Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

5 R’s da sustentabilidade: saiba quais são e o que significam

Entenda como pequenas mudanças em seus hábitos de consumo podem fazer a diferença para o meio ambiente. Veja!

Artigo escrito por Lívia Portela em 23 de Abril de 2023

O meio ambiente é pauta de grandes debates culturais e políticos e, a fim de aumentar a consciência e as ações práticas sobre esse assunto, foram criados os 5 R's da sustentabilidade.

Os 5 R's da sustentabilidade são uma maneira prática e eficaz de reduzir a quantidade de resíduos produzida diariamente e cooperar para a preservação do meio ambiente para as gerações futuras.

Então para saber o quais são os 5 R's da sustentabilidade, o que eles significam e dicas de como aplicá-los em seu dia a dia, confira agora o artigo que preparamos. Boa leitura!

O que são os 5 R's da sustentabilidade?

Os 5 R's da sustentabilidade são uma proposta para otimizar os hábitos de consumo de empresas e instituições, a fim de promover o desenvolvimento sustentável e um padrão de consumo coerente.

Esses cinco R's são:

  • Reduzir
  • Reutilizar
  • Reciclar
  • Reparar
  • Recusar
5 r's da sustentabilidade mobills

Cada um desses R's representa um passo importante para minimizar o desperdício dos recursos naturais e aproveitar, de modo consciente, os benefícios da vida moderna.

Confira, a seguir o que significa cada um desses 5 R's e entenda com eles podem fazer parte do seu dia a dia.

1. Reduzir

O primeiro R é Reduzir, e ele se refere à ideia de buscar reduzir a quantidade de resíduos que produzimos em primeiro lugar.

Isso significa que cada pessoa pode se tornar mais consciente em seus hábitos de consumo e pensar cuidadosamente antes de comprar coisas desnecessárias ou que usarão apenas uma vez.

Uma maneira de reduzir é evitar produtos descartáveis, como copos plásticos, canudos e talheres, em vez disso, optar por itens duráveis, como as versões reutilizáveis desses itens.

Uma boa prática, por exemplo, seria levar o seu próprio copo ou caneca para o trabalho, evitando o uso de descartáveis.

Muitas empresas, inclusive, presenteiam seus funcionários com itens personalizados para que sejam utilizados durante o expediente, o que resulta na redução do uso dos recursos naturais e em economia de dinheiro.

VEJA TAMBÉM: Aplicativo para economizar dinheiro: melhores opções do mercado || Como economizar com combustível? Veja dicas práticas!

2. Reutilizar

O segundo R é Reutilizar, que envolve dar nova vida a objetos ou materiais que se possui. Trata-se de dar um novo destino ou significado a algo que seria descartado.

imagem de reutilizar mobills
Garrafas e potes que iriam para o lixo podem se tornar itens de decoração

Reutilizar pode significar muitas coisas, desde consertar objetos quebrados em vez de jogá-los fora, até doar roupas e móveis antigos, mas em bom estado, para organizações de caridade.

Podemos reutilizar também sacolas, garrafas, latas, potes, entre outros materiais queainda sirvam antes de serem descartados.

As sacolinhas de supermercado podem, por exemplo, serem utilizadas para descartar o lixo doméstico. Além disso, é possível reutilizar a embalagem de diversos produtos, comprando apenas o seu refil.

3. Reciclar

O terceiro R é de Reciclar, que é um processo de transformar materiais usados em novos produtos.

imagem de reciclar mobills

A reciclagem tem o objetivo de economizar recursos naturais e energia, além de reduzir a quantidade de resíduos que vão para lixões, aterros sanitários e outras formas de descarte.

Embora muitos materiais sejam recicláveis, a reciclagem em grande escala só acontece quando há um sistema de coleta seletiva adequado, o que nem sempre está disponível em todos os lugares.

É preciso, portanto, investir em políticas públicas para o tratamento do lixo urbano e promover educação e incentivos para que os indivíduos cooperem com este processo.

4. Reparar

O quarto R é de Reparar, que é uma forma de prolongar a vida útil dos objetos e reduzir a quantidade de resíduos produzidos.

Quando um objeto quebra, muitas vezes a primeira reação é a de jogá-lo fora e comprar um novo, mas a reparar, em geral, é a opção mais sustentável.

A reparação pode ser feita pelo próprio dono ou por profissionais especializados. Isso ajuda a prolongar a vida útil do objeto, reduzir a quantidade de resíduos produzidos e ainda a economizar dinheiro.

Uma boa forma de realizar consertos e pequenos reparos em sua própria casa é por meio de vídeos de DIY e tutoriais pela internet, disponíveis, muitas vezes, de forma gratuita.

5. Recusar

Por último, o quinto R é Recusar, que é a ideia de dizer não a coisas desnecessárias. Isso pode incluir sacolas plásticas no supermercado, brindes sem utilidade ou embalagens excessivas.

Recusar pode ser a maneira mais fácil de reduzir a quantidade de resíduos que produzimos, pois não é necessário pensar em como reutilizar, reciclar ou reparar algo que não se tem.

E essa prática pode ser adquirida a partir de um simples passo. Basta, antes de adquirir ou aceitar qualquer produto, se questionar se de fato ele é necessário em sua vida.

Se a resposta for não, talvez a melhor escolha seja deixá-lo onde está.

VEJA TAMBÉM: Hábitos para Economizar Energia: Conheça os principais! || Despesas mensais para cortar e otimizar o orçamento: confira!

Consciência ambiental e educação financeira

Uma das grandes vantagens de cultivar uma relação saudável com meio ambiente é o impacto positivo que as suas ações terão em seu orçamento.

Hábitos como fazer uma lista de compras antes de ir ao supermercado pode evitar gastos por impulso e desperdício de recursos ambientais.

Ainda pensando nos 5 R's da sustentabilidade, uma forma de consumir de modo consciente é por meio do gerenciamento de suas compras. E para isso, você pode contar com o gerenciador financeiro da Mobills.

Mobills: Finanças e Cartões

Avaliação Mobills
4.5 150
Avaliação Mobills
URL verificada
Plataforma Android, iOS e Web.
Funcionalidades Controle de contas, cartões planejamentos e objetivos.
Preço Menos de R$8,40 por mês para ter suas contas em dia.
Benefícios App com ótima usabilidade e Design.
URL verificada
  • Mais detalhes do Mobills
    • Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
    • Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
    • Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.

Com o app da Mobills você pode gerenciar todas as suas compras e gastos de forma prática, utilizando as integrações automáticas com suas contas e cartões de crédito.

Assim, por meio do acompanhamento diário de seu consumo, você poderá fazer escolhas mais assertivas tanto para o meio ambiente quanto para o seu bolso.

Gostou desse conteúdo? Então, veja também:



Escrito por Lívia Portela Redatora Web

Lívia é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e, atualmente, estuda Marketing Digital na Universidade Estácio de Sá. Descobriu no Marketing uma paixão pela comunicação, onde exerce seu trabalho produzindo conteúdo sobre finanças pessoais, produtos e serviços financeiros utilizando as técnicas de SEO.

  • Estrategista de Marketing em formação;
  • Advogada.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.