Como consultar o score de crédito na Serasa de forma online e gratuita

O score é uma ferramenta indispensável nas suas solicitações de crédito. Por isso, veja como consultar a sua pontuação pela Serasa.

Artigo escrito por Janaína Tavares em 29 de Junho de 2021

Imagem de uma mulher com um computador aprendendo como consultar o score na Serasa

A verificação do score de crédito é uma ação que deve ser colocada em prática por todos que desejam sair das dívidas e ter uma vida financeira mais equilibrada. Sendo assim, consultar o score na Serasa é algo que pode fazer toda a diferença nesse momento.

Isso porque, com esse tipo de consulta frequente, você tem uma noção do que precisa melhorar para conseguir sua tão sonhada aprovação nas solicitações de crédito.

Portanto, veja como consultar gratuitamente o score de crédito na Serasa e fique por dentro de outros tópicos que serão abordados neste conteúdo.

Boa leitura!

O que é o Serasa Score?

O score de crédito da Serasa é uma pontuação que vai de zero a 1.000, capaz de apontar se determinada pessoa paga as contas em dia.

Em outras palavras, você recebe uma “nota” de acordo com o seu histórico de pagamentos. Além disso, esse score pode ser dividido nas seguintes categorias:

  • Até 300 pontos: alto risco de inadimplência;
  • Entre 300 e 700 pontos: médio risco de inadimplência;
  • Acima de 700 pontos: baixo risco de inadimplência.

Contudo, é importante destacar que a Serasa não é a única empresa que oferece a consulta de score de crédito para a população brasileira. Outros birôs de crédito, como o SPC Brasil e a Boa Vista (SCPC) também trabalham com esse tipo de demanda.

Na prática, o que vai mudar é a pontuação que você pode receber em cada uma dessas empresas. Isso acontece porque cada uma delas têm bancos de dados distintos e utilizam fórmulas estatísticas próprias para disponibilizar o score de crédito

Mas quando o assunto é consultar o score na Serasa, vale a pena você saber que esse birô é uma instituição privada. Por meio dela, são realizadas mais de 6 milhões de consultas diárias por cerca de 500 mil clientes, conforme os dados públicos divulgados pela empresa.

Fora isso, ela é referência nas análises e informações que podem ajudar seus clientes nas decisões de crédito. Ou seja, os bancos, lojas e demais empresas podem consultar seu score de crédito na Serasa para analisar se realmente compensa conceder crédito a você.

Como consultar o Score na Serasa [Passo a passo]

Você consegue verificar o score na Serasa de forma totalmente gratuita pelo site e pelo app. Aliás, essa consulta pode ser feita quantas vezes você quiser, sem que isso afete sua pontuação. Confira o passo a passo a seguir!

Descobrir Serasa score pelo site

Site da Serasa para verificar o score
Site da Serasa para verificar o score
  1. Em primeiro lugar, será preciso entrar no site oficial da Serasa;
  2. Na página inicial, estarão todos os serviços e produtos da empresa. Role a página até encontrar “Consulte grátis seu Score Serasa”;
  3. Do lado direito, terá o botão “Consulte grátis”. Clique nele;
  4. Logo em seguida, selecione “Consultar score”;
  5. Insira o seu CPF no campo indicado;
  6. Mas se você ainda não tiver um cadastro na Serasa, será necessário fazer um antes;
  7. Assim que concluir, clique em “Consultar CPF grátis”;
  8. Agora, informe seu CPF e a senha que fez durante o processo de cadastro na plataforma;
  9. Leia com atenção os termos da empresa e clique em “Declaro que li e aceito os Termos”;
  10. O sistema vai calcular sua pontuação para que você consiga vê-la.

Descobrir Serasa score pelo celular

Aplicativo da Serasa para consulta de CPF e score de crédito
Aplicativo da Serasa para consulta de CPF e score de crédito
  1. Acesse a loja de aplicativo do seu celular;
  2. Instale o app Serasa Consumidor no dispositivo móvel (Google Play e App Store);
  3. Quando abrir o aplicativo, faça seu cadastro ou o login, usando CPF e senha;
  4. Procure pela consulta de CPF e score de crédito.

Agora que você já conhece o processo para fazer essa consulta, é fundamental aprender a como aumentar o score na Serasa. Com as dicas certas, será possível melhorar sua saúde financeira e manter as despesas em dia.

Serasa Score 2.0: Como funciona?

Serasa Score 2.0

O Serasa Score 2.0 é a nova pontuação de crédito da Serasa que tem como base de cálculo o seu comportamento financeiro. Ou seja, ele mantém o intervalo da pontuação entre 0 e 1.000 mas possui um novo método para calcular esses pontos.

Segundo o próprio site da Serasa, eles utilizam Inteligência Artificial para calcular sua pontuação, a qual leva em conta seis tipos de critérios.

Veja o comparativo entre o Serasa 1.0 e a versão 2.0:

Serasa Score 2.0Serasa Score 1.0
43,6% Pagamento de crédito13,9% Pagamento de crédito
19,3% Consulta para serviço e crédito/comportamento de consultas17,4% Consulta para serviço e crédito/comportamento de consultas
13,7% Histórico de dívidas30,2% Histórico de dívidas
10,1% Tempo de uso do crédito8,4% Tempo de uso do crédito
7,9% Crédito contratado3,6% Crédito contratado
5,5% Pagamento de dívidas26,4% Pagamento de dívidas
Comparativo entre o Serasa Score 1.0 e o 2.0

Em síntese, com essa nova versão, os seus bons hábitos financeiros terão mais peso no cálculo do seu Serasa score.

Qual score é mais importante: Serasa ou Boa Vista (SCPC)?

Tanto o score da Serasa como o da Boa Vista são importantes. Contudo, eles podem ser usados conforme a finalidade do pedido de crédito:

  • Score da Serasa: bancos e empresas utilizam essa pontuação para avaliar solicitações em gerais, como empréstimos, cartões, entre outras;
  • Score da Boa Vista (SCPC): por outro lado, as instituições consultam o score da Boa Vista ou do SPC com mais frequência quando o pedido é referente a crediários. Mas isso não significa que as empresas deixam de lado esses dois birôs de crédito quando existem solicitações de cartões, financiamento, entre outras modalidades.
Site da Boa Vista para consulta de score
Site da Boa Vista para consulta de score

Dica extra: não se assuste se a sua pontuação for diferente nos birôs de crédito. Isso é completamente normal, justamente porque são empresas distintas e que possuem bancos de dados próprios.

Como conseguir um histórico da Serasa?

Seu histórico na Serasa é construído de acordo com os seus hábitos financeiros. Sendo assim, você pode consultar seu CPF pela plataforma seguindo nossas dicas:

  1. Acesse o site da Serasa;
  2. Encontre e clique na opção “Consultar CPF grátis”;
  3. Logo em seguida, informe o CPF;
  4. Clique em “Confirmar”;
  5. Pronto! Você terá acesso a todas as informações sobre o seu CPF como, por exemplos, dívidas negativadas.

Entretanto, apenas Pessoas Físicas (PF) podem fazer essa consulta, ou seja, o dono do próprio CPF em questão. Já para empresas, é necessário seguir outro passo a passo:

  1. A Pessoa Jurídica (PJ) precisa ser cliente do Serasa Empresas;
  2. Quando fizer o login, clique no botão “Já sou cliente”, localizado do lado direito do site;
  3. Feito isso, selecione “Consulta CPF/CNPJ”;
  4. Logo depois, opte por “Consulte agora”;
  5. Por fim, clique em “Histórico de Consultas”.

Limpeza de consultas na Serasa

A limpeza do histórico de consultas de CPF na Serasa pode ser feita desde que o consumidor tenha mais de 18 anos. Além disso, é obrigatório seguir as orientações abaixo:

  1. Você pode realizar essa solicitação pessoalmente em uma das agências da Serasa;
  2. Por outro lado, também é possível enviar a solicitação por meio de uma carta através do Correios;
  3. Para isso, preencha o Termo de Responsabilidade e Exclusão de Passagem;
  4. Logo em seguida, baixe o arquivo e imprima o documento;
  5. A próxima etapa será reconhecer firma da assinatura;
  6. Depois, junte cópias autenticadas dos seus documentos pessoais, por exemplo: RG e CPF;
  7. Por fim, envie os documentos pelo Correios para o endereço: Av. Dr. Heitor José Reali, nº 360, Jardim Nova São Carlos CEP 13571-385 – São Carlos A/C Gestão de Requerimentos Administrativos.

Por que limpar as consultas do meu CPF na Serasa?

Como você já sabe, as empresas realizam uma consulta de CPF e score antes de aprovar alguma linha de crédito para os seus clientes. Porém, toda consulta fica registrada no histórico dessas pessoas.

Portanto, quando há muitas consultas registradas, isso pode influenciar na pontuação do score e na solicitação de crédito feita pelo consumidor.

Importância de acompanhar o seu score

Consultar o score na Serasa é importante porque essa ferramenta é usada, principalmente, para a análise de risco de crédito.

Isso significa que essa pontuação beneficia tanto as empresas nas tomadas de decisões, como os consumidores que querem ser aprovados com mais facilidade em suas solicitações de crédito.

Então, quanto mais alto for o score, melhores serão as chances de você conseguir um financiamento, cartão de crédito, entre outros produtos financeiros.

Entretanto, ter um score alto não é sinônimo de aprovação. Lembre-se que o score é apenas um dos itens analisados, pois as empresas e bancos que concedem crédito possuem regras e condições próprias para aprovar ou negar um cliente.

Dúvidas frequentes sobre o assunto

O score regular indica que o consumidor honra com os seus compromissos financeiros e não está endividado. Ou seja, ele tem um baixo risco de inadimplência.

Mas, para manter essa pontuação ou até mesmo aumentá-la é preciso manter seus cadastro atualizado nos birôs de crédito, ter um relacionamento saudável com as empresas e bancos e, é claro, regularizar as dívidas para deixar o nome limpo.

Qual a pontuação boa para score?

Uma pontuação boa para score de crédito é aquele que está acima de 300 pontos. Menos que isso, o risco de inadimplência é muito alto, o que pode prejudicar na sua aprovação. Então, não se esqueça da seguinte classificação:

  • Até 300 pontos: alto risco de inadimplência;
  • Entre 300 e 700 pontos: médio risco de inadimplência;
  • Acima de 700 pontos: baixo risco de inadimplência.

O novo Serasa score ou Serasa score 2.0 é uma versão que valoriza mais o seu comportamento financeiro. Por exemplo, o peso da categoria relacionada aos seus pagamentos de crédito possui um peso maior do que o da versão 1.0, já o peso do seu histórico de dívidas tem um peso menor.

O seu score, de maneira simples, indica o seu risco de inadimplência. Nesse sentido, quanto maior o seu score, maiores as chances de conseguir aprovação em suas solicitações de cartão.

Então, com uma pontuação superior a 700 as chances de conseguir seu cartão de crédito aumentam consideravelmente. Todavia, existem opções de cartão para negativados com menos limitações relacionadas ao score.

Não existe um tempo exato para que você consiga aumentar o seu score. Mas, é fato que conforme você for pagando as suas dívidas e melhorando seu comportamento como consumidor, haverá um aumento gradual.

Essa mudança pode durar poucos meses até anos, dependendo da sua realidade financeira. Aprenda como aumentar seu score!

Melhore o score com o controle das contas mensais

Neste artigo você aprendeu que o Serasa Score é uma pontuação que pode, sim, influenciar na sua aprovação de crédito, mas que não é o único fator levado em conta pelas empresas e bancos.

Além disso, você também teve a oportunidade de conferir o passo a passo da consulta do score pela Serasa. Porém, se a sua pontuação está baixa ou pode melhorar, está na hora de utilizar boas práticas para manter sua vida financeira equilibrada.

Uma delas é começar pela organização das contas mensais e demais despesas, usando um aplicativo de finanças pessoais.

Enfim, gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário! Afinal, sua opinião é muito importante para nós.

Aprenda mais sobre educação financeira no nosso Instagram! Não deixe, também, de acessar o canal do Mobills no YouTube.


Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


    🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

    Notifique-me de novos comentários via e-mail.

    Junte-se a mais de 239.950 pessoas

    Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


      Você também vai gostar...


      Escrito por Janaína Tavares Jornalista

      Jornalista formada pela UNOESTE (Universidade do Oeste Paulista). Apaixonada por educação financeira e pela escrita, principalmente, por entregar conteúdos úteis e de valor para os leitores.

      • Jornalista;
      • Inbound Marketing, Copywriting.
      .