A festa junina é uma das celebrações mais queridas do Brasil, marcada por danças, roupas coloridas, comidas deliciosas e muito forró ao vivo.
Entre fogueiras e bandeirinhas, o clima de alegria contagia todas as regiões, principalmente o Nordeste, que sedia os maiores e mais tradicionais arraiais do país.
Se você está planejando viajar em junho ou julho, vale a pena incluir em seu roteiro de São João cidades que vivem intensamente essa cultura, oferecendo turismo cultural de qualidade e uma experiência inesquecível.
Neste artigo, você vai conhecer os 10 melhores destinos para festa junina e São João, além de dicas práticas para aproveitar ao máximo a viagem.
Confira!
Veja também: Como ganhar dinheiro com comidas de São João [12 ideias + dicas]
É impossível falar de destinos para festa junina sem começar por Campina Grande, que abriga o famoso “Maior São João do Mundo”.
A festa dura o mês inteiro de junho e atrai milhões de pessoas todos os anos. O Parque do Povo é o centro da animação, com quadrilhas, comidas típicas juninas, shows de grandes artistas e uma decoração junina que impressiona.
Concorrente direta de Campina Grande, Caruaru também disputa o título de maior São João do Brasil.
A cidade respira cultura nordestina com uma programação intensa de forró, apresentações culturais e barraquinhas de comidas regionais como pamonha, canjica e milho cozido.
O São João em São Luís do Maranhão é único! A cidade une o arraiá animado das festas juninas com o folclore do Bumba Meu Boi, tornando o clima ainda mais festivo e colorido. Uma excelente opção de festa junina nordeste com riqueza cultural.
Em Mossoró, o São João é celebrado com muita emoção. Um dos grandes diferenciais é o espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”, que narra a resistência da cidade ao bando de Lampião.
Além disso, há shows e quadrilhas em um dos melhores arraiás do Brasil nas programações do Mossoró Cidade Junina 2025.
A capital sergipana é palco do Forró Caju, uma das melhores festas juninas do Brasil.
Com muito forró pé de serra, trios de sanfona e festividades por toda a cidade, Aracaju é ideal para quem quer curtir um São João mais urbano, mas sem perder o charme nordestino.
Em Salvador, capital do Carnaval, a festa junina toma conta de diversos bairros. Os shows acontecem nos principais pontos turísticos e o clima de são joão tradicional é misturado com a energia única da Bahia.
Petrolina oferece uma experiência junina com vista privilegiada do Rio São Francisco. A festa mistura tradição e modernidade, com grandes artistas do forró e infraestrutura de qualidade no Pátio Ana das Carrancas para quem viaja em família.
Fora do Nordeste, Monte Azul se destaca como uma das melhores cidades para festa junina em Minas Gerais. A cidade realiza uma grande festa com destaque para a dança quadrilha, decoração e gastronomia típica mineira e celebrações religiosas na Festa de São João Batista.
A capital federal também oferece diversas opções de arraiá animado, como o Maior São João do Cerrado que tradicionalmente acontecia na Ceilândia, lugar onde possui uma grande população nordestina
É ideal para quem quer curtir a festa com conforto, música ao vivo e muita comida típica junina, mesmo fora do eixo nordestino.
Em São Paulo, os destinos culturais do Brasil se concentram em bairros e centros culturais que organizam festas típicas do Brasil durante junho e julho.
Com atrações para toda a família, os arraiás paulistanos também são uma boa pedida e podem trazer muito da identidade de São João dependendo de onde você vai, já que SP é a maior cidade com nordestinos, fora da região Nordeste.
Leia também: Conheça 5 dicas para decoração de festa junina
Há algumas dicas que podem te ajudar a aproveitar ainda mais sua viagem nessa época:
Viajar para ver um São João tradicional é mais do que uma festa: é viver um pedaço da identidade brasileira. É uma oportunidade de mergulhar nas celebrações regionais, conhecer o povo local, valorizar o turismo cultural e sair do óbvio.
Se você ama cultura, música, gastronomia e alegria, não pode deixar de incluir ao menos um desses destinos para festa junina e são joão na sua próxima viagem em junho.
Continue lendo: Como fazer Festa Junina barata: 8 dicas para arrasar