Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
mensal

Consultoria financeira pessoal: veja quando utilizar esse serviço

Se você acha que precisa de uma consultoria financeira pessoal, confira o conteúdo completo e saiba como e quando contratar!

Artigo escrito por Ranielle Oliveira em 30 de Agosto de 2023

Organizar o orçamento nem sempre é uma tarefa fácil. Dessa forma, muitas pessoas recorrem a uma consultoria financeira pessoal.

Esse tipo de serviço ajuda na organização orçamentária, bem como a começar a investir, dependendo do momento financeiro em que o cliente está.

Neste artigo, conheceremos o que é consultoria financeira pessoal e se vale a pena contratar esse serviço. Então, vamos nessa?

O que é consultoria financeira pessoal?

Uma consultoria financeira pessoal é um tipo de serviço que auxilia pessoas a organizarem a vida financeira, a fim de atingir melhores resultados financeiros.

Na consultoria financeira da Mobills, existem dois modelos de contratação:

  • Consultoria de 3 meses: Neste modelo, o cliente tem 4 reuniões com o consultor financeiro. Então, ele monta a estratégia de investimentos, ou orçamento, a fim de que o cliente adquira conhecimentos suficientes para caminhar sozinho, podendo contratar reuniões avulsas após o término;
  • Consultoria de 12 meses: No modelo de 12 meses, o cliente tem, ao todo, 7 encontros com o especialista. Nela, também será montada a melhor estratégia possível para que o cliente possa caminhar sozinho, podendo renovar após o término.

Além disso, a Mobills fornece um Diagnóstico Financeiro Gratuito, de até 40 minutos, a fim de que o cliente conheça melhor sua situação financeira atual.

Dessa forma, será possível entender se você precisa ou não de uma consultoria financeira. E, caso precise, deixar claro para o especialista responsável por ela todos os detalhes das suas finanças.

Benefícios da consultoria financeira pessoal

Uma consultoria financeira pessoal envolve muitos benefícios quando o assunto é finanças pessoais ou investimentos. Por isso, confira alguns deles:

  • Contar com o apoio de um especialista na tomada de decisões financeiras;
  • Ter mais segurança nas decisões;
  • Definir metas e objetivos alcançáveis;
  • Ficar mais próximo de realizar os objetivos que você mais sonha;
  • Ter um olhar mais analítico para as finanças como um todo;
  • Sair das dívidas;
  • Saber por onde começar a investir;
  • Investir em aplicações mais rentáveis;
  • Organizar o orçamento de modo que sobre dinheiro no fim do mês;
  • Desenvolver autonomia para trilhar o próprio caminho e tomar as próprias decisões.

Como é feita a consultoria financeira pessoal?

Uma consultoria financeira pessoal é feita em algumas etapas. Na assessoria trimestral da Mobills, por exemplo, o processo inicia com uma reunião de diagnóstico financeiro, que acontece da seguinte forma:

  • De início, há o levantamento completo da situação financeira atual do cliente, como a informação de suas receitas, despesas, se já investe, qual seu perfil de investidor e investimentos;
  • Depois, há a identificação dos pontos de melhoria, por parte do especialista, tanto nas finanças pessoais quanto nos investimentos;
  • Em seguida, deve haver clareza quanto aos projetos futuros, como quais os seus sonhos e objetivos;

Com isso, o consultor de finanças pessoais vai criar estratégias específicas e pontuais para cada um dos seus objetivos, a fim de que você possa segui-las de acordo com sua situação atual.

Logo depois, na reunião de apresentação do planejamento, acontecerá o seguinte:

  • Primeiro, o especialista vai apresentar a análise da sua carteira de investimentos atual e a sugestão de movimentações que você deve fazer;
  • Depois, haverá a apresentação da estratégia de planejamento e investimentos, e a carteira de investimento direcionada a cada objetivo;
  • Por fim, a definição de metas para o controle de orçamento.

Após essas reuniões iniciais, haverá uma reunião para executar a estratégia. Nela, o cliente e o especialista realizarão a execução conjunta do que foi planejado.

Na última reunião, haverá um alinhamento para o futuro, em que você vai checar se está apto para seguir a estratégia com autonomia, como medir a sua evolução, bem como entender como proceder em momentos de crise no mercado.

Além disso, é importante destacar que o acesso ao consultor financeiro, para solucionar todas as suas dúvidas, pode ser feito tanto via e-mail quanto WhatsApp, em horário comercial.

Quando contratar uma consultoria financeira pessoal

Uma consultoria financeira pessoal pode abranger vários grupos de pessoas, em diversas situações financeiras, que não veem o que fazer no momento.

Alguns bons exemplos podem ser pessoas que:

  • Já investem, mas querem investir melhor;
  • Não têm controle do orçamento pessoal;
  • Têm objetivos, como comprar um carro, casa ou fazer uma viagem, mas não sabem como atingi-los;
  • Ganha um valor acima de R$ 5000 por mês;
  • Quer fazer o salário sobrar;
  • Quer começar a investir, mas não sabe como.

Porém, se você ainda não tem tanta certeza de quando fazer a contratação desse serviço, é possível realizar um levantamento de como estão suas finanças.

O quiz de Diagnóstico Financeiro da Mobills, por exemplo, leva até 5 minutos para ser feito. Ao fim, você entenderá qual a sua situação financeira atual.

Tipos de consultoria financeira

De maneira geral, existem 3 tipos de consultoria financeira: A pessoal ou familiar, a empresarial e a consultoria de investimentos.

Consultoria financeira pessoal ou familiar

Neste tipo de consultoria, consultor financeiro busca fazer uma avaliação mais assertiva possível, para que seja possível criar a melhor estratégia personalizada.

Dessa forma, a pessoa ou a família pode ter êxito em relação às finanças, seja qual for o seu objetivo principal.

Consultoria empresarial

Na consultoria de empresas, cabe ao especialista analisar, junto com os diretores da empresa, em que momento a instituição se encontra, bem como quais as falhas e acertos.

Dessa maneira, será possível entender que tipo de estratégia montar para fortalecer a instituição, bem como direcionar a equipe financeira e diretoria em relação à gestão de recursos financeiros.

Consultoria de investimentos

Em uma consultoria de investimentos, o especialista busca melhorar, caso o cliente já invista, a rentabilidade das suas aplicações.

Além disso, se você quer, mas não sabe como investir, ele traça a melhor estratégia de investimentos iniciais para que você possa investir sem medo, com mais segurança.

Dúvidas frequentes sobre o assunto

Quanto custa uma consultoria financeira pessoal?

O valor de uma consultoria financeira pessoal pode ser variar de acordo com o tipo de serviço prestado pelo especialista.

Além disso, outros fatores que influenciam no valor são o salário e patrimônio do cliente. Dessa forma, é válido ter um primeiro contato com quem vai prestar a consultoria para que, assim, você fique ciente dos serviços prestados e também dos valores a serem cobrados.

Qual a função de uma consultoria financeira?
Quem precisa de uma consultoria financeira?
O que um consultor financeiro faz?

Vale a pena contratar uma consultoria financeira pessoal?

Como falado anteriormente, uma consultoria financeira pessoal oferece muitos benefícios para a vida financeira, seja de uma pessoa/família ou empresa.

Dessa forma, se você se identificou com o assunto e precisa investir melhor, sair das dívidas ou até ter uma folga no orçamento, esse é o momento de fazer a contratação.

Porém, estude bem o mercado e contrate uma consultoria confiável, com profissionais capazes de te direcionarem de maneira assertiva.



Escrito por Ranielle Oliveira Analista de conteúdo

Experiente na área de revisão de textos, criadora de conteúdo de finanças pessoais para web e redes sociais e apaixonada por escrever textos com uma linguagem clara e de fácil entendimento para os leitores.

  • Graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.