Você já deve ter se perguntado, o que é a festa junina e de onde surgiu a tradição, certo? Podemos falar que ela é uma festa típica brasileira celebrada durante os meses de junho e julho.
Conhecida por muitos como “Festa de São João” em homenagem a São João Batista, ela é repleta de tradições, comidas típicas, danças folclóricas e muita alegria.
Então, confira detalhes sobre uma das festas mais importantes do calendário brasileiro e os seus principais costumes. vamos lá?
Leia também: Quais são os feriados e datas comemorativas de junho? Conheça todos!
A Festa Junina tem como inspiração os festivais europeus do solstício de verão que celebravam o dia mais longo do ano e as colheitas.
Com a expansão do Cristianismo na Europa, diversas tradições pagãs ganharam novo significado, e as colheitas passaram a ser festejadas de acordo com os santos mais importantes do período.
Quando os colonizadores portugueses chegaram ao Brasil, eles trouxeram consigo suas tradições culturais, incluindo a festa de São João.
Ao decorrer das décadas, esses costumes europeus se fundiram com as influências indígenas e africanas locais, gerando a festa junina única que conhecemos hoje.
Leia também: Conheça quais são os feriados e datas comemorativas de julho
Como você já deve imaginar, as festas juninas possuem costumes próprios e diferentes das demais comemorações ao longo do ano. Veja alguns dos principais costumes!
Popularmente em festa junina, a quadrilha, conhecida como uma dança folclórica tradicional que recria um casamento caipira, cheio de personagens engraçados e coreografias animadas.
Os participantes se vestem com trajes típicos, como vestidos coloridos para as mulheres e camisas xadrezes e chapéus de palha para os homens.
Sendo uma atividade divertida e interativa, na qual todos podem participar, não importa a idade.
As barraquinhas são uma parte essencial de qualquer festa junina. Elas são pequenas barracas decoradas que oferecem comidas de festa junina regionais, jogos e brincadeiras, como em uma feirinha.
É comum encontrar delícias como:
Como também, as barraquinhas oferecem jogos tradicionais, como pescaria, correio elegante e argola.
As fogueiras são uma tradição importante durante as festividades juninas. Elas simbolizam o solstício de inverno e representam a renovação das energias para o novo ciclo que se inicia.
As pessoas se reúnem ao redor da fogueira, cantam músicas, dançam e se divertem em família e amigos.
Logo, os fogos de artifício são uma atração comum nas festas, iluminando o céu com cores vibrantes e criando um ambiente festivo.
O Dia de São João, 24 de junho, não é um feriado nacional. No entanto, a data pode ser um feriado local nas cidades em que o santo é padroeiro.
No estado de Alagoas, a data é um feriado estadual. Em cidades como Caruaru (PE), Campina Grande (PB), Niterói (RJ) e Barueri (SP) também é feriado.
Além disso, no Brasil, ao menos 5 capitais têm o dia 24 de junho como feriado oficial. São elas:
Veja também: Como ganhar dinheiro com comidas de São João [12 ideias + dicas]
INSS pode descontar até 30% de aposentados e pensionistas com devolução duplicada
Bolsa Família anuncia novas regras com foco em saúde e educação
Nova tarifa social oferece isenção da conta de luz para famílias elegíveis
Como viajantes brasileiros devem agir em zona de guerra?
Caixa lança campanha para renegociar dívidas com até 90% de desconto