Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
anual

Como aplicar a educação financeira nas empresas? Saiba agora!

Ter uma boa educação financeira traz diversos benefícios para a vida pessoal, e isso pode ser bom também para o seu negócio. Entenda!

Artigo escrito por Carlos Terceiro em 01 de Setembro de 2023

Você sabia que a educação financeira nas empresas é algo muito importante e valioso?

É verdade! Quando investimos em colaboradores que entendem como lidar com as próprias finanças pessoais e reconhecem os impactos de uma boa organização financeira, podemos esperar níveis de motivação e produtividade maiores. 

Especialistas afirmam com frequência que a “cultura” de se planejar financeiramente ainda está longe de ser aplicada no Brasil. E que este é um processo lento.

Nesse sentido, as empresas podem ter uma boa contribuição na educação dessas pessoas. Afinal, é justamente delas que vem todo o rendimento responsável pela organização — ou “destruição” — de qualquer salário.

Vamos, então, entender os benefícios de adotar a prática na rotina corporativa?

Tenha uma ótima leitura!

Vantagens da educação financeira nas empresas

Investir em conhecimento sempre rende os melhores juros, e isso se aplica entre empresas e colaboradores também! Veja algumas vantagens de investir em educação financeira nas empresas.

Diminuição nos níveis de estresse

Pense em uma pessoa que ganha um valor interessante de salário para a sua categoria, mas ainda assim, não consegue manter suas finanças em ordem.

Ou seja, a empresa já está oferecendo “tudo” o que pode para aquela pessoa, mas o problema se encontra na forma dela lidar com o dinheiro.

Dessa forma, todos os meses, alguma conta acaba ficando para trás. As dívidas se acumulam, o relacionamento com a família fica comprometido e os níveis de estresse vão só aumentando.

Com o tempo, a única preocupação do trabalhador está focada na chegada do final do mês, para que ele possa receber seu salário e repetir o ciclo vicioso.

Quando existe o investimento de práticas saudáveis relacionadas com as finanças, tenha certeza que qualquer pessoa tende a ficar muito mais tranquila, já que se sente no controle dos gastos.

Mobills: Finanças e Cartões

Avaliação Mobills
4.5 150
Avaliação Mobills
URL verificada
Plataforma Android, iOS e Web.
Funcionalidades Controle de contas, cartões planejamentos e objetivos.
Preço Menos de R$8,40 por mês para ter suas contas em dia.
Benefícios App com ótima usabilidade e Design.
URL verificada
  • Mais detalhes do Mobills
    • Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
    • Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
    • Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.

Aumento na produtividade

Com a diminuição do estresse é possível haver um aumento da produtividade. Ou seja, é benefício na certa! Afinal, como estimular trabalhadores infelizes e estressados?

Mesmo que você ofereça as melhores condições do mundo, caso elas não sejam suficientes para uma pessoa (em razão do seu descontrole), não adianta. A produtividade cai e as entregas se tornam cada vez piores.

Melhor relação com os colegas e superiores

Este é outro ponto que está relacionado com o bem estar que aumenta na medida em que aprendemos a lidar com as finanças.

Sabemos o quanto pode ser difícil conviver com aquelas pessoas que estão sempre tristes, de cara “emburrada” e sem muito interesse em manter conversas mínimas.

Além disso, um outro ponto que inclusive já foi comprovado por muitas empresas que adotaram a educação financeira para os funcionários é a redução das faltas.

Como eles estão mais motivados, estarão também mais estimulados a levantarem da cama diariamente para trabalhar.

Maior senso de organização

Sabemos que a organização é uma das características essenciais para qualquer profissional. Nas mais diversas áreas, é importante ter um senso analítico e ter a capacidade de “dar conta” das suas responsabilidades.

Quando trabalhamos com um bom conhecimento sobre finanças pessoais, então, podemos dizer que exercitamos essa capacidade de organização.

Afinal, acompanhar os gastos, entender para onde o dinheiro vai e saber agir a partir disso é uma grande capacidade não somente de se organizar, mas de ser alguém mais analítico.

Sabemos que esses dois pontos são valiosos no mercado de trabalho, então, por que não exercitá-los de outras formas, além da rotina tradicional?

Ao falar em educação financeira, lembramos de logo de um bom software de gestão empresarial online ideal para integrar várias áreas (vendas, estoque, financeiro) de MEIs, micro, pequenas e médias empresas.

Menor rotatividade

Quando pensamos em profissionais sem uma organização financeira, podemos imaginar que muitos deles estarão insatisfeitos com seus salários.

Mesmo que sejam pagos de acordo com o mercado, a “bagunça” tem capacidade de prejudicar até aquelas pessoas que ganham “bem”.

Por isso, esses profissionais são muito mais propensos a pedirem para sair em busca de novas oportunidades.

Além disso, a rotatividade também pode acontecer quando profissionais desmotivados acabam entregando menos do que deveriam e precisam ser desligados.

Sabemos que a rotatividade é um grande problema nas empresas e que acarreta em uma série de transtornos. Por isso, dentro do pacote de ações para evitá-lo, é muito interessante adicionar a educação financeira!

Como aplicar a educação financeira nas empresas?

Agora que você já entendeu a importância de aplicar os conceitos de educação financeira nas empresas, veja algumas formas em que ela pode ser aplicada.

Palestras

Existem vários profissionais que têm histórias de vida interessantes o suficiente para passarem conhecimento adiante. Além disso, especialistas da área têm a capacidade de educarem muito bem seus colaboradores a partir de palestras.

Por isso, promova essas conversas com algum nome que julgar interessante. Algo muito legal é a oportunidade de trocar experiência, ou seja, promover um momento em que as pessoas podem fazer perguntas, por exemplo.

Incentivos

Quando oferecemos um “incentivo a mais” para as pessoas, elas com certeza ficam mais propensas a seguirem pelo caminho da saúde financeira.

Por isso, que tal oferecer acesso a um aplicativo de controle financeiro? Sua empresa pode adquirir planos Premium para os funcionários, por exemplo.

Eles podem ser presenteados enquanto bonificação, no aniversário ou de forma geral, caso exista caixa suficiente.

Comunicados

Unir forças com o setor de comunicação interna é uma ótima forma de prosseguir. Crie conteúdos educativos, então, que ensinem as pessoas a lidar cada vez melhor com o assunto.

Sempre que possível, adicione dados e fatos relacionados ao universo das dívidas e importância de conquistar a “liberdade financeira”.

Assim, as pessoas saberão que não estão sozinhas e, além disso, entenderão que é possível sair desse cenário negativo, se for o caso.

Crie também um canal aberto para tirar dúvidas, seja por e-mail ou outros meios de comunicação. Quando o colaborador sentir que tem um espaço que o escuta e está pronto para ajudá-lo, entendemos que aumentará o interesse em se engajar na causa.

Dinâmicas

Ainda relacionada à uma recompensa, é possível oferecer outras formas de estimular o estudo. Quem sabe, então, você não adiciona o acesso a cursos de educação financeira nos presentes da sua empresa?

Mais uma vez, quando colocamos esses itens como forma de recompensa, entendemos que o profissional estará ainda mais estimulado para usufrui-lo.

Coloque em prática!

Se você chegou aqui, provavelmente já entendeu sobre a importância de investir em educação financeira nas empresas.

Agora, pegue todo o conteúdo absorvido e esteja pronto para colocá-lo em prática na sua realidade. Saiba que os ganhos são absurdos — positivamente falando — e que seus funcionários serão pessoas muito mais felizes.

Com o aumento da felicidade, obviamente, características importantes para o trabalho também serão melhoradas. No final, todos saem ganhando!

CONTINUE LENDO


Escrito por Carlos Terceiro CEO da Mobills

Apaixonado por finanças e investimentos, em 2014 Carlos Terceiro decidiu unir sua paixão com seu conhecimento em tecnologia para fundar o Mobills.

  • Pós-graduação em finanças na PUCRS;
  • Graduado em desenvolvimento de sistemas na Estácio;
  • Investidor há mais de 10 anos.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.