Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
investimentos
isca
Não
semestral

Staking de criptomoedas como renda passiva

Você já pensou em receber renda passiva com suas criptomoedas? Essa é uma forma de remuneração que você precisa conhecer. Saiba mais!

Artigo escrito por Marcos Vitor em 11 de Abril de 2023

Se você investe e tem interesse em deixar suas criptomoedas rendendo numa espécie de poupança, você precisa descobrir o que é o staking.

Essa é uma forma de remuneração no mundo cripto pouco conhecida, mas que vem ganhando muitos adeptos nos últimos anos.

Isso porque, nessa modalidade, você consegue ser remunerado em mais criptomoedas apenas por deixar as suas à disposição da rede.

Neste artigo, conheceremos como funciona o staking, como você pode fazer e se é seguro.

Então, vamos nessa?

O que é staking?

Staking é uma forma de remuneração para investidores que fornecem suas criptomoedas para ajudar a validar transações em uma rede blockchain.

Na rede blockchain do Bitcoin, mineradores cedem força computacional para que problemas matemáticos complexos sejam solucionados e, assim, uma transação seja confirmada e inserida na rede de blocos.

Por isso, esse tipo de processo de validação de transações se chama de Proof of Work, ou Prova de Trabalho.

Contudo, existem redes blockchain que utilizam o processo de Proof of Stake, ou Prova de Aposta, de Suporte.

Nessa modalidade, o investidor faz um stake, ou seja, ele trava suas criptomoedas para validar as transações e, assim, manter a segurança da rede.

Como funciona o staking?

Uma das maiores vantagens das criptomoedas e das redes blockchain é a sua elevada segurança. Mas, para manter a segurança dos dados, existem indivíduos que são remunerados por esse trabalho.

No caso da rede Bitcoin são os minerados, mas em outras, como a Ethereum, são os validadores. Esses mecanismos são conhecidos como Proof of Work e Proof of Stake, respectivamente.

PoW – Proof of Work

Para manter a rede segura, minerados cedem força computacional em troca de criptomoedas. Ou seja, eles são remunerados pelo serviço de confirmação das transações.

Por isso, esse processo se chama de Proof of Work, ou Prova de Trabalho, pois os computadores desses participantes trabalham para resolver problemas matemáticos complexos que confirmarão os blocos.

Nesse sentido, cada vez que os minerados são remunerados, a quantidade total daquela criptomoeda aumenta, fazendo com que o preço de cada unidade diminua no curto prazo.

Entretanto, os investidores aceitam isso, pois é como se fosse o preço a se pagar pela segurança da rede como um todo.

PoS – Proof of Stake

Por outro lado, existem protocolos de blockchain que remuneram os participantes quando eles travam suas criptomoedas para validar as transações.

Por isso, o nome desse processo é de Proof of Stake, ou Prova de Aposta, de Suporte.

Nesse sentido, os investidores com um maior número de criptomoedas colocam seus ativos a serviço da rede. Desse modo, suas criptos ficaram travadas e eles não podem negociar durante um período determinado.

É esse processo que garante a validação das operações e, por consequência, a segurança da rede.

Contudo, como eles abriram mão do poder de negociar suas moedas para manter sua rede segura, eles são remunerados com criptomoedas.

Assim, os investidores que não pretendem negociar seus ativos no curto prazo, podem receber uma espécie de renda passiva no processo de staking.

Naturalmente, nem todas as criptomoedas remuneram seus validadores na mesma proporção. Então, a recompensa vai depender de alguns fatores:

  • Quantidade de moedas em staking;
  • O tempo que o validado está fazendo staking;
  • Total de moedas em staking na rede;
  • Taxa de inflação, ou de criação de novas moedas;
  • Entre outros.

A seguir, temos uma imagem que ilustra bem a diferença entre o PoW e o PoS.

o que é staking de criptomoedas ilustração
Ilustração da diferença entre mineração e staking

Conheça os 4 tipos de staking

Basicamente, existem quatro tipos de staking, que se adequam às condições e necessidades dos diferentes investidores.

Grupos de staking

Os grupos de staking, ou staking pool (piscina de aposta), é a união da capacidade de staking de vários investidores para fazer a validação.

O objetivo é, em conjunto, atingirem o valor mínimo de staking exigido por determinado protocolo e aumentar as chances como validadores de bloco.

Nesse sentido, a recompensa dos participantes será proporcional ao valor que cada um aplicou.

Por isso, essa modalidade é a mais adequada para investidores com que não detêm muitas moedas.

Cold staking

O cold staking é feito com cold wallets, que são carteiras offline utilizadas para armazenar criptomoedas.

Contudo, essa modalidade só está disponível em algumas redes.

De todo modo, nesse tipo de staking, o usuário terá que deixar suas moedas travadas em uma cold wallet enquanto realizam o processo de validação.

Portanto, essa modalidade é adequada para quem tem grandes quantidades de ativos.

Rodar um node

Nesse caso, você precisará de um computador dedicado para se conectar na rede e conhecimento técnico para fazer stake em um node (software que permite a execução de códigos fora da web) próprio.

Nesse sentido, essa é a forma que menos depende de terceiros, mas vai demandar mais conhecimentos técnico sobre o protocolo em que você quer fazer stake.

Fazer staking através de terceiros

Essa é a forma mais comum, pois pode ser feito através das exchanges, que são corretoras de criptomoedas.

Entretanto, como você está utilizando um serviço de terceiros, as taxas deste podem ser altas, e você não terá controle sobre suas criptos, pois ficarão custodiadas na instituição.

Portanto, essa é a modalidade adequada para quem tem poucos recursos e está começando nesse mercado.

Como fazer staking?

De todas as modalidades, a mais simples de se fazer é utilizando a intermediação de terceiros.

No site StakingRewards.com, você pode conferir todas as moedas que permitem você fazer staking e a taxa de retorno de cada uma deles.

Mas, lembre-se: rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura, ou seja, não é porque um investimento foi rentável no passado que ela continuará sendo no futuro.

Ademais, aquelas moedas que apresentaram retornos maiores, provavelmente são mais arriscadas e, por isso, poderiam ter desvalorizado.

De todo modo, dentre as corretoras que permitem o staking, destacamos a Coinbase e a Binance.

Binance

Invista com a maior corretora de criptomoedas do mundo e tenha acesso a milhares de ativos.

Invista com a maior corretora de criptomoedas do mundo e tenha acesso a milhares de ativos.

URL verificada

Sabido disso, você precisará adquirir alguma criptomoeda que permita o staking e seguir o processo de acordo com o tipo que você escolheu.

Na Binance, você terá que clicar na aba “Finanças” e, depois, em “Binance Earn” para que você seja direcionado para a página de staking da exchange.

Por outro lado, caso você queira fazer staking via cold wallets, as melhores opções são a Trust Wallet e a Exodus Wallet.

O staking é seguro?

Com certeza, fazer staking é seguro, pois já é um mecanismo previsto pelo protocolo das redes para garantir a segurança destas.

Contudo, há o risco de mercado que é inerente a todos os ativos de renda variável.

Como o preço das criptomoedas oscila de acordo com a oferta e demanda do mercado, pode haver uma desvalorização da sua moeda enquanto você está fazendo staking.

Desse modo, ao final do processo, você terá mais ativos, mas eles valerão menos e você não pode negociá-los durante o staking, pois eles estão travados.

Vantagens e desvantagens da staking

O staking é uma excelente forma de ser remunerado por manter uma rende blockchain segura, mas, naturalmente, ele tem vantagens e desvantagens.

Como principal desvantagem desse processo, podemos citar o fato de você não poder negociar suas criptomoedas enquanto elas estão travadas para validação.

Para aqueles que estão investindo para o longo prazo, isso não é problema, pois eles não se importam com oscilações de curto prazo.

Todavia, para aqueles que querem se proteger de quedas no preço do ativo, o staking de criptomoedas impede que estas sejam negociadas.

Por outro lado, a principal vantagem do staking é que ele consiste em uma fonte de renda passiva para aqueles investidores que estão dispostos a deixar suas moedas travadas por um breve espaço de tempo.

Dessa forma, o staking é uma excelente forma de diversificar as fontes de renda e ganhar dinheiro enquanto protege a rede.

Você pode querer saber também

O que é Staking?
O que é Staking bloqueado?
O que é Staking NFT?


Escrito por Marcos Vitor Especialista em Investimentos

Marcos Vitor é consultor financeiro, economista (UFC), analista CNPI (APIMEC), especialista em investimentos (ANBIMA) e acredita no poder da educação financeira para transformar vidas.

  • Consultor financeiro
  • Economista (UFC)
  • Analista CNPI (n° 3772)
  • Especialista em Investimentos Anbima (CEA)
  • Criptomoedas (NovaDAX)

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.

.
.