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Como atualizar o Cadastro Único pela internet? É possível? Descubra!

Saiba como fazer a atualização do Cadastro Único e não perca os benefícios sociais!

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 13 de Novembro de 2025 5 min de leitura

Saber como atualizar o Cadastro Único (CadÚnico) é essencial! Afinal, ele é a porta de entrada para ter acesso a benefícios sociais e conseguir isenção de taxas em concursos públicos.

Isso porque o Cadastro Único é a plataforma oficial do Governo, que dispõe de todas as informações dos beneficiários dos programas sociais, como o Bolsa Família, por exemplo.

Por isso, veja a seguir como atualizar o CadÚnico e mais informações importantes. Boa leitura!

VEJA TAMBÉM: Meu CadÚnico: como consultar o aplicativo de maneira simples?

Como atualizar o Cadastro Único?

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) informou que cerca de 6,4 milhões de famílias precisam revisar dados no Cadastro Único até fevereiro de 2026.

No entanto, a atualização será escalonada. Portanto, não é necessário procurar um posto de atendimento antes de receber o aviso do MDS.

Em geral, as informações do Cadastro Único devem ser atualizadas a 2 dois anos para que haja a garantia de continuidade do benefício fornecido pelo Governo.

Por isso, assim que notificada, a pessoa (chefe familiar) deve comparecer pessoalmente a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a gestão municipal do Cadastro Único em sua cidade.

Para famílias compostas por apenas uma pessoa, a atualização será feita por visita domiciliar,no próprio município, para atualizar os dados do núcleo familiar.

Estas pessoas podem ser ou não beneficiárias do Bolsa Família, afinal, o Cadastro Único diz respeito a todos os programas sociais oferecidos pelo Governo Federal.

Tem como atualizar o Cadastro Único pela internet?

Atualmente, não é mais possível atualizar o Cadastro Único totalmente pela internet. Isso porque a atualização exige, obrigatoriamente, um atendimento presencial.

No entanto, você pode utilizar o site do Cadastro Único ou aplicativo para verificar se precisa atualizar os dados. Dessa maneira, é possível escolher entre:

  • Consulta simples (sem login): permite ver o Número de Identificação Social (NIS), situação cadastral, data da última atualização e prazo para a próxima;
  • Consulta completa (com login da sua conta Gov.br): mostra todos os detalhes do Cadastro.

Pela internet, você pode apenas atualizar o Cadastro Único por confirmação. Isto é, quando não houver mudança de dados, como endereço de residência ou escolaridade.

Contudo, para incluir, alterar ou remover informações, é preciso ir presencialmente ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou a um posto de atendimento credenciado.

    Documentos para atualizar Cadastro Único

    Além dos pontos que citamos aqui, é importante atentar-se aos documentos necessários para atualizar o seu Cadastro Único. Veja quais são eles de acordo com com o seu contexto:

    Para o responsável familiar (RF):

    Para os demais membros da família:

    • Qualquer documento de cada uma das pessoas, como Certidão de Nascimento ou casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor).

    Representante Legal (RL):

    • CPF e Termo de guarda, tutela e curatela de quem será cadastrado.

    Além disso, para continuar recebendo o Bolsa Família ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo, a família precisa estar inscrita no Cadastro Único e cumprir os requisitos do programa.

    Por que atualizar os dados do Cadastro Único?

    O Cadastro Único é fundamental para que famílias tenham acesso a programas sociais, como o Bolsa família (antigo Auxílio Brasil), Auxílios Gás e Benefício de Prestação Continuada (BPC).

    Por isso, a revisão e atualização dos dados é necessária para evitar a suspensão ou cancelamento de benefícios como esses. Afinal, caso isso não aconteça, cancelarão os pagamentos.

    Assim, é possível assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam de acordo com a realidade das famílias.

    Portanto, as famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada 2 anos, ou sempre que houver alguma alteração, como, mudança de endereço, de renda mensal e número de familiares.

    Caso não aconteça nenhuma mudança, é possível atualizar o Cadastro Único pela internet. Do contrário, deve comparecer obrigatoriamente ao CRAS ou a um posto de atendimento.

    VEJA TAMBÉM: O que é o calendário do Cadastro Único? Entenda tudo sobre ele!

    Como conferir a situação do cadastro

    É possível saber se os cadastrados estão em fase de Averiguação ou Revisão Cadastral e o que devem fazer para regularizar os registros, através do app e site do Cadastro Único.

    Por meio dele, as famílias beneficiárias do Bolsa Família também recebem mensagem nos extrato de pagamento do benefício, e os beneficiários da TSEE recebem comunicados na conta de energia.

    Assim, você saberá como ver a situação do seu cadastro no sistema, e conseguir acesso à todas as demais situações futuras.

    VEJA TAMBÉM: Como saber se estou inscrito no Cadastro Único e onde consultar

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    Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

    Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

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