Como atualizar o Cadastro Único pela internet? É possível? Confira!
Saiba como fazer a atualização do Cadastro Único e não perca os benefícios sociais!
Artigo escrito por Isabela Matsura em 12 de Julho de 2024
Saber como atualizar o CadÚnico pode ser a saída que muitas pessoas têm para não perder os benefícios sociais.
O Cadastro Único (CadÚnico) é a plataforma oficial do governo que dispõe de todas as informações dos beneficiários dos programas sociais, como o Bolsa Família, por exemplo.
Dessa maneira, é importante mantê-lo atualizado com as informações completas e atuais de todo o grupo familiar, para que os benefícios não sejam impactados.
Por isso, saiba a seguir como atualizar o CadÚnico e mais informações importantes sobre a plataforma. Boa leitura!
VEJA TAMBÉM: Preciso trocar o Cartão Bolsa Família pelo Auxílio Brasil? | Meu CadÚnico: como consultar o aplicativo de maneira simples?
Como atualizar o Cadastro Único?
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) informou, há alguns meses, no dia 5 de fevereiro de 2024, que aproximadamente 7 milhões de famílias devem atualizar os dados no Cadastro Único.
Essas informações devem ser atualizadas a cada dois anos para que haja a garantia de continuidade do benefício fornecido pelo governo.
Por isso, assim que notificada, a pessoa (chefe familiar) deve comparecer pessoalmente a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no próprio município, para atualizar os dados do núcleo familiar.
Estas pessoas podem ser ou não beneficiárias do Bolsa Família, afinal, o Cadastro Único diz respeito a todos os programas sociais oferecidos pelo governo federal.
É possível atualizar o Cadastro Único pela internet?
Atualmente, não é mais possível atualizar o Cadastro Único pela internet, como por meio do site ou do aplicativo oficial.
Apesar de ter sido uma opção oferecida pelo MDS, ela foi desabilitada, pois o objetivo da atualização cadastral é fazer com que o público seja atendido presencialmente para confirmar as informações prestadas.
Documentos para atualizar Cadastro Único
Para o responsável familiar (RF):
- CPF ou Título de Eleitor (Preferencialmente o título de eleitor);
Para os demais membros da família:
- Qualquer documento de cada uma das pessoas, como Certidão de Nascimento ou casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor).
Representante Legal (RL):
- CPF e Termo de guarda, tutela e curatela de quem será cadastrado.
Além disso, para continuar recebendo o Bolsa Família, por exemplo, a família precisa estar inscrita no Cadastro Único e cumprir os requisitos do programa.
O principal deles é que a renda mensal da família seja de até R$ 218 (duzentos e dezoito reais) por pessoa.
Por que atualizar os dados do Cadastro Único?
O Cadastro Único é fundamental para que as famílias de baixa renda tenham acesso a programas sociais, como o Bolsa família (antigo Auxílio Brasil), Auxílios Gás dos Brasileiros, Benefícios de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
Por isso, a revisão e atualização dos dados é necessária para evitar a suspensão ou cancelamento de benefícios como esses, pois caso isso não aconteça, cancelarão os pagamentos.
Assim, é possível assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam de acordo com a realidade das famílias.
Portanto, as famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada 2 anos, ou sempre que houver alguma alteração, como, mudança de endereço, de renda mensal e número de familiares.
Isso é possível fazer pela internet. Entretanto, quem for convocado para averiguação de dados, deve comparecer obrigatoriamente ao CRAS ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município.
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Como conferir a situação do cadastro
É possível saber se os cadastrados estão em fase de Averiguação ou Revisão Cadastral e o que devem fazer para regularizar os registros, através do app e site do Cadastro Único.
Por meio dele, as famílias beneficiárias do Bolsa Família também recebem mensagem nos extrato de pagamento do benefício, e os beneficiários da TSEE recebem comunicados na conta de energia elétrica.
Assim, você saberá como ver a situação do seu cadastro no sistema, e conseguir acesso à todas as demais situações futuras.
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Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo
Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.