Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
anual

Você sabe como funciona o aplicativo Meu INSS? Descubra agora!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 03 de Outubro de 2023

O aplicativo Meu INSS é um canal online para contato com o Instituto Nacional do Seguro Social. Apesar de ser bastante conhecido pelos brasileiros, muitos ainda possuem dúvidas de como ele funciona.

Se este é o seu caso, nós preparamos este artigo para esclarecer suas principais dúvidas sobre este canal de atendimento do INSS. Confira!

Como posso me cadastrar para usar o aplicativo Meu INSS?

Tendo como objetivo principal a facilitação de acesso dos seus beneficiários, foi criada a plataforma Meu INSS.

Contendo a possibilidade de efetivar a agilidade dos atendimentos e coibir o deslocamento até uma agência, causando lotação.

Deste modo, a partir do acesso ao site ou aplicativo, é possível solicitar benefícios, realizar prova de vida, acessar extratos e ter acesso a muito mais serviços de forma totalmente gratuita.

Bem como é possível acessar a plataforma pelo aplicativo, disponível tanto para Android como para iOS, ou realizar acesso pelo computador.

Com seu sistema principal integrado ao Gov.Br, é possível que o usuário com um único login e senha utilize todo o serviço público digital.

Sendo necessário ao realizar o cadastro preencher os seus dados solicitados e responder algumas perguntas previdenciárias junto ao INSS.

Portal do Meu INSS

Acesse e confira seus benefícios!

Acesse e confira seus benefícios!

URL verificada

Como realizar o cadastro no Meu INSS pelo CPF?

Para realizar o cadastro no Meu INSS no site ou aplicativo, será necessário informar os seguintes dados: 

  • Número do seu CPF;
  • Data e local onde nasceu;
  • Nome completo;
  • Nome completo da mãe.

É indicado ter em mãos a sua carteira de trabalho, para realizar o cadastro no Meu INSS. Isso porque serão feitas algumas perguntas de acordo com a sua vida trabalhista e previdenciária, como datas de recebimento de benefícios ou de inícios de vínculos trabalhistas.

VEJA TAMBÉM: Desconto INSS: Quanto é descontado do salário e como calcular? Confira!

Como realizar o cadastro no Meu INSS por meio de bancos?

É possível realizar a criação da senha do Meu INSS por meio do Internet Banking que está disponível para todos que possuem uma conta bancária

Vale ressaltar que é necessário login e senha no banco para os serviços online. De maneira simples e em pouco tempo a sua senha já está disponível para uso no site ou aplicativo do Meu INSS. Abaixo está disponível o passo a passo para acesso.

Banese

  • Entre no Internet Banking do Banese;
  • Confirme o seu usuário e em seguida clique em “Serviços”;
  • Em seguida, clique em “Gerar Senha Meu INSS – NAI”;
  • Crie um código inicial.

Banco do Brasil 

Na plataforma do Meu INSS, faça o login ao internet banking do Banco do Brasil com o número da sua conta e senha, em seguida:

  • Entre na conta e selecione “Serviços”:
  • Posteriormente vá até “Previdência Social” e “Senha Meu INSS – NAI”;
  • Crie o seu código inicial;
  • Após o primeiro acesso no Meu INSS com o código inicial, é necessário gerar uma senha definitiva.

Lembrando que o  cadastro pelo Internet Banking do Banco do Brasil  não é necessário responder nenhum questionário.

Banrisul 

  • Vá até o internet Banking do Banrisul;
  • Selecione  “Serviços” e posteriormente em “Criar Código INSS”;
  • Crie o seu código inicial;
  • Crie a senha definitiva.

Bradesco

  • Vá até o Internet Banking do Bradesco com informações efetue o login;
  • Acesse “Outros Serviços”, então selecione “Documentos”;
  • Vá até  “INSS – Cadastrar Código Inicial de Acesso ao Portal Meu INSS (NAI)”
  • Crie o seu código inicial;
  • Em seguida, gere a senha definitiva.

Itaú 

  • Vá até o Internet Banking do Itaú pelo site ou aplicativo;
  • Posteriormente selecione  “Previdência”;
  • No menu, selecione “INSS”;
  • Clique em “Cadastrar senha inicial de acesso ao Portal Meu INSS”;
  • Crie o seu código inicial.

Caixa Econômica Federal 

  • Vá até o Internet Banking da Caixa Econômica com o número da sua conta e senha;
  • Posteriormente ao login, selecione a opção “Páginas”;
  • Logo selecione  “Serviço ao Cidadão”;
  • “Gerar Código para Serviço INSS”;
  • Após gerar o código inicial, gere sua senha definitiva.

Santander 

  • Vá até o Internet Banking do banco Santander;
  • Selecione “Outros Produtos”;
  • “Demais Serviços”;
  • Em seguida clique em “NAI – Núcleo de Autenticação Interbancária”;
  • Crie o seu código inicial de sete dígitos.

Sicoob 

  • Realize o login no Sicoob;
  • Clique em “Outras Opções” e em seguida “Previdência Social”;
  • Selecione  “Senha Meu INSS” e “NAI”;
  • Crie sua senha inicial.

Como recuperar a minha  senha do Meu INSS?

Se porventura esquecer sua senha, é possível recuperá-la de maneira rápida e simples. Vá até o site ou aplicativo do Meu INSS, clique em “Entrar com gov.br”, insira o seu CPF e “Continuar”.

Posteriormente, selecione o botão “Esqueci minha senha”, preencha o RECAPTCHA e avance. Em seguida, basta escolher uma das opções para gerar uma nova senha.

Sendo possível recuperar a senha através do e-mail ou telefone cadastrados, biometria facial.

VEJA TAMBÉM: Aposentadoria INSS: Como transferir o benefício para outro banco



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.