Como saber se fui taxado? Saiba o que fazer nesse casos!
Para quem tem o costume de fazer compras internacionais em aplicativos, saber quando a mercadoria é taxada é essencial para receber os produtos. Entenda!
Como saber se fui taxado? Essa dúvida é bem comum.
Você gosta de realizar compras internacionais pela internet? A venda de produtos online através dos e-commerces tem crescido bastante nos últimos anos.
Por isso, essa dúvida tem sido muito frequente entre os brasileiros.
Afinal, essas compras são importadas e os produtos internacionais geralmente vêm de países como China e Tailândia.
Se por um lado a importação de produtos internacionais ficou mais fácil com o avanço das tecnologias, é importante ficar atento quanto às taxações para que o barato não acabe saindo caro demais.
Como saber se fui taxado?
Comprar em sites internacionais como AliExpress, Shopee e Shein tem se tornado uma febre entre os brasileiros.
Um dos principais motivos é o fator preço – bem mais atrativo que em lojas nacionais – mesmo que online.
Entretanto, como dito acima, a atenção redobrada é essencial para que o barato não saia caso. Isso porque os produtos podem ser taxados e cair na Alfândega.
Caso você tenha feito uma compra online e queira descobrir se foi taxado, saiba que o procedimento é bem fácil. Basta acessar o site dos Correios.
Afinal, caso a compra que foi realizada tenha sido taxada, o cliente recebe uma atualização informando o custo e que é preciso efetuar o pagamento da taxa. Geralmente este aviso fica de maneira virtual.
Ao acessar o site dos Correios, procure pelo link com o título “Aguardando Pagamento” ou “Fiscalização Aduaneira Finalizada”.
Após localizar o link e continuar o prosseguido, clique para conseguir verificar. A cada rastreamento os Correios lançam uma informação.
E isso facilita a sua espera pelo processo de compra do produto internacional.
É importante dizer que somente olhar as informações de rastreamento não adianta. Quem deseja saber sobre a taxa de importação deve ir até acessar a aba “Minhas importações” para checar.
Fui taxado: e agora, o que fazer?
Se você conseguiu descobrir e viu que foi taxado, deve efetuar o pagamento da taxa de importação pelo link informado no site de rastreamento.
O processo é bem simples: faça login com seus dados, insira o código de rastreamento e, em seguida, clique no ícone indicado com “DIS” para que consiga gerar o boleto com o valor devido.
E tem mais: no ícone de pagamento é possível escolher entre pagar via boleto bancário ou por meio de cartão de crédito.
Lembrando que há um prazo e é importante ficar atento a ele. O cliente deve pagar a taxa de importação em até 30 dias corridos após a liberação da encomenda pela Receita Federal, sob pena de multa.
Escrito por Equipe Mobills Redator Web
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