essas oscilações criarem oportunidades de compra.

Portanto, não negligencie a etapa de adoção de uma estratégia, pois isso, aliado à sua disciplina e controle emocional, vai garantir seu sucesso financeiro.

VEJA TAMBÉM: ETF de Bitcoin: QBTC11 ou BITH11, Qual é o Melhor? Confira!

2. Mineração

A segunda forma mais comum de como ganhar Bitcoin, que podem ser convertidos em dinheiro sempre que você quiser, é através da mineração.

Minerar significa colocar um hardware específico de mineração a serviço da rede, empenhando força computacional e energia para confirmar e auditar as transações.

Na tecnologia Blockchain, é preciso que os pontos da rede confirmem a transação para que ela possa ser processada, e essa confirmação vem através da ação dos mineradores.

Por cederem força computacional, os mineradores são recompensados com frações de Bitcoins como forma de incentivo para que a rede seja mantida online.

Atualmente, não é mais possível minerar Bitcoins por meio de computadores comuns, somente por meio de máquinas de grande porte. Ademais, a recompensa por bloco minerado diminui a cada quatro anos.

Entretanto, quem quer ganhar dinheiro com criptomoedas deve analisar previamente todos os custos e os benefícios para que saber se realmente é possível lucrar com a mineração.

3. Receber pagamentos

Você lembra que citamos que é possível aceitar criptomoedas como meio de pagamento? Pronto, essa é a terceira forma de ganhar dinheiro com Bitcoin.

Hoje em dia, várias empresas já aceitam Bitcoin em troca de seus produtos ou serviços, como

Segundo pesquisa recente, no mundo, há mais de 11 mil lojas que aceitam o Bitcoin como meio de pagamento.

E não são apenas as empresas estrangeiras, no Brasil também existem alguns estabelecimentos que aceitam essa criptomoeda.

Para isso, foram criados alguns mecanismos para facilitar as transações, como cartões de débito e maquininhas de cartão em criptomoeda.

Inclusive, até países, como El Salvador e a República Centro-Africana, já aceitam o Bitcoin como sua moeda oficial de curso legal.

Nesse sentido, é possível também se dispor a aceitar essa criptomoeda em troca dos produtos que você vender ou dos serviços que você prestar.

Assim, você poderá acumular cada vez mais Bitcoins que posteriormente poderão ser convertidos em dinheiro, ou não, dependendo da sua vontade.

4. Empréstimo

Da mesma forma que as ações, é possível emprestar criptomoedas para terceiros e cobrar uma taxa de juros pelo período, e essa é a quarta forma de ganhar dinheiro com criptomoedas.

Contudo, diferente das ações, não há uma bolsa de valores que garante o risco da contraparte e padroniza os contratos.

Portanto, no caso do empréstimo de Bitcoin, além das questões de cálculos de juros e taxas, existe o risco de calote por parte do devedor.

5. Staking

É possível fornecer suas criptomoedas à rede blockchain para ajudar a validar transações. Dessa forma, você é remunerado por esse serviço de suporte.

Contudo, não são todas as criptomoedas que permitem essa operação, como é o caso do Bitcoin, e as remunerações delas não são iguais.

Além disso, enquanto suas moedas estão alocadas para a validação e segurança da rede, você não consegue negociá-las, o que representa um risco para o investidor.

De todo modo, se você não tem pretensão de vendê-las no curto e médio prazo, o staking pode ser uma excelente de como ganhar dinheiro com criptomoedas.

6. Jogos NFT

Nos últimos anos, tem surgido, entre os entusiastas de criptoativos, uma nova forma de como ganhar dinheiro com criptomoedas: os jogos NFT.

Nós sempre nos acostumamos a ter que pagar para jogar, não a ganhar dinheiro com jogos, muito menos receber essa remuneração em criptomoedas (normalmente, são moedas diferentes do Bitcoin).

Contudo, atualmente, existem vários jogos cuja premiação é em criptomoedas. Normalmente, esses jogos exigem um aporte inicial, mas é possível recuperar o investimento em pouco tempo.

Além disso, você pode ganhar itens do jogo e negociar com outros jogadores que pagam em criptomoedas.

De todo modo, o risco dessa operação é o risco da moeda utilizada no jogo se desvalorizar ou de você demorar muito para recuperar seu investimento.

7. Apostando

Por fim, é possível multiplicar seus Bitcoins se você tiver muita sorte, tendo em vista que algumas casas de apostas aceitam essa criptomoeda.

Contudo, essa modalidade é mais arriscada, apesar de poder haver uma lógica por trás dos jogos e esportes.

Nesse sentido, caso o apostador consiga resultados positivos, ele será remunerado em Bitcoin ou alguma outra criptomoeda.

Como ganhar criptomoedas de graça

Quem não quer ganhar dinheiro com criptomoedas de graça?! No caso de algumas criptomoedas, você prestar algum serviço em troca de ativos que podem ter valor no futuro.

No começo do Bitcoin, ele não valia nada, e, por isso, era comum vermos algumas pessoas o darem de graça a outros.

Aqueles que aceitaram essa moeda digital que estava surgindo no mercado financeiro puderam vendê-las por alguns milhares de dólares alguns anos depois.

Nesse sentido, o raciocínio de como ganhar criptomoedas de graça é o mesmo: ganhar uma moeda que pode valer muito dinheiro no futuro.

Para isso, foram criadas diversas ferramentas que nos permitem ganhar criptomoedas de graça.

Faucets

Faucets (Torceira) são aplicativos ou sites que remuneram o usuário por certa atividade, como clicar em propagandas ou assistir vídeos.

Algumas faucets pagam uma fração de Bitcoin, mas também há aquelas que remuneram com outra criptomoeda.

Contudo, é preciso ficar atento para não cair em golpes e armadilhas de pessoas mal-intencionadas.

Jogos

Atualmente, existem vários jogos, principalmente para Android, que distribuem criptomoedas apenas por jogá-los por alguns minutos.

Dessa forma, é possível ganhar dinheiro jogando.

Pesquisas

Existem alguns sites que você ganha dinheiro respondendo pesquisas. Além dessa atividade, também é possível ganhar dinheiro com criptomoedas respondendo e-mails e realizando pequenas tarefas.

Entretanto, da mesma forma que os faucets, é preciso ficar atento a possíveis armadilhas.

Exchanges

Algumas corretoras novas que desejam atrair clientes para sua plataforma, podem oferecer algumas criptomoedas por você transferir dinheiro para elas ou indicar outros amigos.

Todavia, não esqueça de verificar os órgãos fiscalizadores e parceiros dessas instituições.

Dicas para quem quer investir em Bitcoin

Quem tem interesse em investir em Bitcoins precisa estar ciente de alguns fatos.

Primeiro, o preço dessa criptomoeda ainda é muito volátil, ou seja, seu preço pode variar por volta de 50% em questão de semanas.

Por isso, esteja preparado para enfrentar essa “montanha russa” que é o preço do Bitcoin no curto prazo.

Além disso, para quem não pretende negociar suas criptomoedas em breve, é recomendável que as guarde em uma Wallet (carteira digital) para que não sejam alvo de hackers ou de regulação estatal.

Aprenda com mais detalhes sobre o processo de guardar suas criptomoedas.

Também é muito importante que verificar com muito critério a exchange ou Wallet a serem usadas para negociar seus Bitcoins e, assim, escolher aqueles serviços mais confiáveis e eficientes.

Contudo, apesar de suas inúmeras vantagens, o futuro do Bitcoin não é tão certo. Portanto, o risco de um ativo específico dentro do amplo mercado de criptomoedas é muito significativo.

Desse modo, uma forma de diminuir seu risco de perda é diversificando sua carteira de investimentos com outras criptos e alocando no máximo 10% do seu patrimônio nesse tipo de ativo.

Por fim, uma das principais atitudes a serem tomadas é entender como funciona o Bitcoi, pois essa é a base de todas as nossas decisões.

VEJA TAMBÉM: Como investir em criptomoedas e ganhar dinheiro: conheça as principais formas

Como funciona o Bitcoin

O Bitcoin é uma moeda digital, então ela foi criada para ser um meio de pagamento alternativo às moedas nacionais.

Assim, da mesma forma que qualquer outra moeda, 1 Bitcoin vai continuar sendo 1 Bitcoin daqui a 10 anos, isso porque ele não se multiplica.

Todavia, o que pode acontecer é ele aumentar de valor, que, como foi dito, é a forma mais clássica de ganhar dinheiro com criptomoedas.

Com a evolução do mercado, mais estabelecimentos, plataformas e até países estão aceitando o Bitcoin como forma de pagamento.

De qualquer forma, é possível manter o Bitcoin apenas por motivos especulativos, sem a intenção de negociá-lo ou trocá-lo.

Dúvidas frequentes sobre o assunto

Qual a melhor maneira de ganhar dinheiro com Bitcoin?

Qual o lucro de 100 reais em Bitcoin?

Quanto tempo leva para ter 1 Bitcoin?

Como ganhar dinheiro com Bitcoin de graça?

Pratique as formas de como ganhar dinheiro com Bitcoin

Neste artigo, você aprendeu como ganhar dinheiro com Bitcoin e a como ganhar criptomoedas de graça.

Além disso, você entendeu a importância de verificar criteriosamente não só a corretora ou a Wallet que você for utilizar, mas também os sites e aplicativos que distribuem criptomoedas.

Dessa forma, você poderá fazer uma renda extra que pode auxiliar bastante na conquista de seus objetivos financeiros.

E, se você der sorte, pode ganhar uma criptomoeda que valorize bastante no futuro. Demais, né?

CONTINUE LENDO


Escrito por Marcos Vitor Especialista em Investimentos

Marcos Vitor é consultor financeiro, economista (UFC), analista CNPI (APIMEC), especialista em investimentos (ANBIMA) e acredita no poder da educação financeira para transformar vidas.

  • Consultor financeiro
  • Economista (UFC)
  • Analista CNPI (n° 3772)
  • Especialista em Investimentos Anbima (CEA)
  • Criptomoedas (NovaDAX)

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.

24 comentários publicados nesse artigo
    10/02/2022 às 08:50

    Como posso adquirir os Bitcoin?
    Visto que eu só novo aqui e que eu só de Moçambique

      10/02/2022 às 11:25

      Olá, Antonio. A forma mais fácil de você comprar Bitcoins é através das exchanges, que são corretoras de criptomoedas. Acredito que uma exchange que atenda seu país também seja a Binance.

    24/12/2021 às 14:55

    Marcos, vou parar um minuto para Parabeniza-lo para além do teu conteúdo. Não costumo deixar msg em artigos que leio, mas você merece todo reconhecimento pela pessoa simples, objetiva, informada e inteligente que se apresenta na forma como escreve e responde nos comentários. O mundo precisa multiplicar urgente pessoas como vc; cultive esse brilho. Vou pesquisar mais a respeito do teu site e App para ver onde mais possa me servir, pois acredito que tenha a mesma qualidade.
    Abraços e bom Natal a todos e que 2022 seja um ano melhor para nosso Brasil.

      24/12/2021 às 18:04

      Muito obrigado pelas palavras, Silvana. Nós da Mobills estamos comprometidos a levar o melhor conteúdo e da forma mais didática aos nossos leitores. Por isso, esperamos ajudá-los em suas finanças e investimentos.
      A Mobills também deseja Feliz Natal e boas festas para você e sua família.

    02/12/2021 às 17:01

    Olá, adorei as explicações, mais infelizmente ainda sou leigo no tema, como por exemplo não sei como é o ganho dessas moedas, é por mês, ou se ela tiver valor você saca?

      02/12/2021 às 20:18

      Olá, Everson. Uma das principais formas de ganhar dinheiro com Bitcoin é pela valorização da moeda. Ou seja, você compra por um preço menor do que você vai vender, e a diferença é o seu lucro. Contudo, essa valorização é imprevisível, ela pode acontecer ou não, pode ser rápido ou não, pode ser intensa ou não.

    19/11/2021 às 10:37

    Porque eu não vi esses comentários, fui colocar numa empresa com o nome softcoin investimentos e perdi 9.600,00 simplesmente ela sumiu com dinheiro e não temos a quem recorrer. Adorei suas respostas.

      19/11/2021 às 14:43

      Que pena, Antonio. Infelizmente, muitas pessoas caíram em golpes parecidos. Por isso, é muito importante verificarmos a procedência das instituições antes de aplicarmos nosso suado dinheiro. Fica a lição para a próxima.

    17/11/2021 às 12:05

    Gostei da matéria, Marcos Vitor.
    Estou começando a me interessar pelo assunto.

      17/11/2021 às 13:41

      Ficamos felizes em poder ajudar, João. Aproveita e confere nossos outros artigos sobre Bitcoin e Blockchain.

      11/05/2022 às 08:29

      Olá, adorei as explicações. Então, sou bem leigo no ramo, um amigo meu está alugando os Criptoativos e tendo um ganho de 6 a 8%, com a Braiscompany, é seguro? Se eu for fazer minhas operações eu consigo faturar mais?

      11/05/2022 às 10:49

      Olá, Salomão. As criptomoedas são ativos de renda variável, então qualquer empresa que prometa uma rentabilidade provavelmente é fraudulenta. Recomendo que você entenda o racional do Bitcoin e, caso faça sentido para você, invista diretamente ou através de fundos de investimento.

    26/09/2021 às 06:56

    Falo de Angola Tenho Interrese mais ainda com algum receio de perder dinheiro. Preciso aprender mais sobre o negócios. Obrigado.

      26/09/2021 às 11:17

      Olá, Luvualo. É normal ter receios num primeiro momento. Por isso, estude bastante, diversifique seus investimentos e não coloque uma grande porcentagem da sua carteira em ativos mais arriscados.

    25/09/2021 às 20:38

    Boa noite gostaria de comecar a investir..mas tenho medo d perder tudo isso pode acontecer ou nao??queria pode da uma vida melhor para minhas filhas.. agente negocia ou tem o robo para negociar pela gente..

      26/09/2021 às 11:19

      Olá, Veridiane. Se você ainda não investe, não é recomendável começar pela criptomoedas, pois elas são um pouco arriscadas. De todo modo, você mesmo que negocia, pois esses robôs prometem rentabilidades que não existem. Contudo, se você quiser começar a investir, veja nossos artigos sobre investimentos para que você possa começar a construir patrimônio.

    25/09/2021 às 14:44

    Eu gostei deste esclarecimento agora já sei como funciona

      25/09/2021 às 18:32

      Ficamos felizes em poder ajudar, Antônia. Aproveita e confere nossos outros artigos sobre o mercado de criptoativos.

    17/09/2021 às 12:53

    Gostaria muito de poder participar mas não sei como começar quanto é o mínimo pra começar tentei baixar o aplicativo mas vem escrito em inglês já m atrapalhei todo kkkkk sou caminhoneiro e gostaria d para d viajar curtir mais a família e c eu conseguisse ganhar no Bitcoin m realizaria mas como diz o brasileiro sou muito burro pra mexer nessas coisas mas c eu conseguir aprender vou arriscar ser feliz kkk

      17/09/2021 às 14:22

      Olá, Sidnei. Em um primeiro momento, investir parece mais complicado do que realmente é. Contudo, depois que pegamos a prática, tudo fica mais simples e fácil. A seguir, tem um link ensinando como investir em Bitcoin na prática: https://www.youtube.com/watch?v=mDsEJJm3ues&t=2s&ab_channel=Mobills
      Só preciso lembrar que, se você não investe, começar com o Bitcoin, talvez, não seja a melhor alternativa. Na verdade, o melhor seria construir uma reserva de emergência, comprar títulos de renda fixa, fundos de investimento, ações, fundos imobiliários, etc. Portanto, veja o que é mais adequado para o seu atual momento de vida.

    15/09/2021 às 20:23

    Minha dúvida é eu posso transformar em moeda real?

      16/09/2021 às 08:18

      Pode sim, Bernadeth. A qualquer momento você pode transformar Bitcoin em real, e vice-versa.

    06/08/2021 às 20:15

    Muito importante e clara toda a informação. Obrigada.

      09/08/2021 às 09:04

      Ficamos felizes em poder ajudar. Aproveita e confere nossos outros artigos sobre finanças e investimentos.

.
.