Melhores Melhores Guias Guias Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
emprestimos-e-dividas
isca
Não
semestral

Veja como fazer o adiantamento décimo terceiro

Precisa de empréstimo com juros baixo, então precisa conhecer o adiantamento décimo terceiro, esta modalidade pode te ajudar. Continue lendo e confira!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 22 de Maio de 2022

O adiantamento décimo terceiro é uma forma de ter um dinheiro extra, ele pode ser uma solução para quem precisa lidar com alguma emergência financeira.

Sendo assim, a antecipação do 13º salário dos aposentados se trata de uma forma de fazer empréstimo e ter esse dinheiro, que só seria disponibilizado no final do ano, liberado antecipadamente.

Como já citado, a antecipação do 13° salário é um empréstimo que você solicita ao banco da sua escolha.

Dessa maneira, a instituição financeira libera de forma antecipada o valor do seu 13° e você devolve o pagamento quando de fato receber este benefício acrescido de juros, que ocorre no mês de dezembro.

Logo, é uma modalidade de empréstimo com garantia, o que faz com que os juros praticados sejam baixos e atrativos.

Contudo, antes de fazer essa solicitação do adiantamento décimo terceiro, vale a pena entender como ele funciona. Confira abaixo mais detalhes!

Como funciona o adiantamento décimo terceiro?

O adiantamento décimo terceiro é uma modalidade de crédito que as instituições financeiras oferecem para alguns clientes.

Neste caso, elas emprestam o dinheiro que o consumidor solicita, desde que o limite esteja dentro do que o banco disponibiliza, é claro!

Dessa maneira, é programado para o final do ano o pagamento do empréstimo no débito automático direto na conta corrente do cliente, que é quando é pago o 13° salário.

Assim, a instituição financeira libera de forma antecipada o valor do seu 13° e você devolve o pagamento quando de fato receber este benefício, que ocorre no mês de dezembro.

Essa é uma modalidade de empréstimo de curto prazo e há a garantia do pagamento, pois é certeza que o solicitante terá o valor do benefício na conta.

Na hora de fazer a solicitação de antecipação do 13° salário é um empréstimo que você solicita ao banco da sua escolha.

As empresas brasileiras têm um prazo limite para pagar o benefício do 13° para seus colaboradores, os bancos cobram taxas de juros bem baixas para essa linha, que é uma das mais atrativas do mercado.

Por conta disso, o adiantamento décimo terceiro pode ser uma solução interessante quando se está diante de uma situação de emergência financeira.

Quem pode fazer a antecipação do 13º salário?

Esta modalidade de crédito não está disponível para todos os clientes, é preciso que alguns requisitos pré-determinados sejam cumpridos obrigatoriamente.

Por isso, o principal público que pode fazer são os aposentados ou pensionistas do INSS ou trabalhador de carteira assinada em uma empresa pública ou privada.

Já com relação às demais condições, elas são determinadas pela instituição financeira em que o adiantamento décimo terceiro será feito, visto que cada uma tem as suas próprias políticas e regras.

Nem todas as instituições financeiras trabalham com antecipação integral do 13° salário. Por isso, o valor adiantado pode variar de acordo com o que se tem disponível.

Dessa maneira, para entender os valores disponíveis, condições de juros e demais detalhes, é importante consultar o banco para conferir as possibilidades que estão sendo ofertadas para você.

Quais bancos oferecem a antecipação do 13º salário?

A antecipação do 13° salário funciona para aposentados ou para trabalhadores de carteira assinada é oferecida pelos mais diversos bancos existentes, dentre os mais populares estão:

  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Santander;
  • Itaú.

Entretanto, a melhor forma de entender qual é o valor que pode ser liberado para você é entrando em contato direto com o banco e se informando sobre os limites.

Dúvidas frequentes sobre o assunto

O Governo Federal comunicou o adiantamento do 13° salário para os beneficiários do INSS, que será pago em duas parcelas: a primeira entre 25 de abril e 6 de maio e a segunda entre 25 de maio e 7 de junho.

Diversos bancos fazem essa antecipação do décimo terceiro, dentre eles estão o Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal e diversos outros. Então, consulte se o seu banco faz esse tipo de operação.

A antecipação do 13° salário é uma modalidade de empréstimo que os bancos oferecem para os aposentados e pensionistas do INSS, bem como os trabalhadores de empresas privadas e públicas.

Com isso, é liberado os recursos financeiros solicitados pelo cliente e no final do ano, quando acontece o pagamento do décimo terceiro, o banco debita do benefício o valor do empréstimo.

Quem tem restrição pode antecipar o décimo terceiro salário sim, mas é importante entender se a instituição financeira escolhida libera o empréstimo para negativados.

Em geral, elas não se limitam a essa restrição, pois existe a garantia do pagamento assim que o cliente recebe o 13° salário em sua conta. Portanto, é um empréstimo de baixo risco.

Vale a pena fazer adiantamento décimo terceiro?

Assim como a solicitação de qualquer empréstimo, para decidir se antecipar o seu 13° salário é uma boa ideia você precisa avaliar a necessidade do dinheiro e a utilização dele.

Caso tenha surgido uma situação de emergência ou você precise quitar um débito que está só crescendo em razão dos juros, por exemplo, esta modalidade de crédito pode ser uma boa escolha.

Isso porque, na antecipação do 13° salário as taxas de juros cobradas são baixas, uma vez que existe a garantia do pagamento, pois é certeza de que o benefício será disponibilizado na sua conta.

No entanto, saiba que ao fazer a contratação desse adiantamento o valor do seu décimo terceiro não estará disponível para uso no final do ano, época em que há a necessidade de mais recursos financeiros por conta das festividades.

Além disso, você não poderá contar com o valor para o início do ano, que é a época onde os impostos começam a ser cobrados, como IPTU, licenciamento, etc.

Por tudo isso, vale a pena analisar bem para decidir se o adiantamento décimo terceiro é uma boa escolha.


Compartilhe este conteúdo


Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar