Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
semestral

Poupar, economizar ou investir: entenda a diferença entre os termos

Entender as principais diferenças entre economizar, poupar ou investir dinheiro podem alavancar a sua chegada a tão sonhada independência financeira. Saiba mais!

Artigo escrito por Larissa Brioso em 31 de Agosto de 2023

Entender o que é economizar, poupar e investir é fundamental para todos aqueles que querem organizar as finanças pessoais e atingir objetivos financeiros.

Isso porque, cada um desses conceitos representam uma etapa do processo de construção de patrimônio e da liberdade financeira.

Neste artigo, discutiremos o que é poupar, economizar e investir e qual a diferença entre cada um deles. Então, vamos nessa?

O que é economizar?

Economizar consiste em utilizar seu dinheiro de forma inteligente, minimizando gastos por meio de boas escolhas financeiras. Em outras palavras: deixar de gastar dinheiro de forma desnecessária.

Por exemplo, lembra aquele delivery que você pediu mesmo com a geladeira cheia de comida? Ou a assinatura da TV a cabo de 100 canais que ninguém assiste?

Pois é, economizar é reduzir gastos desnecessários do orçamento. Dessa forma, você consegue dar um melhor uso para seu tão suado dinheiro.

Para ajudar a equilibrar nossas contas, a melhor ferramenta do mercado atualmente é o gerenciador financeiro da Mobills, plataforma de soluções mais inteligentes para o seu dinheiro.

Mobills: Finanças e Cartões

Avaliação Mobills
4.5 150
Avaliação Mobills
URL verificada
Plataforma Android, iOS e Web.
Funcionalidades Controle de contas, cartões planejamentos e objetivos.
Preço Menos de R$8,40 por mês para ter suas contas em dia.
Benefícios App com ótima usabilidade e Design.
URL verificada
  • Mais detalhes do Mobills
    • Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
    • Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
    • Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.

Mas qual a melhor forma de economizar?

A princípio, não existe “a melhor forma de economizar”. Isso, porque os métodos variam de pessoa para pessoa. Tudo depende dos objetivos financeiros, metas e disciplina de cada um.

Mas existem algumas dicas gerais que podem te ajudar. Veja algumas das principais orientações:

  • Registre todo o dinheiro que entra ou sai da sua conta;
  • Use um aplicativo de controle financeiro pessoal ou uma planilha;
  • Corte os gastos desnecessários e supérfluos;
  • Fale com sua família sobre essa vontade de economizar;
  • Pague as contas imediatamente, não invente de deixar para depois;
  • Sempre que possível, faça você mesmo ao invés de contratar serviços de terceiros;
  • Compare preços;
  • Faça um planejamento financeiro.

VEJA TAMBÉM: Como economizar dinheiro: melhores dicas e estratégias

O que é poupar?

Agora, vamos ao ponto da explicação que mais deixa as pessoas confusas: a diferença entre poupar e economizar. Os dois conceitos se completam, como duas faces de uma mesma moeda.

Em síntese, economizar é deixar de gastar dinheiro desnecessariamente. poupar significa guardar esse dinheiro que foi economizado

Entendeu? Os conceitos se complementam, como um passo a passo. Primeiro você precisa economizar o dinheiro para depois poupá-lo.

Mas fique esperto! Não adianta economizar em um canto e gastar em outro. Isso não é poupar, é simplesmente mudar a forma como você desperdiça sua renda.

E uma das melhores formas para conseguir poupar é definir objetivos. Qual o seu propósito ao guardar dinheiro: viajar para fora do país? Comprar um carro novo? Ou tirar do papel o sonho da casa própria? 

Sem dúvidas, suas metas vão te ajudar a manter o foco. Porque, quando não há um propósito estabelecido, o trabalho de poupar acaba ficando cansativo e pesado.

Por isso, defina bem seus objetivos. Olhar diariamente para a sua meta vai fortalecer sua disciplina e força de vontade para fazer os sacrifícios necessário para cortar gastos e equilibrar a vida financeira.

Além disso, definir metas te ajudará a saber qual é exatamente o esforço que você precisa fazer para atingir seu objetivo, ou seja, isso vai nortear sua disciplina.

VEJA TAMBÉM: Como poupar dinheiro ganhando pouco? Veja as dicas para economizar todo mês!

Mas e a poupança?

Apesar do nome, a poupança é uma forma de investimento. Ou seja, é um método financeiro que está mais relacionado com o terceiro e último conceito deste artigo.

Esse nome se deu pois os brasileiros usavam esse produto para acumular e, pelas características do produto, multiplicar seus recursos poupados.

Entretanto, embora a poupança tenha esse efeito multiplicador, ela não é um bom ativo para se investir, pois seus rendimentos são significativamente baixos.

Além disso, é possível encontrar aplicações com um retorno muito maior e com um risco muito menor do que a poupança. Por exemplo, títulos públicos, CDBs, fundos de investimento de renda fixa etc.

Então, se você quer colocar seu dinheiro para trabalhar por você de uma forma efetiva, fique atento ao próximo conceito.

O que é investir?

Se você quer ver o seu dinheiro aplicado para trazer rentabilidade, será preciso fazer um investimento.

Investir é multiplicar, e não somar. Investir pressupõe o acúmulo de lucros que você obtém, para que, com um patrimônio cada vez maior, você lucre mais.

Por exemplo, se você trabalha muito para pagar a compra de imóveis que não têm bom potencial de valorização, você está simplesmente acumulando patrimônio em vez de multiplicar.

Por outro lado, se seus imóveis ganham valor com o tempo e você os vende para comprar outros com bom potencial de valorização, está investindo.

Além disso, uma das principais qualidades de um bom investimento é a possibilidade de investir imediatamente e com boa rentabilidade os resultados obtidos regularmente.

Se preferir, conheça tudo sobre o conceito de investimento.

Nesse sentido, é importante que comecemos a aplicar nosso dinheiro o quanto antes, pois investir pode trazer uma série de benefícios, como:

  • Segurança financeira;
  • Otimizar a conquista de objetivos;
  • Multiplicar nossos ganhos;
  • Gerar renda passiva; e
  • Assegurar nossa aposentadoria.

Contudo, para quem você possa investir, é preciso poupar; para poupar, é preciso fazer sobrar dinheiro, o que se consegue economizando.

Diante disso, podemos ver que esses três conceitos estão relacionados como três etapas de um mesmo processo.

O objetivo desse processo é atingir a liberdade financeira através da construção de um patrimônio sólido, formado por bons ativos.

Por isso, estude bastante as melhores aplicações financeiras para que você possa escolher aquelas mais adequadas ao seu perfil e as suas necessidades.

Como investir melhor

Para saber investir melhor, você precisa saber que existem várias modalidades diferentes de aplicações financeiras.

Como já foi dito, a poupança é uma das formas de investimento mais populares, mas é uma das menos rentáveis. 

Nesse sentido, também é possível investir no Tesouro Direto, em Certificados de Depósitos Bancários, em Fundos de Investimento de Renda Fixa, entre outros, e alcançar uma rentabilidade muito maior com o mesmo nível de risco.

Também é importante ressaltar que investir não é só coisa de gente rica, como muitas pessoas pensam, pois, mesmo ganhando pouco, você pode e deve encontrar a modalidade de aplicação financeira que mais se encaixa ao seu perfil.

Você não gosta de arriscar dinheiro e prefere a estabilidade da segurança? Então, os investimentos conservadores são a melhor opção.

Se você aceita correr alguns riscos e até mesmo prefere controlar suas perdas para elevar os lucros, os investimentos moderados são perfeitos.

Todavia, se você quer a maior rentabilidade possível e multiplicar seu patrimônio de forma enérgica, seu perfil é o agressivo.

Mas, independente do seu perfil, a maior lição deste tópico é que é possível investir de acordo com sua realidade. Você só precisa ter disciplina, foco e vontade de aprender.

De todo modo, você não pode negligenciar a diversificação, que é o ato de distribuir seu patrimônio em várias classes de ativos.

Isso é importante porque, ao não se expor a somente um ativo ou a um setor específico, você estará diminuindo o risco geral da sua carteira de investimentos.

Afinal, é melhor economizar, poupar ou investir

Economizar, poupar e investir são três conceitos diferentes, mas que devem ser vistos como um caminho para a tão sonhada independência financeira.

Afinal, para investir você precisa poupar e, para poupar, é necessário primeiro economizar.

Dessa forma, não encare como uma escolha absoluta, mas como uma escolha momentânea, em que você vai optar pelo que é melhor neste momento da sua vida.

Então, agora que você já sabe a diferença entre economizar, poupar ou investir, continue estudando e entendendo em que momento será necessário fazer cada um deles acontecer!

Para isso, aprofundar o conhecimento sobre educação financeira é essencial caso você queira realmente tomar as rédeas da sua vida e equilibrar os gastos de casa.

CONTINUE LENDO


Escrito por Larissa Brioso Educadora Financeira

Educadora Financeira na Mobills; formada em Economia pela Universidade Federal do Ceará; e estudante de Gestão de Negócios e Marketing. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em educação financeira, comunicação de marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, SEO e CRM.

  • Editora-chefe do site da Mobills;
  • Formada em Economia;
  • Especializada em Gestão de Negócios e Marketing.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.

8 comentários publicados nesse artigo
    10/09/2021 às 18:37

    Tenho dinheiro na poupança maís o rendimento é muito baixo.onde e como investir para render mais e com mais segurança?

      13/09/2021 às 08:30

      Olá, Francisco. Existem vários investimentos com segurança e rentabilidade maior que a poupança, como títulos públicos, CDBs de grandes bancos e debêntures de grandes empresas. Você pode conferir o funcionamento dessas e de outras aplicações no artigo a seguir: https://www.mobills.com.br/blog/melhores-investimentos/

    11/08/2021 às 03:55

    Muito obrigado pela forma clara, breve e brilhante com que esses três conceitos foram esclarecidos. Parabéns à Mobils…

      11/08/2021 às 10:50

      Olá Cristiano! Tudo bem? Que bom que gostou. Nós buscamos sempre entregar o melhor conteúdo!

    19/12/2020 às 08:41

    Realmente, entender os conceitos financeiros é muito importante para a desenvolvimento da educação financeira. Parabéns Mobills.

      21/12/2020 às 11:42

      Ficamos muito felizes em saber que gostou das nossas dicas. Já conhece o aplicativo do MobillsEdu? Aprenda conceitos de educação financeira em até 5 minutos com essa nossa ferramenta. Baixe agora: CLICANDO AQUI.

    11/12/2020 às 21:27

    Ótimo conteúdo parabéns

      14/12/2020 às 11:27

      Olá, Gilberto! Ficamos muito felizes em saber que gostou das nossas dicas. Já conhece o aplicativo do MobillsEdu? Aprenda conceitos de educação financeira em até 5 minutos com essa nossa ferramenta. Baixe agora: CLICANDO AQUI.

.
.