Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
semestral

Como atualizar o Cadastro Único pela internet? É possível? Confira!

Saiba como fazer a atualização do Cadastro Único e não perca os benefícios sociais!

Artigo escrito por Isabela Matsura em 08 de Fevereiro de 2024

Como atualizar o Cadastro Único pela internet? Será que é possível?

O Cadastro Único (CadÚnico) é a plataforma oficial do governo que dispõe de todas as informações dos beneficiários dos programas sociais.

Dessa maneira, é importante mantê-lo atualizado com as informações completas e atuais de todo o grupo familiar, para que os benefícios não sejam impactados.

Por isso, saiba a seguir como atualizar o CadÚnico e mais informações importantes sobre a plataforma. Boa leitura!

VEJA TAMBÉM: Preciso trocar o Cartão Bolsa Família pelo Auxílio Brasil? | Meu CadÚnico: como consultar o aplicativo de maneira simples?

Como atualizar o Cadastro Único?

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) informou, no dia 5 de fevereiro de 2024 (segunda-feira), que aproximadamente 7 milhões de famílias devem atualizar os dados no Cadastro Único.

Todas as pessoas notificadas, que devem ter recebido a notificação por meio do aplicativo da plataforma oficial, devem procurar pessoalmente um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no próprio município, para atualizar os dados do núcleo familiar.

Estas pessoas podem ser ou não beneficiárias do Bolsa Família, afinal, o Cadastro Único diz respeito a todos os programas sociais oferecidos pelo governo federal.

É possível atualizar o Cadastro Único pela internet?

Atualmente, não é mais possível atualizar o Cadastro Único pela internet, como por meio do site ou do aplicativo oficial.

Apesar de ter sido uma opção oferecida pelo MDS, ela foi desabilitada, pois o objetivo da atualização cadastral é fazer com que o público seja atendido presencialmente para confirmar as informações prestadas.

Documentos para atualizar Cadastro Único

Para o responsável familiar (RF):

  • CPF ou Título de Eleitor (Preferencialmente o título de eleitor);

Para os demais membros da família:

  • Qualquer documento de cada uma das pessoas, como Certidão de Nascimento ou casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor).

Representante Legal (RL):

  • CPF e Termo de guarda, tutela e curatela de quem será cadastrado.

Além disso, para continuar recebendo o Bolsa Família, por exemplo, a família precisa estar inscrita no Cadastro Único e cumprir os requisitos do programa.

O principal deles é que a renda mensal da família seja de até R$ 218 (duzentos e dezoito reais) por pessoa.

Por que atualizar os dados do Cadastro Único?

O Cadastro Único é fundamental para que as famílias de baixa renda tenham acesso a programas sociais, como o Bolsa família (antigo Auxílio Brasil), Auxílios Gás dos Brasileiros, Benefícios de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

Por isso, a revisão e atualização dos dados é necessária para evitar a suspensão ou cancelamento de benefícios como esses, pois caso isso não aconteça, cancelarão os pagamentos.

Assim, é possível assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam de acordo com a realidade das famílias.

Portanto, as famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada 2 anos, ou sempre que houver alguma alteração, como, mudança de endereço, de renda mensal e número de familiares.

Isso é possível fazer pela internet. Entretanto, quem for convocado para averiguação de dados, deve comparecer obrigatoriamente ao CRAS ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município.

VEJA TAMBÉM: O que é o calendário do Cadastro Único? Entenda tudo sobre ele!

Como conferir a situação do cadastro

É possível saber se os cadastrados estão em fase de Averiguação ou Revisão Cadastral e o que devem fazer para regularizar os registros, através do app e site do Cadastro Único.

Por meio dele, as famílias beneficiárias do Bolsa Família também recebem mensagem nos extrato de pagamento do benefício, e os beneficiários da TSEE recebem comunicados na conta de energia elétrica.

Assim, você saberá como ver a situação do seu cadastro no sistema, e conseguir acesso à todas as demais situações futuras.

VEJA TAMBÉM: Como saber se estou inscrito no Cadastro Único e onde consultar

CONTINUE LENDO


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

Você também vai gostar


.
.