Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

INSS volta a exigir autorização judicial para empréstimo a indivíduo considerado incapaz

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 01 de Setembro de 2025 2 min de leitura

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltou a exigir a autorização judicial para concessão de empréstimo consignado em nome do beneficiário considerado incapaz civilmente.

Isso significa que, quando um representante legal administra o benefício, ele só pode contratar um novo empréstimo quando houver permissão de uma decisão judicial.

Dessa forma, os bancos e instituições financeiras não podem aceitar novos contratos com apenas a assinatura do representante legal – deve conter a autorização judicial.

O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, assinou a Instrução Normativa (IN) 190/2025, que regulamenta a decisão. Ela também determina que empréstimos já contratados não serão anulados.

Empréstimo consignado do INSS para beneficiário incapaz

A mudança no INSS cumpre decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Regiçao (TRF3), a partir de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra a instituição.

De acordo com o desembargador federal Carlos Delgado, a eliminação da exigência de autorização judicial para contratação de empréstimos consignados por representantes de pessoas incapazes, tutelados ou curatelados era ilegal e ultrapassava o poder regulamentar do INSS.

Portanto, o INSS foi obrigado a comunicar a decisão às instituições financeiras com as quais tem parceria para realizar o desconto em folha do empréstimo consignado para indivíduo incapaz.

Assim, a nova norma anula os trechos de flexibilização de contrato de empréstimos consignados por representantes legais em nome de pessoas incapazes, previstos na IN 138/2022.

Com isso, além da exigência de autorização judicial para novas contratações, as instituições que concedem os empréstimos devem preencher o termo de autorização para aceso a dados.

O formulário segue o padrão do INSS. O titular ou seu responsável legal deve assinar para autorizar a consulta aos dados de elegibilidade e a margem consignável para pagar o empréstimo.


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

Últimas Notícias

.
Banco Central anuncia que 50 milhões de pessoas ainda têm dinheiro esquecido em bancos Dia 8 de dezembro é feriado? Descubra se você tem folga! INSS suspende novos créditos consignados pelo Agibank por graves irregularidades Governo reduz projeção do salário mínimo de 2026 para R$ 1.627 Contran aprova resolução para CNH sem aulas obrigatórias em autoescola