Juros para financiamento de veículos: saiba qual a média!
Entenda como calcular a taxa de juros para financiamento de veículos que faz mais sentido para você e o que é levado em consideração nesse cálculo.
Artigo escrito por Thiago Sousa
em 30 de Agosto de 2024
Ao procurar um carro ou moto, é necessário estar atento a algumas exigências que esse serviço envolve, como a taxa de juros para financiamento de veículos.
Para ajudar você a entender melhor esse assunto, abaixo vamos explicar melhor como essa taxa de juros do financiamento de veículos funciona.
Por isso, abaixo você consegue entender melhor como calcular, como isso impacta seu financiamento e os fatores que influenciam esse valor.
Taxa de juros para financiamento de veículos (média nacional)
Para ter uma fonte confiável e segura das taxas de juros para financiamento de veículos praticadas no Brasil, o Banco Central atualiza constantemente as porcentagens das principais instituições.
selecione a opção de três listras ☰ que fica no canto esquerdo de cima;
em seguida, basta procurar pela opção “Estatísticas“;
depois, procure por “Taxa de juros“;
após isso, procure pela opção “Aquisição de veículos” na seção de Pessoa física.
Ao selecionar essa opção, você encontrará as taxas de juros das principais instituições financeiras que realizam o financiamento de veículos.
Confira uma imagem de exemplo abaixo:
Então, considerando a tabela de aquisição de veículos por juros pré-fixados (não ficam variando) das 15 primeiras instituições que oferecem o serviço, as taxas mensais variam de 0,77% a.m. a 1,58% a.m. e as anuais variam de 9,59% a.a. a 20,65%.
Simule a taxa de juros para financiamento de veículos
Há algumas outras variáveis que irão impactar o seu financiamento de veículo e que depende de cada instituição.
Uma das principais taxas que regulam o mercado de empréstimo, financiamento de veículo e outros serviços de crédito é a taxa Selic.
Na verdade, ela é a taxa de juros básica da economia e é o que irá regular boa parte dos serviços no mercado financeiro, como o financiamento de veículo.
Em agosto de 2024, de acordo com o Banco Central, a taxa Selic está em 10,50% ao ano. Uma queda de 2,75% se comparado ao mesmo período do ano passado (Selic em agosto de 2023: 13,25%).
Isso não significa que imediatamente o juros do financiamento de veículos irá despencar e aumentar a venda carros.
Até porque, no financiamento de veículo, há outros fatores que impactam bastante também, como análise do perfil de quem solicita, score de crédito, valor do veículo e outras condições.
Além disso, esses efeitos em muitos setores do mercado são sentidos em médio e longo prazo.
No fim, é positivo o fato da principal taxa de juros do mercado ter diminuído, mas é importante analisar outros fatores e entender que isso irá impactar a médio e longo prazo.
Na hora de financiar um veículo, é importante contar com as melhores empresas para a segurança do negócio. Desse modo, o financiamento de veículos do Santander pode ajudar a realizar esse sonho.
Por meio dele, é possível financiar carros ou motos – novos ou usados – em até 60 vezes, seja por loja física ou virtual, com segurança e praticidade sem precisar nem sair de casa.
Antes de mais nada, vale dizer que para estabelecer uma taxa de juros para um financiamento, há alguns requisitos que as instituições levam em consideração.
A tabela que mostramos acima é apenas uma média praticada pelos bancos, mas há alguns parâmetros para estabelecer as taxas.
Perfil
O valor dos juros cobrados pelas instituições vai variar em grande parte por conta da análise de crédito e do perfil de quem solicita.
Ou seja, qual é a renda, se é um bom pagador, se possui outros históricos de compras pelo crédito e outras informações sobre o comprador.
Para entender melhor como as instituições calculam taxas de juros para financiamento de veículos, por exemplo, é importante conhecer alguns conceitos básicos.
A taxa de juros é uma porcentagem que é adicionada ao valor financiado e que será pago pelo comprador.
Essa taxa de juros pode ser fixa ou variável, e recebe influência de vários fatores, como a taxa básica de juros (Selic), o risco de crédito, entre outros.
Se você está pensando em financiar um carro usado, existem algumas dicas que podem ajudar a negociar taxas de juros mais baixas:
Compare: Pesquise várias instituições financeiras e compare as taxas de juros oferecidas;
Promoção: Verifique se há promoções ou descontos para clientes com bom histórico de crédito;
Entrada: Ofereça uma entrada maior, o que pode diminuir o valor financiado e, consequentemente, as taxas de juros;
Parcelas: Avalie a possibilidade de fazer o financiamento com uma quantidade menor de parcelas, o que pode resultar em taxas de juros mais baixas;
Tipo de Veículo: Considere a possibilidade de utilizar um veículo usado como parte do pagamento, o que pode reduzir o valor financiado e, consequentemente, as taxas de juros.
Então, como escolher a melhor taxa de juros?
No fim das contas, ao buscar um financiamento para a compra de um carro usado, é importante ter em mente que as taxas de juros podem influenciar significativamente no valor final do veículo.
Por isso, é fundamental pesquisar e comparar as taxas oferecidas por diversas instituições financeiras, além de considerar outros fatores, como o prazo do financiamento e a entrada oferecida.
Assim, com essas informações, você poderá tomar uma decisão que faz mais sentido para suas finanças pessoais e mais consciente, garantindo um bom negócio na compra do seu veículo.
Analista de conteúdo apaixonado por tecnologia e poliglota que usa o marketing de conteúdo para proporcionar acesso fácil à educação sobre finanças pessoais.
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com nossa Política de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.