Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Como ganhar dinheiro com comidas de São João [12 ideias + dicas]

Confira as melhores ideias de comidas típicas para vender no São João e dicas para garantir sua renda extra. Veja!

Artigo escrito por Lívia Portela em 23 de Junho de 2023

As festas juninas são um período de diversão e de oportunidades. Por isso, muitas pessoas querem saber como ganhar dinheiro com comidas de São João.

Escolher bem o que vender pode fazer a diferença na hora de contabilizar os lucros, e a decisão depende tanto do seu público quanto das suas habilidades.

Então, confira agora o artigo que preparamos com ideias de produtos e dicas de como ganhar dinheiro com comidas de São João. Boa leitura!

VEJA TAMBÉM: Estou desempregado: O que fazer para ganhar dinheiro? Veja boas ideias!

12 ideias de comidas para vender no São João

Para quem quer fazer sucesso com as vendas no São João, o ideal é aproveitar ingredientes que são abundantes nessa época, principalmente os feitos de milho.

Também é importante levar em consideração o público alvo, as preferências e suas habilidades. Isso porque, dependendo da sua região, pode haver maior demanda por um tipo de produto do que por outros.

Além disso, quanto maior for a sua habilidade e experiência na cozinha, mais elaboradas podem ser as suas receitas e capacidade de produção. Então veja a seguir ideias para colocar em prática!

1. Canjica (ou Mugunzá)

Conhecida no Nordeste como Mugunzá, a iguaria é um doce feito com milho verde ou amarelo, leite de coco ou de vaca, açúcar e especiarias, como cravo e canela.

canjica ou mugunzá -comidas de são joão - mobills
Canjica/Mugunzá

O doce pode ser vendido em travessas ou pequenos potinhos, com porções ideais para servir em festas ou vender individualmente.

2. Pamonha

Outro quitute tradicional do São João é a pamonha, em suas versões doce ou salgada.

imagem de pamonha - comidas de são joão - mobills
Pamonha

A iguaria é feita com milho ralado, e pode levar coco, queijo ralado e açúcar. Depois de preparada, a massa é envolvida na palha do milho e cozida em água fervente.

3. Milho verde

O milho é um dos ingredientes mais versáteis do São João, e utilizado processado em grande parte dos pratos tradicionais do período.

imagem de milho - comidas de são joão - mobills

No entanto, ele também pode ser usado em sua forma natural, bastando apenas ser cozido ou assado. De toda forma o milho verde faz sucesso nas festas e pode ser uma opção para vender.

4. Pé de moleque

O pé de moleque é um doce tradicional, feito com amendoim, açúcar e leite condensado.

imagem de pé de moleque - comidas de são joão - mobills

O doce pode ser vendido em porções individuais, embalados um a um, ou em um volume maior, se encomendado com antecedência para festas e eventos.

5. Bolo de fubá

O bolo de fubá é uma opção deliciosa para lanches e café da tarde. No período de festas juninas esta receita ganha destaque e é lembrada por muitas pessoas como uma memória afetiva.

imagem de bolo de fubá - comidas de são joão - mobills

Então, que tal aproveitar a alta no consumo para vender este sabor de bolo? Sem dúvidas essa opção será uma das mais pedidas do mês.

6. Cuscuz nordestino

O cuscuz é um dos pratos mais conhecidos do Nordeste tanto por sua versatilidade, quanto pelo seu baixo custo.

imagem de cuscuz - comidas de são joão - mobills

No entanto, apesar de ser um ingrediente barato, ele não precisa ser sem graça. Há diferentes versões e receitas do prato disponíveis na internet, e com o acompanhamento certo, ele pode ser um sucesso de vendas!

7. Arroz doce

O arroz doce é uma das sobremesas mais cativantes da culinária brasileira. Preparado com leite, açúcar e especiarias, o prato é um sucesso em feirinhas de comidas típicas e em arraiás.

imagem de arroz dece - comidas de são joão - mobills

Assim, ele também pode ser uma boa opção de produto para vender e ganhar dinheiro no São João.

8. Tapioca

A tapioca está presente na mesa de quase todos os brasileiros, por ser uma uma opção prática de lanche e uma alternativa ao pão.

imagem de tapioca - comidas de são joão - mobills

O segredo para fazer sucesso vendendo tapiocas é inovar. Uma boa dica é criar diferentes versões do prato, com diferentes tipos de recheios.

Algumas opções são coco, carne do sol, castanha do Brasil, queijo coalho e ovo. Além disso, é possível desenvolver uma versão fit do lanche e conquistar um público ainda maior.

9. Cocada

A cocada é um dos doces mais queridos dos brasileiros e não apenas em festas juninas. Feita com leite, açúcar e especiarias, a cocada é uma outra opção para vender no São João.

imagem de cocada - comidas de são joão - mobills

Uma boa dica é vende-las em porções individuais, embaladas um a um ou incluí-las em kits festa temáticos.

10. Broa de milho

A broa de milho é um quitute prático e com gosto de infância. Assim, o período junino pode ser ideal para despertar as memórias de “casa de vó” e aumentar as vendas.

imagem de broa de milho - comidas de são joão - mobills

Ou seja, com o marketing correto, você pode despertar o desejo de seus clientes e fazer sucesso nas vendas do mês de junho.

11. Curau (ou Canjica)

O cural, conhecido no Nordeste como canjica, é outro doce feito com milho ralado, açúcar, especiarias e pode levar queijo e coco ralado.

imagem de canjica e curau - comidas de são joão - mobills

No entanto, diferente da pamonha, que é cozida na casca do milho, o cural é cozido lentamente em uma panela comum. Assim a sua textura única e sabor o diferencia dos demais doces do período.

O doce pode ser vendido em potinhos, com etiquetas personalizadas, sendo ideal para servir em festas.

12. Pipoca

A pipoca é um dos aperitivos mais comuns no Brasil. É possível comprá-las em praças, na frente de escolas e, é claro, no cinema. Mas o que pode fazer da pipoca um item especial para o São João?

imagem de pipoca - comidas de são joão - mobills

Além de ser um derivado do milho, pode ter o seu lugar garantido em festas e eventos, se preparadas com criatividade.

Isso porque, além da pipoca tradicional, é possível vender diversos outros sabores, como pipocas doce, com leite em pó, caramelizadas, com chocolate e muitas outras.

Outro diferencial podem ser as embalagens. Se embaladas em porções individuais e com etiquetas personalizadas, elas pode ser vendidas em kits de festas para arraiás, aniversários e outros eventos.

Dicas para vender comidas típicas no São João

Para começar um negócio ou aproveitar a estação para aumentar as vendas, há diversas técnicas e estratégias que podem ajudar a impulsionar a demanda e os lucros. Confira algumas dicas a seguir.

Pesquise o preço dos ingredientes

Uma forma simples de aumentar o lucro em um produto é comprar os seus ingredientes a um preço mais baixo. E uma boa forma de conseguir isso é pesquisando em diferentes fornecedores e comparar os preços.

Engana-se quem pensa que a diferença de preços não é relevante. Há produtos que podem variar em até 80% de um supermercado para o outro, então esta pesquisa, sem dúvidas, é uma forma de economizar dinheiro.

Uma boa dica para quem gostou da ideia, mas não tem como ir a diversos supermercados é pesquisar os preços dos diferentes estabelecimentos em aplicativos de compras como iFood e Rappi.

Compre por atacado ou em porções maiores

Outra forma de reduzir os custos dos itens da sua lista é comprá-los por atacado ou em porções maiores.

Por exemplo, em vez de comprar potes de manteiga de 500 gramas, é possível comprar galões de 2,5 litros a um preço mais competitivo.

Compras por atacado também costumam sair mais baratas, pois o cliente recebe desconto ao levar um determinado número de itens de um mesmo produto.

Dessa forma, é possível diminuir os gastos e aumentar os lucros.

VEJA TAMBÉM: Aplicativo de lista de compras: conheça as melhores opções!

Cadastre-se para vender em eventos

O mês de junho é marcado por festas e eventos em várias cidades do país. E, em muitos desses eventos, há espaço para que vendedores ofereçam seus produtos.

Algumas vezes, a participação nesses locais é paga, mas em muitas outras, basta solicitar uma autorização e cumprir as regras do do ambiente.

Se o evento for em local público ou promovido por estados ou municípios, suas chances de conseguir um ponto de vendas gratuito é ainda maior.

Assim, o ideal é ficar atento a editais e a canais de divulgação de shows e eventos para não perder a chance de expor seus produtos em locais com alto potencial de vendas.

Venda em plataformas de delivery

Se você não possui uma loja física ou não tem como levar os seus produtos a locais com grande fluxo de pessoas, uma boa alternativa é vendê-los por meio de plataformas de delivery.

Aliás, até para quem tem um ponto físico, essa estratégia é eficiente, pois ela ajuda a aumentar a base de compradores.

Assim, o comerciante não depende mais apenas dos clientes que eventualmente passariam em frente a sua loja, mas passa a alcançar a todos aquelas pessoas que estiverem em seu raio de entregas.

Divulgue nas redes sociais

Para quem tem ou está começando um negócio, as redes socias representam uma vitrine e uma plataforma de relacionamento com os clientes.

Além disso, é possível posicionar sua marca e ser “achado” por pessoas que procuram exatamente o seu produto. Dessa forma, investir nas redes sociais se torna um ponto-chave para o sucesso de um negócio.

Uma boa dica, então, é caprichar nas fotos e criar conteúdo para os stories, a fim de divulgar o seu trabalho.

E para quem deseja aprender um pouco mais sobre o uso de redes sociais em um negócio, recomendamos a leitura do artigo “Dicas de Marketing Digital: passo a passo para aumentar suas vendas“.

Quando é o dia de São João?

As festas juninas, tradicionalmente, se referem às comemorações das datas dos dias de quatro santos católicos no mês de junho. São eles:

  • Santo Antônio: 13/06;
  • São João: 24/06; e
  • São Pedro e São Paulo: 29/06.

Dos quatro, sem dúvidas, o patrono mais famoso das festas é São João. Vale lembrar que a data comemorada em junho se refere a São João Batista, profeta e primo de Jesus e não ao apóstolo João.

A festa também celebra a época das colheitas e a abundância de milho e de outros produtos, que são ingredientes das comidas típicas.

Então, para saber quantos dias faltam para a data oficial das festas, uma boa dica é utilizar a calculadora de quantos dias faltam da Mobills.

CONTINUE LENDO


Escrito por Lívia Portela Redatora Web

Lívia é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e, atualmente, estuda Marketing Digital na Universidade Estácio de Sá. Descobriu no Marketing uma paixão pela comunicação, onde exerce seu trabalho produzindo conteúdo sobre finanças pessoais, produtos e serviços financeiros utilizando as técnicas de SEO.

  • Estrategista de Marketing em formação;
  • Advogada.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.