Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Fim dos juros rotativos do cartão de crédito? Descubra!

Artigo escrito por Davi Cavalcante em 22 de Agosto de 2023

Os juros do cartão de crédito é um assunto bastante discutido com o objetivo de trazer melhorias para os clientes, principalmente os juros rotativos de quando você não consegue pagar a fatura completa. 

Os juros rotativos são considerados por muitos a categoria mais agressiva da modalidade de juros, com uma taxa média de 437,3% ao ano. 

Dessa forma, se faz necessário abrir discussões entre todas as entidades responsáveis que agreguem ao tema para buscar soluções para evitar o endividamento do consumidor.

Por fim, existe a possibilidade do fim da modalidade ou de um novo conceito, mas para isso temos que aguardar uma proposta sólida que deve sair nos próximos meses.

O que são os juros rotativos do cartão de crédito?

Os juros rotativos é o valor adicionado a sua fatura após não realizar o pagamento integral da mesma dentro do prazo estipulado. 

No ano de 2017 as discussões acerca do tema começaram a ganhar notoriedade, logo, foram feitas algumas mudanças na forma como ele é cobrado.

Atualmente, os clientes podem ficar até 30 dias no juros rotativo, após a data limite a instituição deve transformar o valor em em um crédito parcelado

É o fim do rotativo?

Ainda é cedo para chegar em conclusões, mas o fim dos juros rotativos não deixa de ser uma opção de solução, e, segundo o presidente do Banco Central, esse é o rumo que as discussões têm levado.

O presidente acredita que a melhor opção para aqueles que não conseguiram realizar o pagamento da fatura integral é que sejam redirecionados automaticamente para o crédito parcelado.

Saiba mais sobre o parcelamento de compras

O mundo do parcelamento é guiado por duas principais categorias, o parcelamento com juro e sem juros. 

Ao escolher a modalidade com juros, é possível perceber a taxa no valor final da compra no seu cartão de crédito. 

Já na modalidade sem juros, o cliente vai pagando de acordo com a quantidade de parcelas desejada, como uma taxa de desconto desses juros. 

Dessa forma, mesmo na modalidade sem juros os juros são incluídos de forma embutida no produto, por esse motivo algumas empresas oferecem descontos para pagamentos à vista. 

Leia mais: Juros Simples: Conceito, fórmula, ferramentas e como calcular


Escrito por Davi Cavalcante Redator

Redator, graduando em Design Digital pela Universidade Federal do Ceará e completamente apaixonado por tecnologia, comunicação, cultura pop e finanças.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Últimas Notícias


.