Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
anual

Banco Central SCR: saiba o que é e como consultar pelo CPF?

Saiba como acessar o SCR do Banco Central com o seu CPF em poucos instantes

Artigo escrito por Guilherme Gadelha em 16 de Novembro de 2023

O SCR é uma sigla para Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil. O mesmo funciona como um banco de dados onde é possível consultar todas operações financeiras que ultrapassam o valor de R$ 200.

Apesar de ser algo bastante desconhecido, o SCR pode ser uma ferramenta bastante útil para checar históricos financeiros e manter finanças e planos em dia.

Veja aqui como o SCR funciona, saiba como consultar seu CPF e descubra outros detalhes importantes relacionados ao assunto.

VEJA TAMBÉM: Conheça os melhores bancos digitais para abrir conta

SCR Banco Central: como funciona?

Como já falamos aqui, o SCR do Banco Central é um banco de dados que reúne todas operações financeiras que envolvem empréstimo, financiamento, aval e fiança com valores acima de R$ 200.

Além de ser uma boa ferramenta para os consumidores, o SCR também pode ajudar empresas na hora de avaliar uma liberação de crédito.

Através do histórico de pagamento dos interessados, por exemplo, é possível estipular quais são as chances do crédito ser pago.

Fora isso, o SCR do Banco Central também serve como um indicador na hora de estipular as taxas de juros ideais para cada tipo de perfil.

O SCR é como um Serasa/SPC?

Ao contrário do que muitos pensam, o SCR não funciona como Serasa ou SPC, uma vez que ele pertence ao Banco Central e não aponta somente dívidas ou pessoas negativadas, já que o mesmo engloba todas as operações financeiras feitas em nosso país.

LEIA TAMBÉM: Dinheiro a Receber do Banco Central – Valores da 2ª Fase

Como consultar SCR do Banco Central?

A princípio, você pode consultar o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR) por meio do sistema Registrato, lembrando que é necessário ter uma conta Gov.br nível prata ou ouro. Veja como acessar:

  1. Acesse o site do Registrato;
  2. Informe seu CPF e clique em “Continuar”;
  3. Insira sua senha e vá até “Entrar”.

SRC: qual é o prazo de atualização do relatório?

Caso você já tenha feito um pagamento e percebeu que o site ainda não sofreu uma alteração, não se preocupe. A atualização do site é feita somente uma vez por mês, por isso, é normal que alguns dados permaneçam desatualizados.

Por outro lado, você poderá consultar se a dívida foi atualizada no próximo mês referente ao pagamento, sempre por volta do dia 20.

Se porventura precisar do comprovante de pagamento antes do período de atualização do SCR, você poderá solicitar o comprovante ao banco que recebeu seu pagamento.

VEJA TAMBÉM: Minha Vida Financeira do Banco Central – Para que serve e como consultar!



Escrito por Guilherme Gadelha Analista de Conteúdo

Redator formado em Publicidade e Propaganda, apaixonado pelo universo de finanças, especialmente em cartões de crédito.

  • Redator Web;
  • Formado em Publicidade e Propaganda.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.