Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Como organizar as finanças em 2026: Guia prático para evitar dívidas!

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 05 de Janeiro de 2026 4 min de leitura

O início de um novo ano é sempre um convite para novos hábitos! Se você quer organizar as finanças em 2026 e dar adeus às dívidas, saiba que não há nenhum segredo.

A peça-chave para isso é apenas um bom planejamento. Ter um controle do seu orçamento é fundamental para manter as contas em dia e evitar gastos desnecessários.

Afinal, janeiro é sempre mais apertado. Tem matrículas de escola, IPVA, IPTU, compra de materiais escolares… e se você não se planejar agora, pode estar no vermelho no final do mês.

Portanto, veja dicas essenciais para começar o ano no azul e fugir de dívidas!

Melhores dicas para organizar as finanças em 2026

Organizar as finanças em 2026 para evitar dívidas e passar o ano no azul é mais fácil do que parece. Com boas dicas, você pode ter sua vida financeira mais organizada:

  1. Identifique todos seus gastos mensais;
  2. Define suas metas para 2026;
  3. Monte um orçamento mensal;
  4. Corte gastos desnecessários;
  5. Crie uma reserva de emergência.

A seguir, entenda melhor cada passo!

1. Identifique todos seus gastos mensais

Muita gente tem medo de olhar o extrato do banco, mas esse é o primeiro passo. Você precisa saber exatamente quanto ganha (salário líquido e renda extra, se tiver) e quanto gasta.

Pegue um papel ou o celular e anote tudo, inclusive os pequenos gastos! Por exemplo, o lanche por aplicativo ou serviço de assinatura que, quando somados, resultam em muito dinheiro.

Esse primeiro passo é fundamental para os demais. Para isso, você pode buscar aplicativos de controle financeiro, planilhas eletrônicas ou até mesmo um simples bloquinho de papel.

2. Define suas metas para 2026

Quer saber quanto você pode gastar em 2026 para organizar suas finanças? Comece definindo suas metas. Por exemplo, pagar uma dívida antiga, pintar a sala ou comprar um carro.

Criar objetivos permite que você direcione seus esforços de maneira mais assertiva e tenha mais disciplina. Ou seja, dá mais motivação para cumprir o planejamento.

Isso porque, sem saber onde quer chegar, é mais fácil fugir do planejado e gastar dinheiro a toa. Mas, lembre-se de definir metas alcançáveis para não se frustrar.

3. Monte um orçamento mensal

Depois de identificar seus ganhos e gastos mensais no total e definir suas metas, é hora de montar seu orçamento mensal. Isto é, definir quanto você pode gastar por mês sem criar dívidas.

É fundamental criar um orçamento que esteja de acordo com os seus objetivos. Assim, deve ajustar seu dinheiro de maneira que consiga atingir suas metas, pagar contas e poupar uma parte.

Com um orçamento organizado e bem feito, é muito mais fácil ter controle da sua vida financeira. Para isso, pode definir quanto vai gastar em cada categoria, como alimentação e lazer.

4. Corte gastos desnecessários

Cortar gastos desnecessários é uma boa ideia para aumentar sua renda mensal. Afinal, vários pagamentos pequenos viram, no final, uma grande dívida.

Por isso, se seu objetivo é economizar dinheiro para alcançar seus objetivos, é preciso buscar alternativas. Por exemplo, fazer marmitas em casa e ter uma listas de compras antes de sair.

Sendo assim, antes de gastar seu dinheiro, verifique se aquilo é realmente necessário e se cabe dentro do seu orçamento. É fundamental evitar compras por impulso que te atrapalhem.

5. Crie uma reserva de emergência

A reserva de emergência é o que impede você de entrar em dívidas novas quando o carro quebra, alguém fica doente ou sua casa precisa de uma reforma urgente, por exemplo.

De acordo com especialistas, o ideal é retirar 10% do seu salário assim que o dinheiro cair na conta. No entanto, se seu orçamento estiver apertado, pode começar com menos.

Mais importante do que o valor é ter o hábito de não gastar tudo o que ganha e poupar uma parte. Com o tempo e as finanças melhorando, é possível aumentar a porcentagem guardada.


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo SEO, publicitária pela UNOESTE com MBA em Neurociência, Consumo e Marketing na PUC-RS. Apaixonada em escrever, busco ensinar o universo das finanças através da escrita.

  • Analista de Conteúdo SEO
  • Bacharel em comunicação social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela UNOESTE
  • MBA em Neurociência, Consumo e Marketing na PUC-RS

Últimas Notícias

.
Pagamentos do PIS/Pasep iniciam em fevereiro com novas regras Bolsa Família pode ter valor médio superior a R$ 700 em 2026 Qual é o próximo feriado nacional? Calendário de janeiro de 2026 do Bolsa Família: veja as datas! Calendário do INSS em 2026: veja as datas de pagamentos de janeiro!